Tuesday, October 30, 2012

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu no passado sábado, 27, em New Bedford, o irmão Sr. Amadeu Teixeira Rodrigues, natural da Brava e residente nos EUA há mais de 30 anos. O extinto fez serviço militar na Praia, depois transferido para São Vicente como escriturário da Capitania dos Portos. Ele foi activo enquanto membro da Igreja do Nazareno de Mindelo, tendo sido, por anos a fio, elemento do orfeão Mensageiros da Luz. Na emigração, o irmão Teixeira esteve também sempre na linha da frente.
O seu funeral é no próximo dia 1 de novembro, quinta-feira.
A toda família, nossas sentidas condolências. 

Igreja do Nazareno de Fajã - Sao Nicolau


Monday, October 29, 2012

Pedido de Oraçao

O dia de hoje, 29, está a ser muito complicado para toda a costa leste dos EUA, area onde vivem milhares de conterraneos nossos. O furacao Sandy está se aproximando, provocando  já milhares  de desalojados e evcuaçoes. Prevê-se que este capricho da natureza fique por la ate amanhã ao meio dia. Devido à gravidade da situaçao, ja foi declarado estado de emergencia naquela zona.
Oremos, pedindo a protecçao do Todo Poderoso.

Achada Santo Antonio 20 anos

Ontem, 28, os nazarenos de Achada Santo Antonio ocuparam o patio para comemorar o 20º aniversario da inauguraçao do templo local. O Rev. Barros, D. Belmirinha e Sr. Baler, membros de Achada de ha longa data, foram entrevistados a proposito da odisseia da construçao  do templo de Achada. O sonho, que se tornou realidade em 1992, marcou Achada do antes e do depois. Santinho, jovem recem-convertido que tanto trabalhou nessa construçao, tinha o sonho de casar-se nesse templo. Infelizmente, a morte lhe bateu à porta, tendo partido para a eternidade em estado solteiro e sem ver o templo, a nao ser no papel. 
Ontem, esta e outras historias foram relembradas. Uma rica sopa foi servida como ultimo ponto destas bodas de porcelana.
Deus abençoe a Igreja do Nazareno de Achada Santo Antonio. 

Saturday, October 27, 2012

Casal Fontes comemora bodas de Ferro

O casal Fontes (Presbitero Jose Fontes e D. Josefa) estão a comemorar hoje, 27, o seu quinto ano de vida em comum. Os Fontes radicam na Holanda há varios anos, mas o coraçao, como bons caboverdianos que sao, ficou preso nestas ilhas. Que vosso casamento continue firme e seguro, sempre debaixo da graça do Altissimo.
Deus abençoe o casal Fontes.

ATENÇÃO - I REUNIAO

Foi posto a circular um spot, convidando todos os quadros cristãos para a primeira reuniao da Associaçao dos cristaos de Cabo Verde, a realizar este sabado, 27, na Expoarte, às 11h00 am. Os organizadores pretendem que esta reuniao sirva para partilha de ideias e informaçoes.
Pela importancia da mesma, espera-se uma participaçao massiva.

Tuesday, October 23, 2012

Cansaço


CansaçoUm povo cansado! Cansado de esperar mês após mês, ano após ano, a normalização de coisas básicas prometidas e devidas há muito, mas que vão sendo proteladas sem haver luz ao fim do túnel. Isto porque a luz anunciada acaba sempre em apagões intermináveis, dia após dia, pseudo-justificados por aqueles que têm o comando: desculpas esfarrapadas para encobrir a inépcia de quem não consegue atalhar os problemas, entrando neles de cabeça e resolvendo-os de vez.  Por: Maria Odette Pinheiro

Na verdade, ora são avarias - será que os geradores da Electra têm mais azar que todos os outros, ou as avarias terão a ver com insuficiente formação dos técnicos, más práticas de manutenção, sobrecargas, má programação, etc. etc., tudo factores que com vontade empresarial e vontade política poderiam ser resolvidos? - ora é a “desculpa indesculpável” de problemas de tesouraria, autêntica afronta e falta de respeito para com os utentes cumpridores que pagam as suas contas e com quem a Electra tem um contrato: afronta que mereceria uma acção colectiva contra a Electra, tivéssemos a certeza de que os tribunais decidiriam atempadamente e sem risco de o processo ir engrossar o arquivo das prescrições.

À IGREJA DO NAZARENO DE ALMADA E SEUS PASTORES

Neste dia em que celebram 32 aniversários de ministério abençoado e abençoador, nos juntamos à congregação em espírito e oração, rogando ao Senhor e dono da Igreja que derrame Seu Espírito sobre vós, para continuarem com Sua  graça,força e poder a pregar o Evangelho salvador e a expandir o Seu Reino em Almada e mais além. 
Dos irmãos em Cristo, Jorge e Manuela Barros
PS:este email foi facultado pela Igreja do Nazareno de Almada

Monday, October 22, 2012

Semana diferente em Espargos

Está a decorrer desde ontem, 21, e vai ate o proximo domingo, 28, uma semana evangelistica um pouco diferente do habitual. O evangelista é o Pastor Carlos Graça e a inovação é que todos os cultos acontecem fora do templo local. Cada noite, uma zona é contemplada com distribuição de folhetos e culto. Esta tirada é um aperitivo para a mega campanha nacional de evangelismo, que começa no proximo dia 1, para a qual, como nao podia deixar de ser, Espargos se compromete a cobrir  a ilha com o evangelho.
Deus abençoe a Igreja do Nazareno de Espargos.                                                 

Igreja do Nazareno de Almada em festa

A Igreja do Nazareno de Almada, Portugal, pastoreada pelo Rev. Adalberto Leite, comemorou no passado sábado  20, o seu 32º aniversario. Um convite para estas bodas de pinho foi enviado, requerendo presença aos de perto e oração aos de longe. Quer nas lutas quer nas provas, a igreja sempre caminhando.
Deus abençoe a Igreja do Nazareno de Almada.

Sunday, October 21, 2012

Semana evangelistica em Tarrafal de Santiago

Decorre de hoje, 21, ate ao próximo domingo, 28, uma semana evangelistica na Igreja do Nazareno de Tarrafal, com o Rev. Lino Magno. Esta semana servirá como anticamara para a campanha nacional de evangelismo que começa a 1 de novembro.
Deus abençoe a Igreja do Nazareno de Tarrafal.

Reacção do Rev. Fernando Sá Nogueira sobre "IGREJA, ADORAÇÃO E REVERÊNCIA"

Esta é a reacção do Rev. Fernando Sá Nogueira a propósito do artigo  "IGREJA, ADORAÇÃO E REVERÊNCIAescrito pela Dra. Maria Odette Pinheiro. "Li e gostei. Dra. Maria Odete falou e disse. Precisamos reavaliar a adoração nos nossos  cultos. Muitas vezes se dá mais tempo para a musica , deixando alguns minutos para a Palavra, sem contar nos erros teológicos e do português. Alguém, com autoridade, precisava tocar no assunto. Um abraço a todos e à nossa irmã Odete."
Pr. Fernando de Sá Nogueira – Belo Horizonte Minas Gerais - Brasil

Saturday, October 20, 2012

Rev. Aderito Ferreira em Africa do Sul

O Pastor da Igreja do Nazareno da Praia, Rev. Aderito Silves Ferreira, encontra-se em Joanesburgo, Africa do Sul, em serviço. Esta tarde, 20, o Rev. Ferreira esteve a visitar o Epistolaonline para se actualizar.
Deus abençoe o Rev. Aderito Ferreira.

Rev. Socorro Fontes deixa Lubango

O nosso colega, Rev. Socorro Antonio Fontes, com a missão cumprida e muito bem cumprida prepara-se para deixar,  Lubango, na proxima segunda feira, em direcção à cidade do planalto central, Huambo. Hoje, 20, foi dia de exames para 33 estudantes de Lubamgo. Depois da semana intensiva de aulas em Huambo, o Pastor Fontes tirará um tempinho para continuar a conhecer os irmãos de sangue que ele tem em Angola. Até esta, ja se encontrou com 12 , faltando apenas encontrar com mais 2 para poder dizer que, ate que enfim ja conseguiu abraçar todos os seus irmãos. Instado a emitir as suas primeiras impressões de Angola, Rev. Fontes responde: "Diferente, imenso, muitas possibilidades e muitas necessidades". 
O regresso é no proximo dia 1, dia do começo da campanha nacional de evangelismo.
Deus abençoe o Rev. Socorro Fontes.

Friday, October 19, 2012

Casamento de Cleo e Elias

É amanhã, 20, em Nova Aliança, Brockton, que os nossos queridos irmãos Cleonice e Elias vão dizer SIM no altar, ate que a morte os separe. Todos os holofotes de familiares e amigos estão direccionados para 38 Mystic street, rua essa que vai estar amanhã vestida de luzes e atapetada cor de neve para receber Cleo e Elias. Aos recém-casados a partir de amanhã, damos as boas vindas ao clube daqueles que Deus ajunta e ninguém os separa.
Parabéns, Cleo e Elias.

Thursday, October 18, 2012

Funeral na Igreja do Mindelo

Foi a enterrar esta tarde, 18, a sra. Aldevina, mãe da pastora Solange Ramos. O funeral, que foi dirigido pelo Rev. Renato Monteiro, aconteceu às 16h horas, apartir da Igreja do Nazareno de Mindelo. 
Deixamos aqui o celular 9182402 da Pastora Solange, para o qual podem chamar para apresentação de condolências.

Nota de Falecimento

É com pesar que informamos a todos, que partiu para eternidade ontem, 17, a mãe da nossa colega, Reverenda Solange Ramos. 
A Pastora Solange viajou ontem à noite para Mindelo e assistirá ao funeral da mãe que acontece esta tarde em Sao Vicente.
Nesta hora difícil, oremos pela família enlutada.

Wednesday, October 17, 2012

Reacção do Rev. Daniel Leite ao artigo da Dra. Maria Odette Pinheiro

Esta é a reacção do Rev. Daniel Leite ao artigo "IGREJA, ADORAÇÃO E REVERÊNCIA" escrito pela Dra Maria Odette Pinheiro e publicado neste espaço: "Excelente artigo que precisa ser lido por todos, em toda a parte. Parabéns!
Rev. Daniel Leite"

Tuesday, October 16, 2012

Casal Sá Nogueira nos EUA

O casal Sá Nogueira (Rev. Armando Sá Nogueira e D. Ruth) voou hoje, 16, para os EUA, para assistir ao casamento do filho Elias, que acontece no próximo dia 20 em Nova Aliança. Os Sá Nogueira ficarão uns poucos dias por lá, não mais que três semanas.
Deus abençoe o casal Sá Nogueira.

Monday, October 15, 2012

Camarões X Cabo Verde no campo espiritual

Depois de Cabo Verde, no conjunto dos dois jogos com os Camarões, ter saído vencedor e, consequentemente, se ter apurado para o próximo campeonato africano de futebol 2013, em África do Sul, muito se está a dizer sobre outras jogadas, estas de bastidores. Como desculpa para o desaire por 2-0 no passado dia 8 de setembro, em Cabo Verde, alguns onlines camaroneses escreveram que os seus jogadores foram intoxicados na Praia, por isso perderam. Para o segundo e decisivo jogo, que os leões indomáveis viriam a perder dentro da sua própria casa, como é do domínio publico, muito fizeram, mas de nada serviram. Ficou-se a saber que feiticeiros, (conhecidos localmente por marabu) com muita fama e créditos firmados, foram contratados, a peso de ouro, para trabalhar no campo espiritual a favor dos Camarões. Se trabalharam, fizeram-no muito mal, ja que o resultado saiu-lhes pelo torto. A feitiçaria contratada, (foto do feiticeiro-mor) o que não é surpresa nesta nossa África,  ficou a saber hoje, 14, que Cabo Verde tem a protecção divina. 
Cabo Verde ganhou limpo, dentro e fora do campo, mas teve também uma outra grande vitoria num outro importante campo - o espiritual. 
Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.
PS: Para mais informações, clique AQUI para ler todos os detalhes, em francês, do feitiço que virou contra o feiticeiro.

Sunday, October 14, 2012

Ester Lopes em Portugal

Encontra-se em Portugal, desde o passado dia 3, a nossa querida irmã Ester Lopes, membro da Igreja de Achada Santo Antonio, para tratamento medico. Depois de dois internamentos ca em Cabo Verde, a Junta Medica entendeu como melhor solução evacuá-la para Portugal onde há melhores condições para prosseguir o tratamento. 
Oramos para que o tratamento seja rápido e possa a nossa irmã regressar o quanto antes.
Deus abençoe e guarda a Ester.

Dia do Seminario

O Seminário Nazareno voltou a abrir as  portas para mais um ano lectivo. O culto de abertura aconteceu hoje de manhã, 14, na Igreja do Nazareno de Mindelo, seguido do tradicional almoço com todos os estudantes, professores e corpo directivo.
Deus abençoe o nosso Seminário.

Um culto com 3.000 em Moçambique

Hoje foi um dia histórico em Maputo, Moçambique. A Igreja do Nazareno, que está com grande pujança neste país, teve um culto memorável hoje, 14, com a presença do Superintendente Geral, Dr. Stan Toler, e a ordenação de mais 19 presbíteros. O Dr. Filimão, que é natural de Maputo, também esteve presente e pôde testemunhar o grande momento da vida da Igreja em Moçambique.
Deus abençoe o povo de Moçambique.

Tuesday, October 9, 2012

Casamento de Paula e Tony



Os nossos queridos irmãos, Paula e Tony, vão casar-se no próximo dia 13, na Igreja do Nazareno Embaixadores, EUA. Depois do sim, o nobel casal ficará uns dias em lua de mel nos States, mas depois voará para Cabo Verde onde fixará a residência. 
Parabéns ao casal De Pina.

IGREJA, ADORAÇÃO E REVERÊNCIA


Em tudo que diz respeito à Igreja precisamos ir à Palavra de Deus para estabelecermos uma teologia e hábitos correctos a fim de evitarmos desvios que não honram nem agradam a Deus e que podem prejudicar a eficácia da Igreja como luz e voz profética no mundo. E um dos temas que precisam ser revisitados é o da Adoração Corporativa e da Reverência devida nos lugares do culto a Deus.
À guisa de introdução, precisamos perguntar: Se Deus está em todo o lugar e se O podemos adorar sem limitações de tempo e espaço (João 4:21,23), por que nos reunimos num lugar específico para O adorar? A resposta é fundamental para estabelecermos conceitos correctos quanto à adoração corporativa e à reverência devida nos lugares de culto.
PORQUÊ REUNIR-NOS COMO IGREJA
Reunimo-nos por diversas razões. Tradicionalmente, onde tem havido liberdade para os cristãos se reunirem, elegeu-se desde muito cedo construir ou adaptar lugares que são consagrados para a adoração e que, embora erradamente, passaram a ser conhecidos sob a designação de “igreja”, já que na verdade igreja é: 1)  Conceito congregacional: O conjunto dos cristãos de um determinado lugar: “dize-o à igreja”; (Mat.18:17); “à igreja que está em sua [ou tua] casa” (Rom. 16:5; Filemon. 1:2; “quando vos ajuntais na igreja” (I Cor. 11:18); “escrito à igreja…” (III João 9-10); “de maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus…” (I Tes. 1:4;) “sete igrejas que estão na Ásia” (Apo. 1:4). 2). Continue lendo

-- Por Maria Odette Pinheiro
    Agosto de 2012

Igreja do Nazareno de Povoação Velha


Pastor Paulo Pires, leigo, natural de Pedra Badejo, casado, é o novo pastor da Igreja do Nazareno de Povoação Velha, Boavista. Esta é sua primeira igreja, seu primeiro ano de ministério e sua primeira experiencia como pastor. Apesar da sua juventude, Pastor Paulo é bastante equilibrado e confiável. Como ele, há vários outros que, por não se mostrarem não são tão conhecidos, mas que podem servir perfeitamente la onde se mostrar necessário. Há um leque deles que muito têm a dar à Obra.
Deus abençoe o Pastor Paulo Pires.

Rev. Socorro Fontes em Angola


O actual pastor da Igreja do Nazareno de Mindelo e professor de Manual e outras disciplinas no Seminário Nazareno de Cabo Verde, Rev. Socorro Antonio Fontes, encontra-se em Angola onde vai ministrar algumas disciplinas aos alunos angolanos. Ele aproveitará a sua estada na terra dos palancas negras para abraçar o seu pai, a quem não tinha visto há vários anos.
Deus abençoe o Rev. Fontes.

Rev. Ulisses Amado ministra “Casados para Sempre”


O Rev. Ulisses Amado, coordenador distrital do ministério de família, encontra-se na ilha do Sal, desde o passado dia 5, para ministrar o curso “Casados para Sempre” para os casais da ilha. Depois dos casais de Mindelo, no passado mês de setembro, terem tido a oportunidade de tomar o mesmo curso com casal Sá Nogueira (Rev. Armando Sá Nogueira e D. Ruth) agora é a vez da ilha do Sal com o Rev. Amado. Muito proximamente será na ilha de Santiago.
Deus abençoe e guarde os nossos casais.

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.