Wednesday, June 27, 2007

ILUSTRAÇÃO

TRES PRINCÍPIOS DE SABEDORIA

Ouvi a tempos uma fábula sobre um certo caçador que apanhara uma ave. Esta disse-lhe: “Caçador, se você me prender numa gaiola, contarei a todo o mundo os seus segredos. Ficará triste quando ouvir falar de segredos que você desejava guardar. Mas se me soltar, dir-lhe-ei três coisas que o farão sábio e lhe darão êxito”.
Impressionado com a sagacidade do pássaro, o caçador decidiu soltá-lo.
“Primeiro”, disse a ave, “não acredite em tudo que ouvir, antes informe-se bem. Segundo, não tente fazer o que está fora de tua capacidade, para não fracassar e não zombarem de ti. Terceiro, quando se enganar ou cometer erros, esqueça-os e não se aflija; amanhã será um novo dia”.
Então o caçador largou a ave. Esta, depois de pousar numa árvore, falou de novo: “Você errou ao me soltar. Tenho dentro de mim um diamante precioso que o faria muito rico”.
O caçador, aborrecido, procurou subir na árvore e, num esforço desesperado de apanhar a ave, caiu e partiu uma perna.
“Você não procedeu bem” acrescentou a ave; “acabo de lhe apresentar três princípios de sabedoria e não tardou a ignorá-los por completo. Disse-lhe que não acreditasse sem antes ter comprovação e você creu que eu tinha um diamante precioso.
Tentou subir a esta árvore para me agarrar, o que era impossível. Também o adverti que não exasperasse com aquilo que não se pode mudar, e você procurou de novo tirar-me a liberdade

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.