Monday, September 1, 2008

A V Assembleia Distrital da Igreja do Nazareno do Brasil

13 a 18 de Julho de 1965
Uma larga faixa atravessando a Avenida Francisco Glicério, mesmo no centro de Campinas, a Princesa do oeste, anuncia a instalação da V Assembleia Distrital da Igreja do Nazareno do Brasil.
Esta assembleia oferece a oportunidade de conhecermos todos os missionários, pastores, seminaristas e oficiais dos vários departamentos da igreja.
Ao consultarmos o programa das actividades da Assembleia, verificamos que fomos indicados para falar aos seminaristas e pastores, numa reunião a eles dedicada, e a apresentar a mensagem de encerramento da Assembleia.
Sucedem-se as bênçãos! Mensagens inspiradoras chegam aos nossos corações como refrigerantes para sedentos caminhantes.
Quadros bem impressivos fixam-se em nossas mentes. Vibramos de emoção quando o grupo de pastores e seminaristas, de pé, junto ao altar numa voz altissonante, manifesta a sua determinação de servir ao senhor: “Eis-me aqui, senhor, manda-me a mim...”
Fizemos um apelo aos muitos jovens presentes na congregação. Vários responderam. Há vidas, vidas preciosas postas sobre o altar. Entre os muitos jovens, há duas bem conhecidas; e algo que nos prende a elas. Sentimos que devemos acompanha-las neste acto de consagração. Virgínia e Elizabeth Mosteller, vibrando de emoção, com lágrimas a cobrir-lhe o rosto, numa voz cortada de soluços, oram ao senhor. Não são lágrimas de arrependimento pelo pecado... Simplesmente manifestam o desejo de seguir a carreira dos pais – carreira, certamente, não isenta de lutas e sacrifícios. A entrega é incondicional: estão prontas a servir a Deus, no Brasil... em Cabo Verde... quem sabe?
Enquanto o grupo ora, Kathleen tira acordes suaves do órgão. A sua consagração há muito foi feita!
Dia 18, 21,30 h. Da grande congregação, almas contritas saem em direcção ao altar. Vejo um pai, tomando o braço do filho, encaminhar-se para o altar. Ajoelhados, um ao lado do outro, murmuram uma prece. Um jovem casal acompanha os pais na sua entrega. Reúnem as vozes num só volume e levam a Deus todas as mágoas e pesares. Há um clamor nos ares. São vozes de almas contritas em busca de salvação.
Encerrou-se a V Assembleia da Igreja do nazareno do Brasil. Vimos o evangelho mais uma vez triunfando. Glória a Deus.
- António Nobre Leite

“In Epistola, Vol 9, Nº 9, Setembro/1965

No comments: