Friday, October 17, 2008

Quando chega a crítica

O modo como lidar com as críticas é mais importante do que a própria crítica.
Li um livro de Stanley Jones que me lembrou para não orar somente pelos meus críticos, mas, sempre que possível, orar com eles. O milagre da oração muda as duas pessoas. Tornamo-nos vitoriosos, ao invés de vítimas, quando aprendemos a agir construtivamente e a não reagir de modo negativo.
Também descobri que, quando passo um tempo orando as passagens que falam de perdão na oração do Pai Nosso, Deus constrói um banco de graça em mim Assim, posso perdoar as pessoas antes mesmo que elas me ofendam. Quando não me preparo, e a minha “conta bancária” está baixa, as coisas me afectam. Caminham dentro do meu espírito, corroendo-o. Tentam me destruir. A Mente de Cristo é medicina preventiva que podemos usar para nos preparar.
No ministério, precisamos escolher e cultivar as atitudes correctas. Deus chama líderes para um plano mais elevado. Queremos ensinar uma boa resposta e a não reagir na mesma moeda. Caso contrário, quando as críticas surgirem, seremos parte de uma reacção prejudicial em cadeia, como os engavetamentos envolvendo muitos carros, em que dezenas de veículos colidem uns com os outros feito dominó.
Segundo o apóstolo Pedro, Cristo nos deixou o exemplo para tempos de sofrimento injusto: “Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga rectamente” (I Pedro 2:23). Quando você abençoar aos que o perseguem, abençoar e não amaldiçoar (Rom. 12:14), aprenderá a vencer o mal com o bem.
O modo de lidar com as criticas é muito mais importante do que a própria critica. Hoje, aproveite todas as oportunidades para fazer algo positivo pela pessoa que o agride ou critica o ministério no qual você serve.

“Extracto do livro Liderança com Propósito, paginas 161 e 162, II edição, Fev2008, autores: Dale Galloway e Warren Bird"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.