Wednesday, July 16, 2008


DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS

"Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com o Deus Eterno" (1 Sm 2:12). Os filhos de Eli tiveram que ser duramente disciplinados pelo Senhor, porque o comportamento deles era totalmente distorcido diante do Senhor. O exemplo do pai, um sacerdote, não fora suficiente para fazê-los tementes a Deus. Mesmo tendo sido criados dentro de um protótipo de igreja (que era a sinagoga ou o tabernáculo), e mesmo tendo pais santos, não tiveram comportamento santo: cobravam suborno pelos serviços sacerdotais...! Como isso pôde acontecer? Há premissas que precisamos desenvolver – pois, na esfera humana, não há efeito sem causa: "o que o homem plantar, isso também segará" (Gl 6:7). Os nossos filhos não têm, pelo fato de serem criados na igreja, a hereditariedade religiosa. Muito menos imunidade eclesiástica. Não nascem sabendo e nem são impunes pelos seus pecados. Reconhecemos as bênçãos que a Igreja trás para crianças criados dentro dela, mas isso não nos garante que serão obedientes. Caim mata seu irmão Abel. Jacó usurpa o direito de seu irmão Esaú. Os filhos de Eli têm aquele comportamento. E indo pela Bíblia adiante, encontramos que essa corrosão da família começa, às vezes, dentro de um lar onde o nome de Deus é pronunciado, onde o comportamento dos pais é, em média, bom e justo – são pessoas que têm compromisso com Deus. Entretanto, a muitos pais falta entendimento sobre disciplina dos filhos conforme a Bíblia ensina. Segundo as Sagradas Escrituras, toda criança nasce pecadora. Nunca ensinamos nossos filhos a mentir, mas no primeiro confronto que eles sofrem dentro de casa eles mentem. Não podemos fechar os olhos, portanto, à natureza que se revela no seu comportamento. Os entendidos dizem que a personalidade de nossos filhos é formada até os nove anos.

PENSAMENTO
"Não perca tempo: Comece desde já a colocá-los no eixo."

ORAÇÃO
"Senhor, ensina-me a ser um educador, um modelo, um exemplo, um pai para meus filhos. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
1 Coríntios 4 – 1 Reis 17 – Amós 1



Pr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.