A tomada de decisão é uma das responsabilidades mais crítica e complexa no processo de gestão. A menos que passos adequados sejam seguidos, ganhos positivos poderão ser trazidos para a organização. O objetivo deste artigo é analisar a literatura existente sobre o processo de tomada de decisão, e reforçar os lideres Cabo Verdeanos na conjugação de esforços para uma tomada de decisão mais ética, equitativa e eficiente.
A Tomada de Decisão
De acordo com Lupton (1991), tradicionalmente, as organizações têm geralmente funcionado de uma forma hierárquica. Na hierarquia, o estilo de gestão é normalmente de “cima para baixo”, e os gestores são considerados mais competentes e mais responsáveis do que os outros funcionários. Por isso, eles são normalmente compensados com maior salário e regalias.
Contrariando o Lupton, Koplowitz (2008) explica que, o processo da tomada de decisão, deve ser relativamente "flat" ou "não-hierárquico" . Isso significa que os lideres devem procurar fazer decisões de "baixo para cima". No entanto, Koplowitz explica que em certos momentos, e sob certas condições, os lideres podem unilateralmente tomar decisões, por exemplo, quando fazem a distribuição de tarefas aos subordinados e em algumas situações de emergência. LEIA +
Eusébio Varela
Mestrando em Liderança e Gestão Educativa
Queensland University of Technology
Austrália
No comments:
Post a Comment