Tuesday, April 22, 2008

Mais uma Piroga

Foi encontrada numa praia deserta em São Nicolau uma Piroga que, à semelhança das outras, deve ter vindo com clandestinos da costa ocidental de África. Desta vez, ninguém foi visto. O barco improvisado foi encontrado vazio, anteontem, domingo, 20/04, na praia perto de Belém, município de Ribeira Brava. A polícia marítima esteve no local a tomar nota da ocorrência. Esta piroga, segundo a polícia, mede 13m de comprimento e 3,5 de largura. Foram encontradas algumas vasilhas vazias e outras 5 cheias de combustível. O motor Yamaha funcional encontrado não deixa dúvidas: Havia pessoas a bordo que poderão estar em São Nicolau ou então aconteceu algum transbordo. A polícia pediu à população que, se for visto algum movimento suspeito de pessoas, seja acionado o 132 de imediato.
Pelos vistos, clandestinos terão entrado no País a bordo de mais esta Piroga.
Sobre o que acontece nos nossos mares, nada ou quase nada se sabe. No princípio de Abril, o navio de passageiro “Barlavento” encalhou nas costas da ilha do Fogo. Tinha 10 passageiros a bordo como poderia ter 100 ou 200. Não se ouviu falar em inquérito para apurar responsabilidades. Como é que um barco de passageiro resolve ir de encontro à rocha e ninguém fala na causa do acidente. Houve alguma avaria nos equipamentos de navegação? Terá sido falha humana? O que realmente aconteceu? São seguras as viagens de barco que milhares de caboverdianos fazem nos nossos mares?
E com esta Piroga? Alguma investigação será levada a cabo para se apurar a verdade dos factos?
A resposta a estas interrogações tranqüilizaria o povo ilhéu.
Do mar, sempre veio boas novas para as ilhas. Os nossos poetas e compositores têm no mar uma grande fonte de inspiração. O mar é tão importante para o País que se criou o Ministério do Mar, mas o que temos visto é um Mar cheio de mistérios.
“Mar di canal bo é carambolento, bu carambolam, bu respinga na mi”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.