Thursday, November 1, 2007

O homem e a igreja amanhã

A igreja de Jesus Cristo terá continuidade. Venceu o “Ontem”, vai vencendo o “Hoje” e “Amanhã” estará segura batalhando para cumprir o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”.
O homem sempre foi o elemento de primeira utilidade na comunicação entre Deus e a raça humana. Primeiro, Ele o criou à Sua imagem e semelhança e, por intermédio de Noé, o utilizaria como porta-voz para chamar o povo que se havia afastado dEle. Na sua jornada através do deserto, liderado por Moisés, o povo de Israel outra coisa não mostrou senão o que acontece com o homem que sai da Babilónia do pecado para entrar na Cana da salvação. Toda a Bíblia mostra uma e a mesma coisa – Deus se comunicando com o homem, utilizando o próprio homem.
S. João, no capítulo sete do livro de Apocalipse, ao falar da igreja de Cristo utiliza as seguintes palavras: “estes são os que vieram da grande tribulação…” Sem duvida que um dos últimos grandes acontecimentos que antecederão a vinda do Senhor Jesus é a grande tribulação que assolará a igreja e na qual “o amor de muitos se esfriará”. Se agora estamos vivendo dias áridos e frios, tempos virão em que a aridez se transformará em sequidão crónica e o frio se transformará em autentico vendaval de gelo. A igreja será escravizada, os crentes serão tragados pelos homens seus companheiros e a Palavra de Deus, muito mais valiosa do que o ouro, será queimada e destruída de sobre a face da terra. No meio de tudo isto Jesus se apresenta desafiando: “tende bom animo, eu venci o mundo” e para prometer que “estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”.
Ainda que eu e tu venhamos a cair fulminados ao sairmos de cada logo à tarde, a igreja de Cristo continuará viva. Ainda que não haja ninguém para ocupar o púlpito da Boa Nova, a igreja de Jesus estará viva e cantando com a voz de mil anjos:

“Tenho em Jesus vitoria
Eterna vitoria
Buscou-me, comprou-me,
Na cruz por mim morreu
Que paz e alegria,
A noite fez-se dia;
Vitoria Jesus me deu
Plo sangue que verteu”.

Como no principio, Deus ainda estará utilizando o homem para comunicar a sua vontade à humanidade. A igreja de amanhã não será composta de anjos, extra-terrestres, seres mitológicos ou mesmo os robôs, mas de homens igualzinhos a nós, com a mesma capacidade para pensar, crer, amar, agir, louvar e honrar. Homem, tu és a igreja de amanhã porque Deus continua confiando em ti e, Jesus prometeu que “sobre esta pedra edificarei a minha igreja…”

Rev Daniel Monteiro
“In Epistola, Novembro/1986”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.