Vestida de branco imaculado, duas longas filas de homens e mulheres estavam no quintal empoeirado, debaixo do ardente sol de primavera em Bangladesh, esperando para fazer história.
Ao compasso das primeiras notas musicais, os 193 candidatos à ordenação, incluindo 30 mulheres, desfilaram ao longo de uma tapete vermelho. Um grande salão foi o palco escolhido para esta grande celebração, por ocasião da 17ª assembleia distrital de Bangladesh.
Esta ordenação marca duas etapas, não só para o distrito, mas também para o centenário da Igreja Internacional do Nazareno. Esta é a primeira vez, em 100 anos da igreja do nazareno, que se ordenaram mais pessoas. Outro facto histórico é o numero de mulheres ordenadas – um total de 30.
Com uma electricidade igual ao que temos em Cabo Verde, parecido com pisca-pisca, a celebração que teve 4 horas de duração contou com uma assistência de mais 2000 pessoas.
Para presidir a cerimonia, estiveram dois superintendentes gerais, Dr. Jesse C. Middendorf e Dr. Eugenio R. Duarte, coadjuvados por dois superintendentes gerais eméritos, Dra. Nina G. Gunter e Dr. James H. Diehl. O superintendente distrital Sukamal Biswas disse que a igreja não é a mesma apartir daquela cerimonia.
Em 1996, existiam apenas 10 igrejas organizadas neste País. Em 2002, o numero foi multiplicado por 10 perfazendo um total de 100. Esse número aumentou para mais de 1.220 no final de 2009
A ordenação de tantas mulheres têm um significado especial para a Igreja em Bangladesh: a denominação é a primeira no país a ordenar mulheres. A etapa irá encorajar mais mulheres a se envolver no ministério - isto numa sociedade onde as mulheres não são tradicionalmente permitida a altos patamares: disse Biswas.
Para alem da ordenação, o distrito emitiu 695 licenças, por um ano, a leigos que pretendem atender uma chamada para pregar.
"Nunca tinha experimentado nada parecido", disse Middendorf. "A contribuição do Dr. Eugénio Duarte, juntamente com o Dr. James eméritos Diehl Nina e Dr. Gunter, foi indispensável para a realização deste serviço de ordenação que vai ficar na história como sendo o maior jamais levado a cabo”.
De recordar que, devido ao grande crescimento, o único distrito até então existente em Bangladesh, foi dividido em três.
Para ver fotos desta cerimónia, clique aqui: http://www.eurasiaregion.org/index.php/where-worlds-meet/193-bangladesh-district-ordains-193-including-30-women
PS: Para mais detalhes, queira ler esta nota em inglês, no seguinte link: http://www.ncnnews.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?sid=10000008&id=10009106
No comments:
Post a Comment