Sugestoes

Nao deixe de ler: Por cada 100 casamento, ha 70 divorcios &&&&& Epistolaonline deseja a todos Feliz Natal &&&&& Nao temas, estou contigo &&&&&

Thursday, November 27, 2014

Erupção vulcânica: “Estamos numa situação de catástrofe e as coisas poderão piorar nos próximos momentos” - PM

São Filipe, 27 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro afirmou hoje que a erupção vulcânica na ilha do Fogo já atingiu o grau de catástrofe e que vai reunir-se esta sexta-feira com a representante das Nações Unidas e todo o corpo diplomático e agências de cooperação.
Segundo José Maria Neves, pretende-se com este encontro internacional discutir novos apoios para a população da ilha do Fogo, estando já decidido que as câmaras municipais vão abrir contas bancárias para recolha de ajudas no país e provenientes da diáspora.
O chefe do Governo fez essas considerações em declarações à imprensa à saída do encontro que manteve esta quinta-feira com os edis do Fogo e que envolveu também o Gabinete de Crise criado pelo Governo, tendo sublinhado que o trabalho desenvolvido pelas câmaras municipais  desde o primeiro momento.
“Vamos elaborar um plano de médio e longo prazo, porque praticamente vai haver uma destruição de Chã das Caldeiras”, indicou o primeiro-ministro, para quem a equipa técnica que vai chegar ainda hoje à ilha do Fogo vai medir a intensidade do ar e inteirar-se da influência dos gases para se saber as medidas a serem tomadas em relação aos gases que estão a ser emitidos.
Por isso alerta para a necessidade de se monitorar cientificamente o vulcão para se estabelecer diariamente os cenários, já que “na quarta-feira durante o dia houve uma diminuição de actividade sísmica e da emissão de lavas e à noite verificou-se um recrudescimento da situação".
José Maria neves ressalvou que vão continuar no terreno a mobilizar apoios e garantir a continuidade da ajuda que está a chegar à ilha do Fogo,num trabalho de parceria com a Protecção Civil, a Cruz Vermelha e outras agências, para que as pessoas sejam protegidas e não haja quaisquer danos humanos.
“A evacuação foi muito bem sucedida. Até este momento não há nenhum dano. Há gentes da Protecção Civil, da Polícia Nacional, agentes das Forças Armadas a trabalhar dia e noite para proteger as pessoas e não haver qualquer tipo de problema”, afiança.
O chefe do Governo lançou um repto a todos que queiram ajudar a ilha do Fogo, abalado pela catástrofe provocada pela erupção vulcânica iniciada no domingo, 23, para se articularem e coordenarem com as câmaras municipais do Fogo.
Disse que de momento a prioridade passa por garantir alojamento e alimentação, e que todas as condições vão ser criadas para que as pessoas vivam em melhores condições nos três centros de acolhimento em Mosteiros, Achada Furna e Monte Grande, lembrando que “há muitas crianças”, razão por que entende ser urgente "reforçar a dieta alimentar" e garantir que continuem nas escolas e nos jardins.
José Maria Neves promete também criar condições para que estas crianças possam ter uma uma vida com mais dignidade, o que propõe também para os idosos e outras pessoas abrangidas pela tragédia.
“O trabalho vai continuar no terreno” , enfatizou o primeiro-ministro.
SR
Inforpress/Fim

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...