Friday, March 30, 2012

Igreja do Nazareno de Bela Vista homenageia o Rev. Gilberto Évora

A Igreja do Nazareno de Bela Vista, Praia, pastoreada pelo autor destas linhas, que está a preparar um programa de pascoa para comemorar, com pompa e circunstancia, o maior acontecimento cristão - ressurreição de Cristo, homenageia o Rev Gilberto Sabino Évora.  O programa é no domingo de manhã, às 10 horas, em Bela Vista. Para além de poemas dele e historia de sua vida que serão contadas, a cena principal - Pascoa tremendo triunfo sobre a morte -  foi tirada do seu livro Pétalas do Horto. Interessante, é que, a cena em si é uma homenagem aos pastores do passado que tanto fizeram por estas ilhas. É uma homenagem sim ao Rev. Évora, mas é também uma lição sobre a nossa rica história, história essa que chama os nossos homens e as nossas mulheres do passado pelos seus verdadeiros nomes - heróis e heroínas. 
Os ensaios estão a tomar muito tempo porque, vezes sem conta, os jovens interrompem para perguntar: quem era esse tal pastor António Gomes de Jesus, que antes de ser pastor, era barbeiro. E o Joao José Dias? Alvaro Barbosa Andrade, Luciano de Barros, José Correia, Humberto Pires Ferreira, Francisco Xavier Ferreira, Gregória Gomes de Jesus, Clarisse Ferro Évora? 
É claro que história não salva ninguém, mas não podemos esquecer que não existiria o presente se não houvesse um passado, passado de história que nos orgulha a todos. Quando eu morrer, desejo ser lembrado como os desta cena.  
Viva os nossos heróis.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.