Sunday, September 16, 2012

Homenagem à D. Ricardina Barros


Partiu para o Senhor mais um pilar da Igreja do Nazareno, D. Ricardina Barros, uma serva do Senhor que trabalhou com garra, alma, entrega, muito amor e sem condições. Galgou montes e andou por atalhos pregando a Palavra do Senhor, ladeando o seu amado companheiro de jornada, o Rev. Luciano de Barros, um dos valorosos pioneiros do Evangelho em Cabo Verde.
Para quem não sabe, iniciaram o pastorado nos idos anos de 1943, passando pelas ilhas do Maio, Brava, Fogo, Santiago, S. Nicolau, S. Antão e ilha do Sal, onde se aposentaram em 1980, altura em que foram viver para Portugal, pastoreando durante algum tempo a Igreja de Lisboa.
A família Nazarena ficou mais pobre e a família Barros está tentando, com a ajuda do Senhor, preencher a lacuna deixada no seu coração, uma vez que é extremamente difícil ocupar o espaço deixado por aquela que foi uma mãe, avó e bisavó presente, carinhosa, cuidadosa, de mãos abertas, e mesa farta para consolar o estômago daqueles que procuravam o aconchego do seu lar, e cujos olhos radiavam quando um membro da família chegava para a visitar.
Fez tudo quanto pôde e soube para educar os seus filhos e indicar-lhes o caminho do Pai, e deixou a escolha nas mãos de cada um. Mesmo no leito da enfermidade demonstrava serenidade, tranquilidade, preocupação com os outros e tinha sempre uma palavra de encorajamento para aqueles que nunca se esqueceram dela, porque infelizmente as instituições, por vezes, não têm memória. Contudo, o nosso Deus sabe quem somos, o que fazemos e onde está o nosso coração.
Hoje, é dia de festa, pois, ela está recebendo das mãos do Senhor a coroa que lhe estava reservada. Parabéns!!! Sabemos que é merecida. É certo que aqui, não mais lhe poderemos apertar com energia a mão leal, porém, resta-nos a certeza que ela soube entranhar-se em nós e de que não foi das que vaguearam ao acaso.
Nesta hora em que o nosso coração chora, queremos lembrar com orgulho e profundo apreço as palavras mais pronunciadas pelos seus lábios “Deus te abençoe”.  
Que Deus abençoe todos aqueles que estejam a trabalhar com amor e dedicação na Seara do Senhor, honrando o legado deixado por aqueles que trabalharam duro para que nós, os mais novos, pudéssemos encontrar o caminho mais aplanado e os pedregulhos da vida desviados, de modo a continuarmos o trabalho do Senhor.

Com amor, apreço e toda a gratidão da família Barros

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.