Wednesday, May 18, 2011

ENSINAR E APRENDER: O DIÁLOGO

Neste artigo vou discutir a questão sobre ensinar e aprender dentro de um ambiente específico: a sala de aula.
Uma forma sensata para que a questão ensinar/aprender possa fluir normalmente, é o diálogo. Uma conversação entre pessoas, em que cada uma permanece como sujeito para outra, uma conversação, por exemplo, em termos de Buber, entre um "Eu" e um "Tu". O contrário de um diálogo é um ato de manipulação ou injunção verbal, em que uma pessoa se impõe a uma outra, convertendo esta última num objeto de sua vontade, expressa em fala. Infelizmente, a maior parte do ensino não passa de manipulação ou prepotência. O aluno é compelido a submeter-se diretamente à vontade do professor ou a um acervo de conhecimentos inflexíveis de que o professor é o guardião. LEIA +

José João Neves Barbosa Vicente
Filósofo, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Editor da GRIOT – Revista de Filosofia.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.