Thursday, March 15, 2007

CARTA ABERTA A TODOS OS NOIVOS


Praia, 15 de Março de 2007


Estimada irmã e amiga Joice


Graça e paz de Deus estejam contigo e com todos os teus.

É um privilégio estar em contacto contigo, e poder contribuir, de alguma maneira, para o teu crescimento e progresso, como tu costumas fazer para comigo. É o mutualismo cristão e amigo em acção, e que me apraz registar.

Desta feita, esta missiva tem por objectivo conversar contigo a respeito de alguns conflitos conjugais que estás vivendo, e dizer-te que não deves empolar a situação, já que conflitos são normais a qualquer relacionamento, mormente a relacionamento conjugal, quando se sabe que são duas pessoas diferentes que estão convivendo, num processo contínuo de aprendizagem e conhecimento mútuo, que acompanha-nos a vida toda, aliás, como diz o ditado; morrendo, aprendendo. Seguem algumas dicas para te ajudar a enfrentar, com cabeça, esses conflitos e superá-los de forma redentora:

1º - Não caia na tentação de mudar o teu conjugue, esta tarefa só pertence a Deus, até porque, às vezes, é apenas o nosso pensamento, nossa maneira de ver, que parece que o conjugue precisa de transformação.
2º - Cuidado com a linguagem, já que a forma de falar, o que falar, quando falar, onde falar e porque falar, é de suma importância. O mau uso da língua pode ferir de morte e prejudicar profundamente qualquer relacionamento. Portanto, moderação e contenção verbal, nunca fez mal a ninguém, bem pelo contrário.
3º - Não seja precipitada em tirar conclusões, porque a precipitação é inimiga da perfeição, de forma que em nada abona a um relacionamento que se deseja saudável.
4º - Jamais faça chantagens sexuais ao teu conjugue, porque isto significaria a morte do artista, que é como quem diz, dar um golpe mortal ao teu matrimónio, porque significa empurrá-lo para outro leito que não o do casal.
5º - Procurem dialogar bastante, como pessoas inteligentes que são, não tem nada a perder. Mas dialogar não é discutir, é cada um falar e escutar também o outro, mas em silêncio.
6º - Caso não estiverem se entendendo, procurem ajuda extra em pessoas capazes e que vos possam ajudar. Vivemos num mundo interdependente, pelo não deveremos enjeitar qualquer recurso que nos poderá ser útil, especialmente porque o casamento requer todo o engenho para sua salvação.

Estas são apenas algumas dicas que, se levadas em conta poderão ajudar-vos tremendamente, a ponto de encontrarem o caminho da superação e muito crescimento, que é um trampolim rumo a maturidade. Eu acredito em vós, e estou certo que chegarão a bom porto, se Deus quiser. Só para vos lembrar, qualquer casamento que chegou longe, foi porque os conjugues trabalharam muito para lá chegar, já que isto não é como beber um copo de água, ou seja, tão fácil assim.

Em jeito de remate, gostaria de vos desafiar também à leitura de livros sobre família e relacionamento conjugal, uma ajuda adicional extremamente relevante. Eu creio que tudo está nas vossas mãos, porque verdadeiramente tudo depende de vós, ou seja do que fizerdes nesta batalha, que diga-se de passagem, por uma causa, magna, que o matrimónio.

Uma última ajuda, para quem diz crer em Deus, the least, but not the last, que é a ajuda de Deus, o Todo-Poderoso, o mais interessado nesta história toda, uma vez que Ele é projectista do casamento. Ele prometeu não negar bem algum, aos que andam na rectidão, bem como uma série de outras promessas maravilhosas e poderosas, de um Deus fiel, cumpridor de tudo quanto promete. Eu sei do que estou falando, porque já beneficiei, imensamente desta bênção. Basta confiar e, plenamente n’Ele.

Um abraço e até breve
Com todo o carinho e ao dispor

Ver. Ulisses Barbosa

Nota de Jose Heleno: se voce quiser deixar sua opiniao pode fazê-lo. Se quiser faze-lo pessoalmente esvreva para o seguinte email: eliseu67@bol.com.br

Se voce tiver algum artigo interessante sobre o assunto e voce gostaria de vê-lo publicado neste espaço on-line, por favor envie o arquivo (se tiver uma foto ficara interessante) por email: eliseu67@bol.com.br

Receba um forte abraço do Pastor Jose Heleno Pereira

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.