Monday, December 12, 2011

Quando Deus Parece Distante

Salmos  42:1-3
Será que você continuará a amar, confiar, obedecer e adorar a Deus, mesmo quando não sente a sua presença, nem há evidência visível da acção divina em sua vida?
Quando você é um cristão-novo, Deus lhe dá muitas emoções comprovativas e frequentemente responde às orações mais imaturas e egoístas. Tudo para que você saiba que ele existe, mas à medida que você cresce na fé ele irá emancipa-lo dessa dependência.
 Deus quer que você sinta a sua presença. Porém ele está mais interessado que você confie, e não tanto que o sinta.
Nos dias de hoje o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar a Deus é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. Eles buscam sensações e se elas ocorrem, concluem que foram bem sucedidos em adorar. Errado! Na realidade Deus em geral afasta as nossas sensações para não dependermos delas.
Philip Yancey observou sabiamente: "Todo relacionamento com Deus, por mais íntimo que seja, o pêndulo vai oscilar de um lado para o outro.”  É  ai que a adoração fica difícil.

Para amadurecer a amizade, Deus irá testa-lo com períodos de aparente separação.
Épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu.

Tem-se a impressão de que Deus esta a quilómetros de distancia. João da Cruz se referiu a esses dias de seca espiritual, duvida e distanciamento de Deus como "a noite escura da alma". Henri Nouwen chamou-os de "o ministério da ausência", A. W. Tozer chamou-os de"o ministério da noite".
As situações que mais põe a prova a sua fé são aquelas em que a vida desanda e Deus não pode ser achado. Isso aconteceu com Jó.

Diga a Deus exactamente como você se sente
derrame seu coração perante ele e seus sentimentos 
 Jó fez isso quando disse: " Por isso não posso ficar calado. Estou aflito e tenho de falar. Preciso me queixar, pois o meu coração está cheio de amargura".
Deus pode lidar com suas incertezas, sua raiva, seu sentimento, sua confusão, e suas indagações.

Concentre-se em que Deus é – sua natureza imutável Independentemente das circunstancias e de como se sente, apenas apegue-se ao carácter imutável de Deus e ao seu poder soberano 
Lembre-se daquilo que é eternamente e verdadeiro a respeito de Deus: Ele é bom, ele te ama, está contigo, Sabe o que esta passando, ele se importa e tem um plano para minha vida. V. Raymond Edman disse: "nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz".
Lembre-se do que Deus já fez por você.
O maior feito e a maior dádiva foi a morte, ressurreição e salvação em Cristo Jesus.
Conclusão:
Deus deseja realizar a sua obra em nós.

Rev. Lino Magno – Pastor auxiliar da igreja do Nazareno em Elto Dos Pinheiros- Belo Horizonte

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.