Friday, March 1, 2013

Desabafo do Rev. Austolino Levy


O Rev. Austolino Levy, actual pastor da Igreja do Nazareno de Assomada, membro da Junta Consultiva e facilitador de sotavento, discorrendo sobre a nossa herança nazarena, levanta uma serie de questões muito sérias. Se é normal que os grupos evangélicos, chegados recentemente ao país, tenham doutrinas e tradições diferentes das nossas, já não é normal, nem aceitável, que pastores e alguns fiéis nossos estejam a acantonar a nossa herança, em detrimento dessas “novidades”. O Rev. Levy cita alguns exemplos: a cruz, a placa, o programa de natal e o culto de alvorada. Eu acrescentaria – ALTAR – e digo a razão: algumas das nossas congregações em Cabo Verde não têm altar, ou tiveram e mandaram retirar. Não surpreendamos se um dia desses, em vez de urna num funeral, aparecer um “tabaqueiro”. Não trago exemplos doutrinários por julgar que merecem outro tratamento. Mas que há distanciamento, há.
O que diz o Pastor Austolino, incluindo os meus acréscimos, são meras opiniões pessoais. Opinando ainda, diria: é importante que, tão breve quanto possível, seja marcado o compasso. Estamos a ter infiltrações doutrinárias que, se não forem expurgadas, comprometerão, mais cedo ou mais tarde, a nossa herança Armínio-Wesleyana. A luz vermelha está acesa.
PS: Para ler, na íntegra, o ponto de vista do Rev. Austolino Levy, clique AQUI

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.