Wednesday, March 27, 2013

Ilha do Fogo e São Filipe de luto: Morreu Papa di Sacorro


Faleceu esta tarde de quarta-feira, 27, na cidade de São Filipe, o mítico futebolista foguense Simão Mendes, vítima de doença prolongada. A ilha do Fogo e São Filipe estão de luto.

Ilha do Fogo e São Filipe de luto: Morreu Papa di Sacorro
Nascido a 16 de Março de 1950 na cidade de São Filipe, Papa sofria de diabetes, razão pela qual lhe foram amputadas as duas pernas atirando-o para cadeira de rodas.
O antigo jogador foi um dos grandes dinamizadores do futebol no Fogo. Simão Mendes, conhecido entre amigos por “Papá de Sacorro”, foi um temido ponta-de-lança das décadas 70 e 80, representou, durante vários anos, as cores do Botafogo, clube de sua eleição, passando no final da carreira como jogador, a exercer as funções de treinador. Como técnico, Papá, também orientou as formações da Juventude e Vulcânicos, Valência e Atlântico.
Como jogador, Papá foi onze vezes campeão regional pelo Botafogo, uma vez campeão nacional e por três vezes foi vice-campeão nacional. Foi oito vezes melhor marcador do regional, conquistou por seis vezes consecutivos o torneio de São Filipe. Ao todo na sua carreira, marcou cerca de 350 golos.
Vestiu por diversas vezes a camisola da selecção do Fogo e durante o período em que praticou futebol foi sempre o melhor marcador, facto que o notabilizou como exímio ponta de lança e uma das figuras míticas do futebol a nível da ilha do Vulcão.
Foi funcionário da EMPA, deputado municipal e vereador da câmara municipal de São Filipe, presidente da comissão de moradores e de tribunal de zonas.
NC
Fonte: asemana

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.