Thursday, March 28, 2013

Para que serve a Igreja?


Não sou apostólico romano. Sou cristão e tenho sérias divergências com a interpretação que a Igreja Católica faz da Bíblia e do Cristianismo. As divergências estendem-se também a muitas práticas e rituais.
No entanto, ao ler os pensamentos que o novel Papa Francisco apresentou aos cardeais no conclave antes de ser eleito, revejo neles a verdadeira essência de qualquer comunidade de fé cristã, que queira ser isso mesmo: uma comunidade que pratica a fé cristã, não um aglomerado de pessoas em torno de alguém ou de mega-shows mediáticos.
Deixo aqui a transcrição do manuscrito apresentado por Jorge Bergoglio. Pensamentos que se aplicam que nem uma luva a outras denominações, nomeadamente protestantes.
Como diz a Bíblia, "quem tem ouvidos para ouvir, ouça", neste caso, leia:
1.Evangelizar supõe zelo apostólico. Evangelizar supõe para a Igreja a audácia de sair de si própria. A Igreja é chamada a sair de si própria para ir até às periferias, não apenas geográficas, mas também das periferias existenciais: as do mistério do pecado, as da dor, as da injustiça, as da ignorância e da abstenção religiosa, as do pensamento, as de toda a miséria.
Clique AQUI para ler todo o texto
Autor: Alvaro Ludgero Andrade
Fonte: Blog do Alvarito

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.