Monday, November 5, 2007

Aproxima-se o Natal

Faltam menos de dois meses para o Natal. Participamos em programas, festejos, ceias e, como sempre, damos uma oferta especial nas nossas igrejas. Por estas alturas, muitos aproveitam para presentear os afilhados, os amigos e pessoas mais chegados. Não pode faltar a tradicional troca de cartões. Entretanto, o mais importante vem sendo esquecido. Parece que depois da festa, todos saem satisfeitos por terem cumprido o ritual. Mas será?
Para alem da verdadeira mensagem do Natal que está relegada para o segundo plano, esquecemos também que Deus não escolheu a dedo os beneficiários do seu presente – Jesus Cristo. Ele, Jesus Cristo, é um presente de Deus para todos os homens.
Que tal este ano, por ocasião do Natal, oferecer um presente a quem achamos que realmente precisa, sem necessariamente o conhecermos. Seria estranho. Pois seria.
E depois? Oferecemos um presente a quem não conhecemos, não sabemos o nome, nem onde mora. Porque é que temos de conhecer a pessoa a quem presenteamos?
Se presentearmos a quem não conhecemos, a pessoa beneficiada agradece no momento e depois nunca mais a avistamos para, de forma inocente, lhe darmos o remoque. Assim nascem os conhecidos ingratos. Na verdade nós “fabricamos” esses ditos ingratos. Uma boa forma de combatermos a ingratidão é não nos preocuparmos em conhecer a pessoa a quem fazemos algum bem.
Quantas vezes somos surpreendidos na rua por pessoas das quais não recordamos, que nos fazem muitos elogios e quase se ajoelham aos nossos pés por alguma vez lhes termos feito algo que reputam de grande importância.
Já agora, pense numa pessoa desconhecida e prepare um bom presente. Depois de entregar-lhe o presente, esqueça o endereço e entre no novo ano sem pensar que vai esbarrar com algum ingrato pelo caminho. Entendeu?
Pense nisso.

Por: José Heleno Pereira

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.