Tuesday, September 7, 2010

A declaração sobre a igreja emergente

Como denominação de 2 milhões de membros em 156 áreas do mundo, há debate sobre uma variedade de tópicos a ter lugar na Igreja do Nazareno.  
Esta discussão centra-se à volta  do tema: "igrejas emergentes". Este assunto está a gerar confusão e conflito em alguns círculos. Há várias questões relacionadas com a "igreja emergente". Algumas são úteis e positivas, outras são problemáticas e preocupantes. Esta situação é agravada porque aqueles que se auto-identificam como "emergentes" reflectem uma grande variedade de posições e perspectivas que diferem entre si. 
Há autores com um público significativo que facilmente se identificam como "líderes da igreja emergente." Eles estão cientes da necessidade que a Igreja tem para influenciar e aumentar o seu envolvimento na sociedade. Alguns são completamente ortodoxos em sua teologia e pontos de vista das Escrituras, mas outros abraçam posições que na Igreja do Nazareno sao vistas como pouco ortodoxas e, portanto, inaceitáveis.  

O texto publicado pela Junta de Superintendentes Gerais no passado dia 27 de Agosto, no site oficial (www.nazarene.org) é muito claro. O apelo é que apeguemos à nossa herança teológica e aos nossos artigos de fé.
Pela importância da declaração, muito bom seria se todos nós, nazarenos, tomássemos conhecimento de todo o conteúdo do texto. Caso queira, pode abrir AQUI e ler em inglês. 

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.