Tuesday, September 28, 2010

OPERAÇÃO NEEMIAS 2010: TEMPO DE BENÇÃO E HOMENAGEM!

Dia vinte e seis de Setembro de 2010 foi dia especial na Igreja do Nazareno na Praia! Dia histórico! Conforme programado na MNI, Setembro é o mês dedicado a Operação Neemias nas nossas igrejas e as ofertas levantadas têm sido aplicadas em construções a nível do nosso país. Neste ano acordou-se destinar as ofertas às obras da Igreja a ser construída nos Órgãos, igreja que levará o nome do saudoso irmão Joaquim Semedo.

Nesse dia do Senhor, a Igreja reunida sob a direcção da irmã Maria José Miranda, prestou uma justa homenagem a esse saudoso irmão que constitui referência no historial da Igreja do Nazareno da Praia e em Cabo Verde. O perfil deste homem de Deus foi apresentado em 3 aspectos:
  1. Joaquim Semedo - O homem
    Cabo-verdiano, natural da ilha de Santiago, nascido a 18 de Novembro de 1901. Casado com Isaura Semedo de cuja união nasceram 5 filhos. Promovido à Glória em 3 de Julho de 1999 com a linda idade de 98 anos. Viveu muitos anos na Guiné-Bissau como funcionário público competente, zeloso e homem de confiança de seus superiores hierárquicos.
  1. Joaquim Semedo – O evangelista
      Converteu-se em Cabo Verde e mesmo sem ter frequentado nenhum seminário passou de imediato a compartilhar a Boa Nova da Salvação. De forma dinâmica este evangelista adoptou o lema “Corda! Durmi câ tem!” para chamar a atenção do povo e sem transporte, percorreu a pé, a ilha de Santiago mais do que uma vez.
      Na Guiné ele tinha uma Igreja em Biafanda – Bissau, cuja renda era paga com recurso próprio. Tanto na Guiné como em Cabo Verde foi ao Palácio do Governador testemunhar e oferecer folhetos.
  1. Joaquim Semedo – O herói
      Este leigo extraordinário foi referência de ousadia! Enquanto pregava era troçado, outras vezes lançavam-lhe pedras, mas nunca desistiu de anunciar Cristo Jesus como solução para o pecador. Deixava o conforto do seu lar, a companhia de sua família para levar o evangelho aos outros. Mesmo proibido de pregar, ousadamente prosseguiu! A tempo e fora de tempo!
      Que exemplo! Que herança de fé!
      Os dois hinos favoritos do Sr. Joaquim Semedo, “Será possível eu ganhar” e “Chuvas de Bênçãos” devem desafiar-nos hoje a não guardarmos só para nós a liberdade que Cristo dá, mas à semelhança de Joaquim Semedo, compartilhar as bênçãos da Presença de Cristo em nós, com os da nossa casa, nossa vizinhança, nosso trabalho, nossa cidade, nosso país e por onde quer que andarmos. Então estaremos cumprindo o “Ide” de Jesus e vários discípulos semelhantes a Cristo se levantarão para anunciar que há esperança e vida abundante em Jesus Cristo.

Que Deus nos use!
Mecildes Tavares
Vice-Presidente MNI, Igreja do Nazareno na Praia

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.