Tuesday, June 14, 2011

DEGRADAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA: A MENTIRA

A mentira está diretamente associada ao conhecimento do verdadeiro e à vontade que escolhe escondê-lo para enganar outrem. Para que haja mentira é mister intenção de enganar terceiros.
A mentira é uma degradação e aniquilamento da dignidade humana. Ela sacrifica toda relação razoável entre os homens, por isso ela deve ser condenada de forma total. Ela não se encaixa, por exemplo, na primeira fórmula do imperativo categórico de Kant: “Age sempre de tal modo que a norma de teu proceder possa erigir-se em regra universal”. Ou de outro modo, antes de agir pergunta a ti mesmo: “E se todo o mundo procedesse assim?”. Ora, qualquer um é capaz de perceber que a prática universal da mentira tolhe todo valor e toda significação à palavra humana, instrumento privilegiado de nossas permutas. Querendo ou não, com a mentira a sociedade perde todo o fundamento lógico. A reciprocidade nas relações humanas deixaria de existir. LEIA +

José João Neves Barbosa Vicente
Filósofo, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Editor da GRIOT – Revista de Filosofia.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.