Thursday, April 9, 2009

Meditação Diaria


A CRUZ E A RESSURREIÇÃO

"Jesus saiu carregando a sua cruz para o lugar chamado de Calvário" (Jo 19:17); "Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24:5b). O autêntico cristianismo está fundamentado em três postulados irremovíveis: (1) O nascimento virginal de Cristo; (2) a Sua morte vicária (o termo vicário, em sentido geral, significa "em lugar de outro"), e (3) o Seu triunfo sobre a morte. Retirar qualquer um destes fundamentos é desmontar a estrutura da fé cristã. Nenhuma teologia bíblica bem interpretada nega os fatos acima citados. O nascimento virginal de Cristo com Sua vida singular sem pecado; Sua morte como preço do resgate que a justiça de Deus exigia; e Sua ressurreição como pagamento único e insubstituível pelos pecados de toda a raça humana: esses três fatos são garantias da segurança de nossa fé. Nesta semana celebramos, como cristãos genuínos, dois destes postulados: a morte e a ressurreição de Jesus. A comemoração da morte de Cristo é motivo de júbilo e não de tristeza. Todas as bênçãos perdidas pelo pecado do homem no Éden, bem como todos os seus direitos, foram resgatados na Cruz. Ali, a cabeça da serpente foi esmagada (Gn 3:15) e a morte substitutiva de Cristo tomou o lugar da morte eterna que pesava sobre os descendentes de Adão. Paulo afirma aos coríntios: "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras". Ele morreu para que pudéssemos viver! O triunfo da fé cristã está na ressurreição do Senhor Jesus. Este é um dos mistérios da fé. Jesus, sendo Deus, tinha toda a autoridade sobre a vida e a morte. Essa autoridade estava em Suas mãos, mas o pecado havia transferido esse poder para as mãos do Inimigo. Quando Jesus venceu, na Cruz, todo o poder do mal, não só resgatou o homem caído, mas também retomou o poder sobre todas as coisas, inclusive o poder sobre a morte. Por isso, hoje é dia de celebração: da vitória do Cordeiro; vitória da vida sobre a morte na Cruz – vida eterna em Jesus; o túmulo vazio, a afirmação dos anjos, os soldados caídos, o diabo envergonhado. Tudo testemunha o que hoje reafirmamos: Ele ressuscitou!

PENSAMENTO

Na Cruz, a morte morreu! E Cristo ressuscitou!

ORAÇÃO

Ó Deus, ajuda-me a ver a Cruz como símbolo da minha eterna salvação, pois nela, eu tenho vida. Amém.

LEITURA

Atos 1 – Deuteronômio 11-12 – Jó 9

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.