Wednesday, April 1, 2009

Medditação Diária


LEGADO OU HERANÇA

"O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez" (Sl 78:3-4); "...que são filhos nossos que ele nos deu" (Pv 22:28); "Não removas os marcos antigos que puseram teus pais"; "O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos..." (Pv 13:22). Qual é o legado que eu vou deixar para a minha futura geração, para os meus filhos e para os meus netos? Qual será o meu legado? O que nossos pais nos contaram nós contaremos aos nossos filhos e não arrancaremos os marcos antigos colocados pelos nossos pais. Não jogaremos fora a nossa herança neste mundo de pós-modernismo. Nós não somos a geração moderna, nem seremos a geração pós-moderna. Seremos, sempre, a geração que preservará os ensinamentos dos nossos pais, e guardaremos os marcos que aprendemos na nossa família. A maior universidade, a maior escola que os nossos filhos freqüentam é em volta da mesa. Faço desta página uma mesa em que compartilho com você o meu legado. Primeiro, o meu legado de família. Meus pais jamais foram pessoas cultas. Minha mãe era analfabeta, completamente, e o meu pai ainda sabia juntar as letras, mas não conseguia redigir uma carta. Entretanto, os meus legados de caráter eu não aprendi na Igreja; o meu legado de verdade, de homem, eu aprendi em volta da mesa da minha casa. Quem é que ensina lá dentro da sua casa: é você, ou é a rede de televisão? Quem é que estabelece lá dentro os "marcos"? Por fim, meus referenciais espirituais. Todos nós, se temos base na família, precisamos ter fundamentos espirituais – ainda mais se oriundos de família não cristã, que é o meu caso e, provavelmente, da maioria de qualquer grupo, em geral. Sobre este assunto, eu encheria alguns livros. Pessoas, líderes, igrejas, lutas, sofrimentos – em tudo, valeu-me sempre a palavra de Deus a Abraão: "Eu sou o teu grande galardão".

PENSAMENTO

A melhor escola frequentada por nós é o nosso lar.

ORAÇÃO

Pai, ajuda-me a entender que o papel do meu lar é trabalhar na formação de cada membro.

LEITURA

Mateus 25:1-30 – Números 30-31 – Jó 1

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"


No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.