Saturday, November 20, 2010

Igreja do Nazareno promove Fórum Igreja Hoje e os desafios do século XXI

A Igreja do Nazareno do Mindelo promove este sábado, 20, o Fórum “Igreja Hoje e os desafios do século XXI” com o objectivo de recolher subsídios para uma melhor contribuição da igreja nos planos social e espiritual na ilha de S. Vicente.

“Este fórum surge da necessidade, da constatação do papel interventivo que a Igreja deve ter na sociedade, aquilo que nós chamamos de uma necessidade de uma pastoral social, que mantém o equilíbrio do corpo e da alma do indivíduo”, afirma o Reverendo Socorro Fontes, para quem “os cabo-verdianos precisam sentir a Igreja preocupada em cuidar do espírito, mas também preocupada em criar condições para que o corpo tenha também saúde”.
Assim, a partir das 9 horas e durante todo o dia de hoje, nas instalações da congregação de Mindelo (centro da cidade), membros da Igreja do Nazareno e convidados, entre eles escolas secundárias, Polícia Nacional, Câmara Municipal, vão analisar, sob a presidência do Superintendente distrital, Reverendo David Araújo, debater os problemas sociais que afectam a ilha de S. Vicente.
No final dos trabalhos, propostas e recomendações serão feitas no sentido de ajudar a Igreja do Nazareno “a desenvolver ainda mais e melhor a sua acção na sociedade, para dar um contributo valioso seja na sua função evangelizadora mas também na sua função social. Porque a Igreja deve continuar a ser sal da terra e luz do mundo. Porque não deve perder o sabor do sal e nem tão pouco esconder a sua luz”, diz o Reverendo Fontes.
História da Igreja do Nazareno, Aspectos do povoamento de S. Vicente, Aspectos Sociológicos e Antropológicos de S. Vicente são os painéis programados e que terão como oradores Odette Pinheiro, Socorro Fontes, Filomena Silva, Marly Barros, Carlos Elias e Ruben Ramos, respectivamente.
Segundo o Reverendo Socorro Fontes, a intenção da Igreja do Nazareno é realizar fóruns idênticos nas outras ilhas. “Nós estamos a começar por S. Vicente, mas vamos também realizar encontros parecidos nas outras ilhas, porque a Igreja do Nazareno quer que Cabo Verde tenha uma sociedade segura, com uma juventude saudável e famílias estabelecidas. Isto não está acontecendo e a igreja, inserida na sociedade, deve dar uma resposta positiva aos fiéis que a procuram”.
TSF

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.