Saturday, November 10, 2012

Uma Visão Antropológica da Igreja do Nazareno de Cabo Verde - Parte I


1. Trago, como minha contribuição para este Colóquio, “Uma Igreja para Cabo Verde”, algumas considerações para uma reflexão conjunta e mais alargada, resultantes da minha visão da Igreja do Nazareno face aos desafios da sociedade cabo-verdiana de hoje, 112 anos depois da sua fundação.
Ponho-me na situação de observador-participante privilegiado, já que detenho algum conhecimento da etnologia e da etnohistória de Cabo Verde, por um lado, e uma visão de dentro, do funcionamento dessa micro-sociedade, enquanto ex-Pastor Nazareno, por outro. Por isso, optei por fazer um cruzamento dessas duas perspectivas e enquadrá-lo por uma visão crítica que possa contribuir para uma melhor intervenção e crescimento da Igreja do Nazareno em Cabo Verde.

2. Clifford Geertz, considerado por três décadas como o antropólogo mais influente dos Estados Unidos, falecido em 2006, propõe, para o estudo da religião, uma abordagem simbolista, na qual os símbolos estabelecem a harmonia na vida e nas relações pessoais e precisam de ser contextualizados. Nesta visão, a religião precisa de ser entendida no seu contexto histórico-cultural; é, pois, necessário compreender-se a história da sociedade para se entender os seus desdobramentos culturais, sociais, políticos e outros. Leia+

Fonte: Esquina do tempo

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.