Sunday, December 28, 2008

“ACARINHAR” leva Zigor ao Jardim infantil da Igreja do Nazareno da Praia



Zigor poderia não ter ido ao jardim infantil, uma vez que sofre de paralisia cerebral (PpC). Oo seu destino deveria ser o da grande maioria das crianças portadoras dessa doença: viver confinado ao local onde mora. Mmas Zigor está no jardim infantil. Está feliz e sorri.
Zigor tem sete anos. Nasceu com PC. Como outras crianças portadoras dessa deficiência, corria o risco de não conhecer um jardim infantil. A mãe, Madalena Gomes, sabe o que tem sido criar, sem apoio médico ou terapêutico, uma criança com PC. Mas a estória de Zigor não vai ser igual à de muitas crianças com a mesma doença, e que vivem confinadas ao local onde moram. Madalena sorri. Zigor sorri.
Abriu-se uma luz nas trevas, que era a vida dessa criança. Essa luz é a Associação “Acarinhar”, que através da Campanha “ A Cada Jardim, Uma Criança com Paralisia Cerebral”, conseguiu integrar o Zigor, no jardim da Igreja do Nazareno, no Platô, na cidade da Praia. A mãe de Zigor acompanha as mudanças no comportamento do filho, desde que passou a frequentar o jardim. Com menos de dois meses frequentando o jardim, já é visível, alguma evolução na forma de viver do filho. “Antes, a única comida que lhe dava era à base de líquidos. Mas, as monitoras começaram a dar-lhe arroz e ele comeu tranquilamente”, conta Madalena, toda animada. Mas há mais evoluções: “Não ficava em pé, sozinho, mas agora fica. Aprendeu outras palavras: chama tia, e antes chamava apenas mãe”.

Fonte: A Nação
PS: Para ler mais, favor clicar no título

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.