Monday, December 29, 2008

Os Sintomas da Depressão


O aumento tremendo do número de pessoas deprimidas actualmente, justifica um breve estudo sobre a sintomalogia do problema. Quase todos que lêem este livro, têm amigos ou entes queridos que apresentam estes sintomas. Se não necessitam reconhecê-los para si mesmos, então para o bem dele deveriam aprender, rapidamente, a discernir estes sintomas críticos e oferecer-lhes seu amor e apoio em seus momentos de necessidade.
Três estágios da depressão são reconhecidos, quase que universalmente, pelos conselheiros. A maioria os designa como ameno, serio e grave. Nós os chamaremos de desalento, abatimento e desespero. Num capitulo mãos adiante, nós mostraremos como nos afectam mentalmente, emocionalmente e fisicamente, porem aqui é suficiente dizer que a maioria das depressões começam com o desalento, aumentam até chegar ao abatimento e a menos que a estrutura do pensamento seja mudada, resulta em desespero. Uma vez que se atravesse a linha do desespero, é possível que a depressão se torne tão aguda que a pessoa perca contacto com a realidade e devemos lhe prestar cuidados médicos especiais para conservar sua vida.
Os efeitos da depressão são experimentados fisicamente, emocionalmente e mentalmente. O leigo reconhece, facilmente, os primeiros sintomas físicos, mas o especialista pode com frequência descobrir os sintomas mentais, antes que eles se tornem físicos. Infelizmente, os deprimidos não são, normalmente, trazidos à consulta antes que os sintomas físicos se manifestem. Existem demasiados sintomas físicos para que nós o consideremos neste breve livro, de modo que observaremos, somente, os mais comuns.
1. Comportamento Irregular no sono – O mais comum de todos os sintomas físicos da depressão é uma troca acentuada nos hábitos de dormir. Embora algumas pessoas deprimidas durmam demasiadas e acordam cansadas, mais comum é que não durmam quase nada. Se eles dormem, acordam nas primeiras horas da madrugada e não conseguem voltar a dormir. Numa mesa redonda, gravada em fita, sobre a depressão, vários médicos asseguraram que o primeiro sinal de perigo que se espera de pacientes com insónia é a proximidade de um processo depressivo.
2. Apatia, Letargia, e as tolices – Outro sintoma, muito frequente, de depressão é observado nas declarações “Estou o tempo todo cansado”, ou “Não sinto nem vontade de me dedicar ao meu pensamento favorito”. Pessoas deprimidas se despertam cansadas e permanecem sem motivação durante todo o dia. Embora tenham capacidade de cumprir com suas responsabilidades, sua tarefa deixa muito a desejar. Além disso, eles se cansam facilmente. Um homem me dizia, “Meus pés pesam como se estivessem fundidos em concreto”.
3. Perda de Apetite - A comida perde seu encanto para os deprimidos. Ele, desanimadamente, brinca com sua comida, que para ele não tem sabor. Quanto mais grave a depressão, menos o apetite aumenta. Em consequência, se seu problema não é verificado, ele pode experimentar a grave perda de peso, que complicará ainda mais a sua dificuldade. Às vezes, as primeiras fases da depressão resultam em constantes batidas da geladeira para merendas ligeiras, normalmente, aqueles em desespero podem persistir por dias sem se alimentar.
4. Perda do Impulso Sexual – Todas as funções impulsivas ou actividades básicas cessam, praticamente quando alguém está deprimido. Isto inclui até o impulso sexual, particularmente, nas mulheres. Algumas mulheres têm chegado a tal ponto de depressão que até sua menstruação é interrompida. Excepto na depressão amena, quando um homem pode se tornar, sexualmente, agressivo por causa de seu ego ameaçado, a maioria dos homens perde o interesse no sexo quando estão deprimidos.
5. Aspecto Descuidado – Quase sempre quando um amigo elegante perde o interesse em seu aspecto, devemos pensar na depressão. A perda do impulso motor, devido a auto-imagem negativa da pessoa deprimida, faz com que o homem se preocupe menos em barbear-se e enfeitar-se e induz uma mulher a abandonar seu compromisso no salão do cabeleireiro. Uma vestimenta descuidada é o reflexo da maneira que o individuo se vê a si mesmo. As roupas traduzem a realidade! Elas, frequentemente, transmitem o conceito que a pessoa tem de si mesma. Ela, provavelmente, está se escondendo de um complexo de inferioridade, se vestida com exagero. Se bem vestida, frequentemente, comunica uma auto-imagem que lhe satisfaz. Contudo, se se veste com desalinho, quando a apresentação se faz necessária, usualmente, é porque ela se entregou ao abandono.
6. Varias Doenças Físicas – É bem comum que as pessoas deprimidas sofram de muitos males físicos, alguns reais, outros imaginários. Alguns dos problemas mais comuns são o cansaço, debilidade, dores, vertigens, palpitação cardíaca, pressão no peito, dificuldades respiratórias, enxaquecas, constipação, acidez estomacal, e transpiração.
Fonte: "Livro - Como vencer a depressão, autor - Lahaye

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.