Wednesday, December 10, 2008

O Homem no seu todo



O ser humano, para justificar a imagem do seu criador, é um ser complexo em si, uma UNIDADE NA DIVERSIDADE. Quando afirmamos isto não pretendemos “ensinar o Pai-nosso ao vigário”, porque todos os que nos dão a honra de ler estas linhas percebem muito bem o que a frase quer dizer, porque o sabem tão bem, ou melhor do que nós.
Entretanto, a despeito de ela ser complexa, a personalidade é simples, quando não afectada por elementos estranhos à natureza dela. Se influencias estranhas induzem alguém a cultivar hábitos estranhos, levando-o a caminhos que, de outro modo, ele poderia ter evitado, começa então a comportar-se de tal modo que acabará por se tornar “complicado” e incapaz de manter diálogo, por não conseguir analisar o que houve de outra pessoa, põe tornou-se incapaz de dar uma resposta coerente. Em ultima analise, a pessoa em causa mostra que a mente dela sofre com o problema daquilo que os entendidos classificam da DIVISAO DA PERSONALIDADE.
O Dr. Orton Whiley, teólogo nazareno bem conhecido, está plenamente de acordo com a Bíblia, quando apresenta o ser humano como sendo constituído por três elementos essenciais, a saber: CORPO; ALMA E ESPIRITO. O CORPO físico é o que em geral mais nos preocupa, porque precisa de imediato ser atendido com alimentos, afagos, repouso e tudo o mais que ele solícita.
A alma tem a ver com a MENTE., as EMOÇOES, e liga o indivíduo às pessoas e ao mundo que o rodeia; enquanto que o ESPIRITO, relaciona-se com o Supremo, conhecido como DEUS, CRIDOR, CAUSA PRIMARIA, a razão da existência.
Os três elementos em perfeita unidade formam a PESSOA. E esta anda em perfeito equilíbrio, senão há incompatibilidades entre os elementos que a compõem. Como sabemos, a divisão causa transtornos sérios em todos os níveis: no governo, dentro do lar... e na pessoa, então, os distúrbios, por vezes, são muito mais catastróficos.
A doença espiritual afasta a pessoa do seu propósito e ela passa a viver SEM MOTIVAÇAO certa, ate encontrar quem lhe dê apoio e o leve ao reencontro com aquele que a trouxe á vida. Muitos não se preocupam com isto ou, simplesmente, rejeitam a ideia. Mas convém não sermos sumariamente negativos neste aspecto, porque todo o ser humano foi constituído de igual modo; e porque, crise, neste aspecto, poderá trazer problemas que nunca imaginamos.
A doença física é a que mais nos preocupa, porque ela é sentida logo nos ossos, órgãos e músculos. E num instante, lá vai a pessoa ao hospital, a um centro de saúde, ou, ate, a uma pessoa amiga à procura de alguma ajuda, porque há preocupação com a saúde física!
Resta-nos agora considerar a ALMA, ou PSIQUE. Esta muitas vezes alia-se ao espiritual, causando os maiores distúrbios, especialmente quando se trata de uma pessoa carente, sem ninguém que lhe dedique o mínimo de atenção a partir da infância ou, por ainda, na fase da adolescência, período fértil para se desenvolver a delinquência juvenil.
O salmista David, numa fase critica da sua vida, lamentou: “Ninguém cuidou da minha alma”. Aqui relacionou o psíquico com o espiritual; dois aspectos que muita gente confunde, mas são dois componentes da pessoa.
Desde a igreja primitiva os responsáveis espirituais abriram escolas nas sinagogas e igrejas para um ensino tridimensional às crianças, a fim de que elas aprendessem a dar atenção devida: numa estreita relação com o Criador; à sua mente, aprendendo a dominar as suas emoções. Depois, haviam de aprender aonde levar o seu corpo, como haviam de comportar-se, quando os professores, não só ensinassem com a boca, mas dessem, ou não dessem, exemplo pelo seu agir.
Assim havia equilíbrio, contribuindo para: SAUDE ESPIRITUAL E MENTAL, com reflexo directo sobre SAUDE FISICA. Isto não é filosofar. É resultado da experiencia vivida e levada à escola desde os primórdios do Cristianismo para que o homem fosse íntegro, e não dividido, na sua personalidade.

Reverendo António Marcelino Barbosa Vasconcelos

“In Boletim A Ponte, Ano 10, Nº 44, Janeiro 2008”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.