Tuesday, December 23, 2008

Lidando com as criticas de modo positivo

A capacidade de lidar com as criticas pode dar-nos grande sucesso ou completa derrota. Ninguém é indiferente a elas. Nos muitos cargos de liderança que exerci durante a minha vida, os momentos mais dolorosos e difíceis giraram em torno das críticas.
A maneira de controlar qualquer agressão negativa é agir de modo positivo. Ela não precisa derrotar seu espírito. Na realidade, a critica pode ajudar-nos a crescer. Eis o que aprendi durante toda a minha vida sobre o transformar o negativo em positivo.

Todos os líderes são criticados

Se você for líder, será criticado. Independente do que fizer, as pessoas o criticarão. Quanto mais público for o seu ministério, mais crítica receberá de pessoas que nem conhece.
Isso parece tão injusto! A crítica sempre dói. Nunca é agradável. Quando tenta fazer o melhor que pode, alguém lhe diz algo negativo que você acha que não merece. Então você decide mostrar que é vulnerável. Mas descobre que, quanto mais emocionalmente vulnerável for, mais profundamente será atingido pelas críticas. É doloroso vindo de um membro antigo de igreja ou de alguém que você não conhece.
Cresci em uma denominação na qual o sinal de sucesso mais garantido do pastor era o voto unânime de apoio da congregação, solicitando-o para ficar mais um ano. Fui pioneiro da minha primeira igreja. Pensava que, se trabalhasse bastante, amasse a Deus e tratasse a todos como gostaria de ser tratado, então receberia um voto unânime.
Quando anunciaram os resultados da minha primeira votação. A congregação havia votado com 31 votos a favor e 2 contra. Os votos negativos me fizeram entrar em depressão. Achava que falhara miseravelmente. Para piorar a situação, descobri que aqueles votos desfavoráveis eram de um casal de meia-idade, cuja família eu passara horas ajudando.
O meu pai, um superintendente distrital, deu-me alguns conselhos sábios: “Um líder não consegue evitar ser criticado. São os ossos do ofício”. Quanto mais visíveis e bem-sucedidos forem os líderes, mais serão alvos de críticas injustas. Se for uma pessoa que faz as coisas acontecerem, receberá uma reacção depreciativa.
Mesmo as melhores pessoas são criticadas. Jesus – cuja motivação sempre foi pura e o carácter, imaculado – foi chamado de glutão (Mt 11:19), bêbado (Lc 7:34), samaritano (Jo 8:48) e amigo de pecadores (Mc 2:16). Jesus, o perfeito, de forma injusta e dura foi igualmente criticado pelos amigos e inimigos.
Em muitos casos, você não é criticado pelo que é ou pelo que tem feito. Portanto, aprenda a não levar para o plano pessoal. Algumas pessoas criticariam Jesus se ele estivesse andando na face da terra hoje.
Todos os cristãos – e principalmente os líderes – receberão críticas pesadas. Como responder a elas?

“In Liderança com Propósito, autor Dalle Gallowaye Warren Bird, pág, 155/156, II edição, Fev.2008, tiragem 1700, publicado pela Casa Nazarena de Publicações”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.