Saturday, September 29, 2007

Casal Silva Lima


Rev Fortunato Lima e D. Laidinha ja estão com foto no nosso blog. Muitos vinham perguntando pela foto deste casal, agora conseguimos responder este pedido mas infelizmente por limitaçoes de vária ordem não nos tem sido possivel mostrar a foto de mais alguns. Tentaremos. Esta é a nossa casa e todos temos o nosso lugar.

A foto do casal vai estar, como não podia deixar de ser, no album dos pastores de Cabo Verde.

Um abraço apertado ao casal Lima.

Estamos sempre juntos.

COLUNA DO PR. LINO MAGNO


QUANDO TUDO PARECE PERDIDO.
Todos nós estamos sujeitos a passarmos por problemas familiares, de uma forma ou de outra. Os problemas surgem por motivos diversos, conflitos entre o casal, incompatibilidade de várias ordens, favoritismo em relação aos filhos, falta de uma comunicação saudável etc.
Em Gen. 21: 8-21, Abraão vive uma cena que evidencia claramente um conflito de ordem familiar, não pretendo fazer uma reflexão sobre o assunto, nesta passagem, minha intenção é discorrer sobre a vida de Agar e como ela conseguiu superar os problemas que a mesma enfrentou no deserto.Quando foi expulsa de casa por motivos que nós conhecemos.
A narração histórica feita por Moises, relata-nos que Agar era apenas uma serva de Abraão,
Sara não podia ter filhos, Pela lei de Moises, era possível nesse caso particular, o marido tomar uma outra mulher, como Agar por exemplo, era uma concubina, Abraão podia recorrer a essa alternativa, É interessante saber que Deus tem sempre uma alternativa para os seus filhos queridos.
Pensa comigo, Agar conseguiu se engravidar e teve um filho, Sara também conseguiu ter um filho na sua velhice, como você pode ver, a historia nos relata que Ismael tinha um comportamento debochador, esse comportamento desagradou a Sara. a situação provocou um conflito familiar tão forte que Sara tomou uma decisão radical. Não vou entrar em detalhe sobre a ordem de autoridade que Deus concedeu á família, Abraão era líder familiar, entretanto transferiu a responsabilidade á sua esposa Sara. Quando não assumimos a nossa responsabilidade como líder em qualquer área da nossa vida, quase sempre perdemos, e os resultados podem ser desastrosos.
VAMOS AO QUE NOS INTERESSA:
Agar foi expulsa de casa e caminha pelo deserto sem saber o que há de lhe acontecer.
Não sei como você avalia o comportamento de Sara, numa analise rápida, puramente humana, a atitude de Sara pode ter julgamentos vários e até maldosos, a boa noticia é compreendermos que NEM SEMPRE O QUE PARECE PERDIDO PERANTE OS NOSSOS OLHOS ESTÁ REALMENTE PERDIDO. É preciso encontrar algumas “SARA” na nossa vida para nos expulsar do lugar onde nós estamos. Agar estava num lugar de conforto, tranqüila, tendo do bom e do melhor, certamente nunca tinha tido uma experiência pessoal com Deus, juntos podemos descobrir dez (10) lições importantes que Agar teve do deserto quando foi expulsa de casa , Vejamos:
Agar aprendeu a ouvir a voz de Deus. Quando os nossos recursos se acabam é ai que os de Deus se revelam de uma forma surpreendente.
Aprendeu a depender de Deus
Aprendeu que no meio de tanta incerteza e dificuldade, Deus pode abrir uma porta surpresa.
Aprendeu que nem sempre tudo está perdido, a água acabou, Deus abriu seus olhos e viu que perto dela havia um poço. Talvez Deus tem algo tão perto de você e não consegues ver.
Aprendeu que nos momentos de aparente crise, Deus se revela profundamente quem ele é.
Aprendeu que nas dificuldades, nos tornamos mais sensíveis á sua voz.
Aprendeu que Ismael o filho da serva, também era alguém importante diante de Deus. Às vezes os conflitos nos impedem de nos apercebermos quem somos de facto diante de Deus.
Aprendeu que no deserto, algo pode faltar, mas Deus está sempre perto.
Aprendeu que o plano de Deus para Ismael, se tornou mais evidente quando passou pelo deserto.
Aprendeu que Deus está sempre presente em qualquer circunstancias da nossa vida.
Lino e Cida Magno.

Filemon nos Estados Unidos

Filemon viajou no mês passado para os Estados Unidos. Ele vai fazer engenharia informática numa Universidade em Boston. Por enquanto, estuda a língua inglesa para depois entrar no curso propriamente dito.
Filemon é filho do casal Carvalho (Reverendos Ana e Fernando).
O moço é craque nos computadores e agora com os conhecimentos científicos que vai adquirir, estudando, futuramente, será um fenómeno.
Depois, faça o favor de vir ensinar-nos a nós que ainda estamos nos “T- o- tó”.
Bons estudos.

Email da Jaqueline Lima

Olá Pr. José Heleno,
Obrigada por adicionar-me! Como vai? Tenho visitado sempre o seu blog e tal como todos têm dito, Cabo Verde ficou ainda mais presente no nosso coração. As saudades da nossa terra são imensas; agora com as "notícias fresquinhas" ainda mais saudades sentimos... Mas se Deus quiser, qualquer desses dias vamos visitar e matar as saudades. Até lá, obrigada por trazer Cabo Verde para mais pertinho de nós; O seu "ministério on-line" têm sido muito precioso para nós. Que Deus abençoe o seu ministério em todas as áreas, a sua vida e família, e que a cada dia acrescente mais e mais da Sua Graça, Seu Cuidado, Sabedoria...

Cumprimentos à família e a todos.

Deus abençoe.

Um abraço fraternal, Kika (Jaqueline Lima)


Deby estuda na China


Debora chegou à China no mês passado para fazer engenharia civil.

Agora, como prometemos, mostramos as fotos da nossa irmã na terra onde se come com pauzinhos.


(Nota: clique no titulo para ver todas as fotos)

Acampamento da JNI - Coimbra

Aconteceu no mês passado em Gerês. Muitos jovens marcaram presença no evento com realce para os estudantes cabo-verdianos em Coimbra. O local é paradisíaco. Os jovens gostaram de respirar o ar puro do parque do Gerês e voltaram com novo fôlego para mais um ano de estudos e trabalho.
Parabéns à JNI da igreja de Santa Clara.

(Nota: veja todas as fotos clicando no título)

Friday, September 28, 2007

Dr. Manuel Brito Semedo


Ontem, cruzamos com o Dr. Brito Semedo nos corredores do ISE. Por sermos amigos e irmãos de longa data, não podíamos deixar de pôr alguma conversa em dia. Claro, tinha que ser. Sorridente como sempre, simpático, atencioso, com conversa sempre construtiva; tudo isto junto, ligou-nos à memória e fez-nos recordar o Seminário Nazareno. Estes atributos não são acréscimos da antropologia nem das línguas modernas. Têm a marca da D. Idalina Barreto, da sua saudosa avó, e do ministério que, apesar das lutas, sempre nos ensina e, felizmente, não esquecemos, que um sorriso não custa nada, a simpatia está plantada na alma, o amor no coração, a Graça de Deus na nossa vida e o resto é estória.
Brito não mudou nada.
Agora é professor e está dividido entre o ISE e a Jean Piaget.
Alguns dos seus alunos, contactados por nós, nos fez os mais rasgados elogios e outros até disseram que, às vezes ele embala nas aulas, e começa, como que de um sermão se trata, com ilustrações e tudo. Mas todos foram unânimes: Bom seria se todos os nossos professores fossem antes pastores.
Assim dá prazer ouvir os outros a falar.
Caboverdeanamente.

Pr. Manuel António

Gerson David, filho do Pr. Manuel António, actualmente nos Mosteiros, vai passar a viver na Praia. É que ele começa, este ano lectivo, a cursar Ciências de Educação na Universidade de Cabo Verde.
Gerson fez concurso e ficou classificado em terceiro lugar em meio a centenas de candidatos para apenas sessenta lugares.
Ao que tudo indica, não tem bolsa de estudos e as propinas e outras despesas serão acarretadas pelos pais. E porque o pai é pastor, sabemos como é que é. Seria interessante e de elementar justiça se a Igreja do Nazareno pensasse numa forma de minimizar os constrangimentos da família pastoral. Refiro-me concretamente a ajuda com bolsa de estudos para casos que, claramente, justifiquem. Sabemos que querer, até pode querer, mas do querer ao poder, faltam ainda algumas milhas. Até lá, alguns de nós, podendo, podíamos dar as mãos (e dinheiro também, se tivermos) e cantar de coração aquele coro em ré menor:
Que maravilha é ser uma família, uma família em Cristo Jesus. Uma família unida, uma família real, uma família que ama, uma família sem igual.
É ou não é verdade?

Note: O telefone do Pr. Manuel António é: 2831637

Chuvas na Brava


A Ilha Brava chove copiosamente desde ontem. A vila de Nova Sintra registava esta manhã 160 milímetros.
A circulação nas ruas está condicionada devido às cheias que correm, as escolas estão encerradas.
Ontem houve, inclusive, alguma ventania mas hoje, segundo informações, chove forte mas sem vento.
Não há estragos a registar mas se a intempérie continuar, o que tudo leva a crer, poderá haver algum dano nas estradas.
Fogo também está a chover mas com menos intensidade que a Brava.
É Setembro a despedir com chuvas. Bom sinal.

Medusa Pinheiro

Noticiamos que ela está doente.
Hoje, ela já está bastante melhor, o susto já passou mas ainda carece das nossas orações.
A D. Ester já está mais descansada.
Continuemos a orar por ela.

Thursday, September 27, 2007

Coluna do Rev Fernando Carvalho


Tema do mês: “Primeiro o Reino de Deus” – Mateus 6: 33

Mensagem Pastoral: A verdadeira conversão em Jesus Cristo, o Senhor – João 20: 24-29

No primeiro dia da semana, após a ressurreição o Senhor Jesus Cristo apareceu aos discípulos. Ele apostou-se firmemente em Sua ressurreição e quis pessoalmente confirmar isso aos seus discípulos estando eles fechados numa sala com medo dos Judeus. Relata-nos o evangelista “…chegou Jesus e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco (João 20: 19)”. Tomé não se achava presente nessa primeira reunião especial de Jesus com a sua igreja nascente, na tarde de sua ressurreição. Da câmara da morte, atmosfera que envolvia todos por causa dos acontecimentos no calvário, nesse domingo da ressurreição após terem visto o Senhor redivivo, os discípulos dirigiram uma palavra de entusiasmo contagiante a um membro influente ausente: Sabe irmão Tomé, “Jesus está vivo, ressuscitou como havia dito, esteve aqui connosco nessa tarde”. Tomé duvidou da palavra que ouviu de seus irmãos e exclamou: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”. Normalmente vemos essa mensagem numa só direcção, a falta de fé de Tomé, um discípulo incrédulo. Analisando com cuidado esse trecho das Escrituras Sagradas pudemos numa outra perspectiva observar a necessidade que um crente deve sentir de uma verdadeira conversão em Jesus Cristo, o Senhor.

Conversão é ter marcas da cruz de Cristo em nós (vs. 25)
Cravos, símbolo da libertação. Cravos apontam: sofrimento, dor e aflição por amor; sacrifício, oferta, entrega incondicional, crucificação, negação do eu.
Lado furado, símbolo de purificação. O lugar onde a lança traspassou o corpo do Senhor Jesus jorrou sangue. Sangue é vida. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. São João escreveu: “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado. Nesse sangue encontramos perdão, libertação e purificação de todos os pecados e impurezas.

Conversão é ter a presença real de Jesus (Vs. 26)
Jesus toma posse das nossas vidas quando nos convertemos. Seu Espírito Santo apodera-se de nós. É conveniente a presença de Deus pois nos oferece: paz e alegria. Os discípulos estavam tristes por causa da morte de Jesus. A gloriosa mensagem da ressurreição que trouxe de volta a vida de Jesus neles e a vinda de Seu Espírito Santo no dia de Pentecostes, garantiram vitória sobre seus fracassos, derrotas e tristezas.

Conversão é ter comunhão com Deus e com sua Igreja (Vs. 26)
Muitas vezes achamos que perder um culto num domingo não faz mal. Mas a experiência que Tomé teve com essa ausência mostra-nos o mal causado em nós quando decidimos ausentar da casa de Deus. Pode levar-nos à incredulidade. O salmista David exclamou “vale um dia no pátio da casa de Deus do que mil em outra parte”. O coração sedento deseja Deus e O busca ardentemente.
Deus quer relacionar-se connosco e quer que vivamos em comunhão uns com os outros. Conscientes da nossa conversão em Cristo, vamos ao culto para termos comunhão com Deus e com os nossos irmãos convertidos na mesma fé. Vamos ao culto é para louvar a Deus. Vamos ao culto para adorar Àquele que venceu: “Jesus Cristo o Senhor”. Somos chamados à comunhão com o Seu Filho.
Deus sempre está presente na comunhão entre Ele e o Seu povo.

Rev. Fernando Carvalho
(Pastor Nazareno em Porto Novo, Cabo Verde)

Pr. Orlando será colunista


Está confirmado. Ele viaja amanhã para São Vicente. Depois de se instalar, começará a escrever semanalmente nesta página versando louvor e musica na igreja. Já estava a fazer muita falta uma abordagem deste assunto. A vir do Pr. Orlando, ainda melhor. Há muita música e algum louvor que precisam ser revistos. Estamos a importar muita música, zero conteúdo, e louvor, nem falemos. Estamos a precisar de um “workchoque” para definirmos claramente o papel do louvor, que louvor e para quem o louvor.
Alguém já disse: Estamos a louvar o louvor.
O Pr. Orlando vai escrever de uma área que entende muito bem.
Aguardemos.

Odete Rodrigues regressa

Depois de um mês de ferias nos EUA, regressa à casa a nossa irmã Odete Rodrigues. Ela é membro da igreja da Praia, membro da Junta da igreja, secretaria de Jejum e Oração e responsável pelo embelezamento do santuário da nossa igreja no Plateau.
Esta irmã é uma fiel leitora desta página.
Nossos agradecimentos pela apreciação.

Retiro da JNI - Santa Maria (Clique aqui para ver todas as fotos)

JNI – Santa Maria

Durante três dias, a Juventude de Santa Maria esteve em retiro. Cerca de 40 jovens estiveram em Palmeira, sob o comando do Rev Cleiton Ferreira a evangelizar a localidade que espera dentro de dias ter o seu pastor residente.
Durante esses dias, os jovens vasculharam “in loco” a Palmeira numa gincana espiritual à busca do tesouro.
Este retiro foi um excelente aperitivo para o pastor Gonçalves que deve rumar a qualquer momento para Sal.
Ao compasso dos tempos mas ancorada na Rocha.

(Clique no titulo para ver todas as fotos)

Wednesday, September 26, 2007

PEDIDO DE ORAÇAO - URGENTE

Encontra-se bastante doente e hospitalizada a nossa irmã Medusa Pinheiro, membro da nossa igreja em Achadinha. Ela é filha da D. Ester Pinheiro, tesoureira em Achadinha.
No último sábado foi internada de emergência em Lisboa com princípio de AVC (acidente vascular cerebral).

As últimas informações dizem que ela já está a falar mas que ainda o susto não passou.

De recordar que Medusa é estudante universitária, estava a preparar a sua tese final, quando, subtamente, foi apanhada por este infortunio.

A igreja de Achadinha e familia de Medusa pedem ORAÇAO de todo o povo de Deus.


FUNERAL NA IGREJA DA PRAIA

Vai a enterrar esta tarde, pelas 16 horas, o nosso irmão, sr Luciano Veiga, falecido na semana passada em Lisboa para onde se deslocara em tratamento.


O funeral será apartir da Igreja do Nazareno da Praia para o cemiterio da Varzea.


A urna com o corpo do sr Luciano chegou de Lisboa esta manhã.

Tuesday, September 25, 2007

IGREJA DOS EMBAIXADORES


Foi dedicado pelo Dr. Eliseu Lima, o recem-nascido, neto do Rev Adalberto Leite. Edwards foi levado pelos pais à Igreja dos Embaixadores em Providence. A cerimonia aconteceu na semana passada.

Deus abençoe Edwards


(Clique no título para ver todas as fotos)

CONHEÇA A FACULDADE ONDE OZIEL ESTUDA

Nós, Diretores do Programa de Educação Teológica Descentralizada, lideres de educação, líderes nacionais, docentes, reitor e vice-reitores da FTN, nos reunimos na cidade de Serra Negra, SP, nos dia 5 a 8 de março de 2001, com a responsabilidade de explorar e definir Educação Teológica Descentralizada, no contexto nazareno brasileiro; refletir e adotar filosofia e estratégias adequadas, para formar pastores e líderes que cumpram a missão da igreja. Num ambiente de adoração ao Senhor, comunhão uns com os outros e visando as perspectivas do futuro:
RECONHECEMOS

1. Que foram determinantes os esforços da Região América do Sul, no sentido de unificar os currículos das instituições de nível A e U, adotados no Brasil em 1991, pelo então Seminário Teológico Nazareno Brasileiro.

2. Que todo o programa de Educação Teológica Descentralizada deve ser administrado pela Faculdade Teológica Nazarena (através do Coordenador Nacional de Educação Teológica Descentralizada).

3. Que a única instituição teológica no Brasil reconhecida pela Igreja do Nazareno Internacional através da Junta Internacional de Educação (IBOE), é a Faculdade Teológica Nazarena.

4. Que a Igreja do Nazareno brasileira tem um corpo de educadores, dedicados à Educação Teológica.

5. A distinção conceitual e a importância entre os modelos residencial e descentralizado; a necessidade de ambos buscarem excelência acadêmica, para cumprirem a missão da instituição.

6. A necessidade de que Igreja a do Nazareno no Brasil deve crescer com qualidade e identidade.

7. Que alcançamos nosso objetivo pela graça de Deus.


AFIRMAMOS * Que a abertura de qualquer núcleo de educação teológica descentralizada, no âmbito nacional, só poderá ser estabelecida mediante autorização do Conselho Diretor da FTN.* Que o objetivo da Educação Teológica é formar pastores e líderes que tenham as seguintes características: mais formado que informado; mais biblista que dialético; mais preocupado com a ética que com ele mesmo; que seja um nazareno que reflita perfeitamente o caráter cristão.* Que este documento tem uma perspectiva dinâmica e as discussões continuarão via comunicação eletrônica.* Que Educação Teológica Descentralizada - é uma modalidade de educação teológica, realizada no próprio contexto do vocacionado, levando-o ao desenvolvimento do ministério, à expansão da igreja, garantindo a identidade da Igreja do Nazareno e eliminando barreiras geográficas e culturais.* Que há necessidade de reavaliar a titulação dos formandos do Programa de Educação Teológica Descentralizada.* Que cada núcleo distrital deverá ser denominado Núcleo de Educação Teológica Descentralizada da Faculdade Teológica Nazarena - Unidade (localidade).
COMPROMETEMO-NOS A *
Difundir os postulados da Educação Teológica Descentralizada, mencionados no preâmbulo desta declaração.* Dar continuidade ao aprimoramento constante do Programa de Educação Teológica Descentralizada.* Dar respaldo acadêmico a todas as Unidades Distritais implantadas e suporte àquelas que vierem a ser implantadas.* Fomentar a unidade filosófica do Programa de Educação Teológica Descentralizada em nível nacional.
Estando de pleno acordo com a presente Declaração e louvando a Deus por sua ajuda, através da ministração de Seu Espírito para alcançarmos os objetivos preestabelecidos, assinamos esta declaração, dando glórias a Jesus!Serra Negra, 08 de Março de 2001.


REV. STEPHEN M. HEAP Diretor de Área-Brasil
REV. ELOI LOPES MOUTINHO Presidente do Conselho Diretor da FTN
Rev. Luciano Duarte Silva Reitor da FTN
Rev. Brian Adams Vice-Reitor Acadêmico da FTN

REV GASTAO CORREIA ESTEVE DOENTE

O irmão pr. Gastão esteve doente. Esteve inclusive acamado mas tudo ja está normalizado. Em algumas igrejas pediu-se oração a favor dele.
Não conseguimos apurar se foi apenas uma simples constipaçao ou alguma outra situaçao mais séria. De qualquer forma, segundo as nossas fontes em S.Filipe, o pastor já está pronto para outra.

Verdade é que o pastor também adoece. Mas nada que um simples "ramedi de terra" não possa curar.

Estamos juntos.

ZOCA É ANIVERSARIANTE

Dia 28 de Setembro, a nossa irmã Zoca faz anos. Este será o último aniversario que ela vai celebrar na condição de solteira já que vai casar ainda este ano. Temos quase certeza de que a Zoca não vai fazer nenhuma festinha por ocasião deste aniversário. A cabeça dela está na grande festa do casamento. Perfeitamente compreensivel.
Muitos parabens à Zoca e muitos anos de vida.

PR ORLANDO VIAJA NA SEXTA

O casal Baptista viaja esta sexta feira para S.Vicente depois de dois anos em Achada.
Nestes últimos dias o casal está despedir-se dos muitos amigos e entre abraços e beijinhos, há sempre um “ate breve”.
O que conta é que Orlando e Sheila foram acarinhados, como, aliás, acontece com todos que passam por Achada.
Boa viagem e porque não um “até breve”.

Saturday, September 22, 2007

Faleceu Sr. Luciano enfermeiro

Faleceu esta manhã em Lisboa, o nosso irmão sr Luciano. Ele era membro da igreja da Praia, pai da nossa irmã, Eng. Ângela Moreno.
Estava em Portugal em tratamento. Fez uma operação, aparentemente, correu tudo bem mas uma infecção complicou o estado de saúde do nosso irmão e o pior aconteceu.
De recordar que sr Luciano era um Enfermeiro respeitado, com muitos anos de enfermagem e passou por algumas ilhas.
Tudo indica que o corpo do nosso irmão será transladado para Praia em dia e hora a indicar.
Voltaremos com mais detalhes sobre este assunto.
À família do sr. Luciano, as nossas mais sentidas condolências.

Oziel Morais no Brasil


Seguiu anteontem para o Brasil o casal Morais, como estava previsto.
Na hora da despedida não faltaram lágrimas no canto do olho.
A esposa, como é natural, chorou mais.
Desejamos bons estudos aos nossos colegas e desde já um conselho: Não despreguem do nosso blog. Vamos encurtar a distância com notícias diárias.
Transcrevo “ipsis verbis” o e-mail da chegada do casal ao Brasil:


Cheguei hoje no Brasil e tudo está a correr muito bem. Depois do voo Boavista-Sal-Praia-Fortaleza-São Paulo. Já estou em casa.

Eu e minha Nelly enviamos comprimentos e contamos com a vossa ajuda no Senhor. Orem sempre por nós.Deus seja com todos vos.”

Oziel Morais

Faculdade Teológica Nazarena
Campinas-SP

Prometemos sustentar-vos com as nossas orações.

Carlos Graça empossado


Rev Socorro Fontes esteve no último fim-de-semana em São Nicolau para o empossamento do pastor Carlos Graça na nossa recém organizada em Tarrafal de São Nicolau.
Desejos de ministério abençoado.

Eliseu Delgado empossado

Foi empossado na semana passada o Pr. Eliseu. A notícia só chegou agora, pelo facto, pedimos as nossas desculpas.
O acto foi presidido pelo rev Fontes, facilitador da zona de Barlavento.
Pr. Eliseu assume assim o seu primeiro campo em Ponta de Sol – Santo Antão.
Boas entradas e rico ministério, colega.

Friday, September 21, 2007

DR AGUIAR VALVASSOURA


O autoconhecimento exige esforço


O autoconhecimento não ocorre de forma automática; implica em esforço e trabalho árduo. Depois vem o nosso amor-próprio. Temos as melhores expectativas e isto nos livra do aborrecimento de termos de examinar.O autoconhecimento não ocorre de forma automática; implica em esforço e trabalho árduo. O próprio esforço da reflexão profunda já é doloroso para muitas pessoas, sem mencionar a dificuldade de se refletir corretamente. É doloroso perguntarmos a nós mesmos por que fazemos isto ou aquilo, tomar consciência dos princípios que nos governam e avaliarmos se agimos em nome da consciência ou de algum impulso inferior. Depois vem o nosso amor-próprio. Temos as melhores expectativas e isto nos livra do aborrecimento de termos de examinar. Depois, temos de considerar a força do hábito. A princípio, a consciência nos adverte contra o pecado; no entanto, se nós a menosprezamos, logo ela deixa de nos censurar; e assim, o pecado que antes era conhecido, transforma-se em pecado secreto. À força do hábito devemos acrescentar a força dos costumes. Cada geração tem seus próprios caminhos errados; e estes têm tal influência que mesmo os grandes homens que vivem neste mundo já foram, inconscientemente, levados por eles ao erro. Os homens mais piedosos, se não forem vigilantes, sentirão a oscilação da moda de sua época. Qual é o nosso principal guia em meio à sedução dos costumes do mundo? Obviamente, a Bíblia. É verdade que a nossa consciência se corrompe; todavia, as palavras da verdade, embora apagadas da nossa mente, permanecem nas Escrituras, brilhantes em sua juventude e pureza eterna. Pergunte a si mesmo o que você conhece da Bíblia. Você sabe sobre as obras e as palavras do Salvador, além daquilo que ouve na Igreja? Você compara os ensinamentos de Cristo, ou as palavras do apóstolo Paulo (e de outros escritores) com a sua conduta diária, orando e se comprometendo a agir como eles? Se você faz isto, até aqui está indo bem, continue assim. Se você não faz, fica claro que não possui - pois não tem buscado possuir - uma noção adequada do caráter cristão perfeito. Jesus chama aqueles que o seguem para andarem na luz, sem conservar porções de suas vidas escondidas nas trevas.

Thursday, September 20, 2007

MEDITAÇAO DIARIA


Quinta-feira 20 Setembro


Eles me cercaram com palavras odiosas e pelejaram contra mim sem causa. Em paga do meu amor, são meus adversários; mas eu faço oração. Deram-me mal pelo bem e ódio pelo meu amor (Salmo 109:3-5).


RETRIBUIR MAL POR BEM


Em Burundi: Três delegados suíços do Comitê Internacional da Cruz Vermelha foram assassinados. Estavam no noroeste do país para assegurar que os hospitais recebessem água e medicamentos.
No Afeganistão: Um avião fretado por uma organização humanitária, carregado de víveres e medicamentos, foi abatido pelas mesmas pessoas que iriam receber a ajuda.
Na Mauritânia: Outro avião, destinado ao combate aos gafanhotos, foi derrubado, causando a morte de dois tripulantes.
Esses fatos ocorridos em anos recentes são, por certo, revoltantes. Mas o que dizer de outros cujas conseqüências são infinitamente mais graves?
O Filho de Deus veio ao mundo em forma humana para fazer todo o bem possível à Sua criatura: Ele curou, consolou, ressuscitou os mortos, expulsou demônios, proclamou o perdão e o amor divinos… Mas que resposta obteve da humanidade? Foi cravado em uma cruz.
Haverá ingratidão maior? O autor do Salmo 38 falou profeticamente dos sentimentos do Senhor: “Os que sem causa me odeiam se engrandecem. Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porque eu sigo o que é bom” (vv. 19-20). Tal crime pode ser perdoado? Sim, porque, ao se entregar nas mãos desses criminosos, Jesus, por Sua morte, tornou possível a salvação de toda a humanidade.

RELACIONAMENTOS

Saiba lidar com as diferenças de personalidade

A menos que você tenha um clone do sexo oposto, é praticamente impossível encontrar alguém que tenha os mesmos gostos que os seus. Portanto, as diferenças sempre vão existir entre um casal, mas isso não significa que os conflitos tenham que ser constantes. Conviver com alguém significa ter que lidar com as diferenças. Não existem no mundo duas pessoas iguais, portanto as diferenças surgem a cada instante", define a psicóloga Sueli Castillo. Segundo a psicóloga e terapeuta de casais Margareth dos Reis, para ter um relacionamento é preciso de jogo de cintura. "Não basta apenas gostar. O amor se completa com sintonia", explica. Segundo Margareth, o que pode impedir uma relação não são as diferenças e sim o egoísmo. Mas isso também não significa que você precisa fazer tudo o que seu parceiro deseja. "Se submeter apenas às vontades do outro é prejudicial, pode despersonalizar a pessoa", afirma a psicóloga." Os dois precisam ter disposição e saber que vida à dois não significa que é preciso fazer tudo juntos e gostar das mesmas coisas com a mesma intensidade", aconselha Margareth. Para Sueli Castillo, a incompatibilidade surge sempre que entramos em competição. " Deixa de ser uma relação e passa a ser uma disputa: quem vencerá? O futebol ou o cinema? O saudável é perceber que ele pode ir ao futebol e que ela pode ir ao cinema e que ambos também podem ir juntos qualquer que seja a escolha", diz Sueli." Em uma relação o jeito de ser dela não deve se sobrepor ao jeito de ser dele e vice-versa. O importante é que o casal encontre um jeito deles, um meio termo entre as diferenças de personalidade", completa a psicóloga.

Os benefícios das diferenças

" Por vezes, casais com personalidades muito diferentes convivem até melhor que casais que acreditam que os gostos são semelhantes. Tudo vai depender de como eles lidam com isso e qual é a importância que dão ao fato", essa é a opinião de Sueli Castillo. A terapeuta Margareth dos Reis acredita que as diferenças devem ser usadas para enriquecer a relação. E ela lista os pontos positivos: - Aprender a respeitar a identidade de cada um;- Viver novas experiências e, até mesmo, passar a gostar de algo que julgava ruim; - Aprender a fazer concessões;- Passar a enxergar além do próprio umbigo.

EMAIL DA D. RITA QUERIDO VAZ

Caro Jose Heleno
Que saudades! Foi bom visitar o teu site. Bom trabalho! Fiquei contente de ver muitas caras conhecidas. De noticias da Sara, Eveline(Jusara) e do Eliseu. Por aqui vamos andando bem. Os estudos vão lindamente e estou gostando de estar envolvida de novo no hospital. Estou a fazer rotacão na Maternidade agora e como diz o americano"I am enjoying it". Os meus vão bem. O Rogério regressou a casa no passado dia 12 deixando saudades. O Carlos e a Heather vão bem. Carlos continua trabalhando para o seu doutoramento em Sociologia e Religião. A Heather eat esperando e imagina que em Fevereiro serei "vozinha" (Se Deus quiser). O Lutchi vive comigo e vai bem nos estudos (computador). De notícias vossas tenho saudades.
Um abraço bem grande da vossa amiga de sempre

Rita

Wednesday, September 19, 2007

ALBUM DO NOSSO CASAMENTO (Clique aqui)

Como prometemos, aqui está o album de fotos do nosso casamento. Foi a 15 anos atrás. Parece que foi ontem. Tínhamos (Sara 21 anos e José Heleno 25 anos) uma idade bonita e na nossa cabeça passava a louca ideia de que o mundo cairia aos nossos pés. Tudo ao contrário. Nós é que concluímos que teríamos de cair, não aos pés do Mundo, mas aos pés de Deus. As lutas foram as mais duras mas vencemos todas, venceremos todas as demais que estão por vir.
Valeu a pena. O nosso inimigo deve estar frustrado por não nos ter derrubado.

Deus sempre esteve no comando do nosso casamento. Podemos dizer: 15 anos, casados também com Deus.

Somos felizes, aleluia.

Obrigado Senhor

RETIRO DOS JOVENS DE SAL-REI



Nos dias 10 a 15 de Setembro fomos a um retiro em “DERRUBADO”. Este é um lugar especial. Parece que ficamos mais perto do céu e é por isso que marcamos encontro neste sítio todos os anos. O Pr. Francisco falou durante a semana fixando em Marcos 10: 21,22. Foi poderosamente usado por Deus para falar aos nossos corações. O Pr. Apelou para que um de nós tenha um compromisso com Cristo e a partir deste compromisso advir mais serviço e comunhão. Na sexta feira tivemos um tempo de jejum e oração, durante o qual fomos acrescentar pedras ao altar do Senhor ali erigido.E nós, jovens ali presentes, fizemos um compromisso com o NOSSO PAI CELESTIAL DE SER UMA JUVENTUDE MAIS RESPONSAVEL E UMA GERACAO DE ADORADORES.Aprendemos bastante e estamos certos de que o trabalho do Senhor aqui vai crescer mais e mais.E QUE DEUS POSSA DERRAMAR CHUVAS DE AVIVAMENTO SOBRE O SEU POVO.


DIANA PIRES
Sal-Rei

Boavista

ANIVERSARIO DE CASAMENTO


Hoje, 19 de setembro, três são os casais pastorais que fazem anos de casados. São eles: Sara/Jose Heleno, Rasalinda/Silvino, Ruth/Armando.

Temos estado a publicar e a parabenizar os casais pastorais pelo aniversario de casamento mas alguns tem-nos escapado, como por exemplo: Ester e Aderito. Este casal fez 22 anos de vida em comum no dia 7, proximo passado. Ao casal "Ferreira", pedimos as nossas sinceras desculpas por não termos feito menção.

Estamos disponiveis para publicar albuns de fotos mas para isso as fotos devem ser facultadas a tempo de serem escaneadas. Não nos peçam mais, principalmente hoje. Estamos a festejar.

NÚMERO DE TELEMOVEL DOS PASTORES

Conheça o contacto - móvel de todos os pastores. Brevemente será publicado o endereço do correio electrónico de todos os pastores.
Respondemos assim ao pedido de muitos visitantes à volta do Mundo.

Antonio Barbosa Andrade………………………………………………….....................9975878
António Gonçalves…………………………………………………………........................9813408
Aderito Ferreira…………………………………………………………........................….9916957
Adriano Leite……………………………………………………….....................…….....…9914259
Arlindo Tavares………………………………………………………….....…....................9956801
Armando Sá Nogueira…………………………………………………...….....................9970429
Ananias Semedo………………………………………………………….....…...................9851348
Austolino Levy……………………………………………………………...........................9971576
Braz Cardoso………………………………………………………………...........................9933811
Cleiton Ferreira………………………………………………………….....…....................9942779
Emanuel Soares………………………………………………………….....…....................9971179
Ezequiel Borges…………………………………………………………......…....................9986259
Fernando Carvalho………………………………………………………...…....................9968380
Fernando Sousa…………………………………………………………................….......................
Francisco Vaz…………………………………………………………….............................9923531
Gastão Correia…………………………………………………………......….....................9917095
Idrissa Gomes…………………………………………………………….......…..................9966006
Ivan Duarte……………………………………………………………….….........................9971994
José Heleno Pereira……………………………………………………….........................9828966
Josué Monteiro……………………………………………………………..........................9939597
Lecinio Lopes………………………………………………………………..........................9874288
Luís Monteiro-Sal………………………………………………………….........................9952769
Luís Monteiro-Fogo……………………………………………………….......................................
Orlando Batista…………………………………………………………….........................9950923
Osvaldo Rocha……………………………………………………………...........................9811551
Manuel Barros……………………………………………………………............................9929851
Nilton Duarte………………………………………………………………..........................9925440
Ramiro Monteiro…………………………………………………………...........................9950713
Renato Monteiro……………………………………………………...…...........................9963729
Saidy Lopes……………………………………………………………….............................9839014
Samuel Santos……………………………………………………………...........................9937982
Simão Pereira…………………………………………………………….............................9919806
Socorro Fontes................................................................................................9926661

OBS: Os 12 pastores que faltam serão publicados brevemente

CASAMENTO DA CLAUDIA E DO DJONEY


Claudia e Djoney casaram uns meses atrás. Agora mostramos as fotos da grande celebraçao.

Fique por dentro da festa, vendo as fotos.
OBS: Veja todas as fotos clicando no título

Tuesday, September 18, 2007

GRANDE RECEPÇAO NO MAIO


O novo casal pastoral já está empossado. O acto foi presidido pelo Rev Aderito Ferreira. Aconteceu no domingo passado. O povo esteve em massa no cais acostavel para receber a D. Celita e o Rev Emanuel. Tão cedo o casal não vai esquecer este quadro que devia ser repetitivo em todas as ilhas.
O momento alto esteve reservado para o culto Devocional. Para alem da desafiante mensagem do Rev. Ferreira, assinatura do acto de posse, a passagem de testemunho, a oração final, perece-nos ter sido mais marcante, as palavras da D. Bebé no ouvido do empossado à porta da igreja no final do culto.
Houve matança de animais e tudo. Festa “Bedjo”.
O sarau à moda antiga não foi esquecido. Tudo feito ao pormenor. Assim mesmo. Mas tudo isto parece ter o dedo do pastor cessante, Rev Nilton Duarte e do sr. Cristiano Santos.
A Junta do Maio podia enviar uma cópia do programa de recepção ao distrito. As outras igrejas precisam saber estas coisas.
Rico ministério, colegas. Deus vos abençoe ricamente.

PEDIDO

Gostaríamos de ter mais "Nazarenos" a participar com reflexões e artigos. Não tem sido facil mas se cada um fizer o que puder, esta página será cada vez mais rica e abençoada.
Precisamos urgente de alguem com disponibilidade para nos ajudar a fazer: manutenção, correção, redacção e publicação.
Caso tiver disponibilidade, queira contactar-nos por 9828966 ou por email: joseheleno67@gmail.com

MEDITAÇAO DIARIA

18 de Setembro


Mateus 21:1-17



Em cada um dos três primeiros evangelhos, a entrada em Jerusalém marca o princípio da última parte da jornada do nosso Salvador neste mundo. O cumprimento da profecia de Zacarias (cap. 9:9) era a prova cabal para Israel de que o Messias veio visitá-lo. Era impossível confundi-lo com outro: "Justo e salvador, humilde, montado em jumento...". Esperava-se um altivo e grande rei, entrando na cidade montado em seu cavalo de guerra, à frente de seus exércitos. Mas um rei humilde e manso - isso é quase inaceitável para os pensamentos humanos.
A graça e a bondade do Senhor Jesus não O impedem de agir com a maior severidade quando vê os direitos de Deus sendo pisados, como é o caso dos vendedores do templo (v. 12). Da mesma forma, os Seus discípulos têm de agir. A bondade que deve caracterizá-los não pode acabar com a firmeza (1 Coríntios 15:58). A presença de Jesus no templo teve muitas conseqüências: em primeiro lugar, uma imediata purificação; mas, ao mesmo tempo, a graciosa cura dos doentes que foram a Ele; depois, o louvor das criancinhas, e, por último, a indignação dos inimigos da verdade.

COLUNA DO PR. LINO MAGNO


Querido(a)

O natural de um ser humano normal, é se lamentar pela perda de algo, ou quando alguma coisa de valor se acaba, como por exemplo, a nossa reputação, o reconhecimento social, o ministerio, a fama, o prestígio, o dinheiro, etc. A Festa do casamento em Canã da Galileia, discrito pelo Apostolo João Cap. 2, relata-nos que aconteceu um casamento na cidade, tal acto representava algo de relevância para os familiares presentes e amigos convidados. É de conhecimento de muitos, que toda a festa judaica necessariamente tinha que ter o Vinho, a necessidade do vinho estar sempre presente nas festividades, representava um aspecto espiritual e não carnal, representava a alegria e o reconhecimento do favor divino, é importante salientar que essa prática também cultural presente na sociedade judaica, não significava um estimulo á prática abusiva do uso do vinho por aqueles que porventura busca um argumento favoravel. NO ANDAMENTO DA FESTA O VINHO ACABOU. Voce sabe, que nenhum ser humano por mais forte que seja, psicologicamente ou emocionalmente, tem a estrutura inteiramente forte para lidar com algo que se acaba, todos nós sabemos que lamentamos e quase que ficamos frustrados quando acaba algo que tanto gostamos, como por exemplo, nosso prestígio, fama, reconhecimento social, confiânça dos outros, enfim...Voce certamente já passou por essa situação de ter a ideia que algo se foi, eu particularmente já vivi essa cena dramática, quase que não dormia de tanto pensar como dar a "volta por cima". É verdade meu irmão(a) não temos estrutura suficiente para lidarmos com as perdas, mas AINDA O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR, CREIA NISSO E NÃO DESISTA. Alguém chegou e confidenciou à Maria, mãe de Jesus, O VINHO ACABOU, é provável que Maria fazia parte da familia dos noivos, ou os representava de uma forma ou de outra, procuraram a Maria para informa-la que algo importante na festa acabou.Vamos pensar juntos, Jesus nessa época ainda não era conhecido como filho de Deus que veio ao mundo para perdão dos pecados, Ele era apenas Jesus filho do carpinteiro e cuja mãe era Maria, nessa óptica ninguem sabia que o filho de Deus estava presente na festa, entretanto Maria era a única pessoa que sabia verdadeiramente quem era Jesus de facto. Ele ainda não tinha inaugurado o seu minitério com um sinal sobrenatural, e a hora chegou! 'FAZEI TUDO QUE ELE VOS MANDAR" O milagre aconteceu, os grandes milagres acontecem quando algo acaba em nossa vida ou em outras áreas da nossa existência e quando não sabemos o que fazer. É provável que a presença de Jesus passou-se pelo anonimato, mas algo de extrema importancia aconteceu naquela festa e poucos deram conta disso, temos que tomar cuidado, o milagre já aconteceu e nós nem demos conta. Não busque a pessoa errada para te ajudar a superar algo que se foi, JESUS AINDA ESTÁ PRESENTE. O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR, CREIA NISSO E VAI EM FRENTE. Creio que o mais dificil ainda, é lidar com aqueles que nos pedem satisfação quando algo acaba, temos que ter paciência e sabedoria para atendermos tais pessoas sem ferir e procurar agir com amor, mas é difícil porque todos querem saber o porquê. O MELHOR VINHO VEIO DEPOIS. É assim que acontece conosco meu amigo(a), o melhor vem sempre depois, Deus é aquele que tem sempre o melhor para os seus queridos e estimados filhos, não fique se lamentando, se algo que voce tanto amava se foi, seu prestigio, sua fama, AINDA O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR, BASTA VOCE SE LEVANTAR E SE ERGUER E DEIXAR JESUS FAZER O MILAGRE. A sua festa ainda não acabou, talvéz não há alegria e sonhos que um dia tiveste, planos se desabaram, e quem sabe, te sentes um pouco frustrado como um dia me sentí, é hora de levantar e permitir que Jesus transforme sua "ÁGUA EM VINHO"SE ALGO QUE ERA BOM ACABOU, AINDA O MELHOR ESTÁ POR VIR, O MELHOR VINHO VEIO DEPOIS. Termino, desejando que sua vitória seja ainda maior, é assim que Deus quer fazer em minha e sua vida, não desista dos teus sonhos, e não fique se lamentando como aqueles que não tem esperança, ainda o seu Deus continua vivo e Jesus está presente para operar o milagre. O teu "vinho acabou vai até Jesus. Só Ele pode transformar!! Um grande abraço meu e da minha esposa Cida. Leia está mensagem, procure vivê-la no seu dia a dia.

Vosso servo e amigo,

Lino Magno

Pastor no Brasil.

Monday, September 17, 2007

LUCIANA E EMILIO NO BRASIL


O casal está no Brasil de férias. Durante as férias, Emílio e Luciana foram padrinhos do irmão da Luciana que casou no dia 15, proximo passado.

O casal deve voltar no dia 24 do corrente.

De recordar que Luciana e Emílio são membros da nossa igreja em Achada Santo Antonio.
Durante este periodo no Brasil o casal visitou muitas igrejas em várias cidades.

Boas ferias e regressem logo.

FAMILIA BARROS DE LUTO


Foi a enterrar, esta tarde,(17) em Lisboa, a nossa irmã D Ester da Silva Barros Fontes. Ela faleceu ontem e deixou três filhos.

O funeral foi dirigido pelos reverendos: Adalberto Leite, Daniel de Barros e Dr. Jorge de Barros. Esses dois últimos são irmãos de sangue da falecida. A nossa irmã D Ester era filha do nosso saudoso Luciano de Barros.

O rev Gilberto Évora, de passagem por Lisboa, também esteve no funeral.

À familia Barros, apresentamos as nossas condolências

REV ANTONIO B. ANDRADE NO ISE


Fez teste e foi seleccionado. O nosso irmão e colega rev António Barbosa Andrade vai fazer Ciências de Educação no ISE.
Ele vai continuar a leccionar no liceu de Achada Grande e, paralelamente, fazer uma formação superior.
“Depois da tempestade vem a bonança”.
Não conseguimos apurar se ele vai continuar, ou não, na Várzea como pastor.
Aos fins-de-semana ele é visto com Tiago a dar para cima e para baixo. Bom sinal.
O que interessa é saber que o nosso irmão está bem, apesar dos contratempos, e nós, que somos amigos dele, sem tomar partido, estamos ao seu lado.
Bons estudos.
O móvel dele é: 9975878

22 ANOS DE CASADOS


Rev Ulisses e D. Teresa fizeram no dia 14 de Setembro, 22 anos casados. A data não passou despercebido na igreja de Achadinha. O casal teve direito a jantar fora, pago pela igreja, em restaurante à escolha. Com este gesto a igreja demonstrou, nao só amor, mas tambem que valoriza a familia, as suas lutas e victórias.

Esta moda precisa pegar. Igrejas surprendendo os seus pastores com presentes, jantares, coisas assim.

Os membros das nossas igrejas, leitores desta página, devem tomar devida nota, e mandar alguma recomendaçao lá para Comunidade Guiniense e às outras igrejas.

O casal Amado está de parabéns.


REV SAIDY LOPES EMPOSSADO


O rev Austolino Levy esteve na Brava no ultimo fim de semana e empossou Rev Saidy Lopes como pastor em Tomé Barraz.

Chega a informaçao segundo a qual o casal pastoral em Tomé Barraz está feliz da vida por ter tido uma recepçao calorosa e por ter encontrado uma igreja a arrabentar pelas costuras. Esta é felicidade que espera encontrar todos os transferidos. que seja sempre assim.

Força na djabraba
o movel dele é: 9839014

MEDITAÇAO DIARIA


Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Lucas 12.49


Quem é Jesus? Ele é o Cordeiro de Deus, o holocausto perfeito, o bom Pastor. Ele é a porta, o caminho para o Pai.
Como foi Jesus? Pedro disse que Ele era puro, imaculado e inocente; Paulo testifica que Jesus não conheceu pecado. Mas o anseio íntimo pelo fogo que deveria arder não foi despertado unicamente pela pureza e inocência de Jesus. Muitos sabem que foram purificados pelo sangue do Salvador e justificados pelo nome do Senhor Jesus. Mas este fato não acende o fogo do Espírito Santo – e assim chegamos a uma outra pergunta importante:
Como viveu Jesus? Em obediência! "...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz." Aqui já nos aproximamos do mistério do fogo que arde sempre, a revelação da Sua missão: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Ele conhece o caminho para isso e diz: "Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize." Jesus se despiu da Sua glória legítima para que por meio dEle pudesse ser aceso o fogo sobre a terra!

EMAIL DE ELISANGELA TAVARES

Primeiramente queria parabenizar esta iniciativa extraordinária Pr. JoséHeleno. Já faz vários meses que me delicio com as novidades da terra e da minha grande família que esse blog nos proporciona, mas hoje em especial me senti forçada a lhe escrever para agradecer, primeiramente a DEUS por ter-lhe dado esse sonho e ao Pastor por ter sido sensível a voz de nosso Papá, e ter obedecido. Não sabe quão bom tem sido ter esse espaço, é como se estivéssemos em Cabo Verde. Um abraço caloroso para a grande família Nazarena, e um ano eclesiástico cheio de revelações do nosso DEUS para o seu povo.
Calorosamente, sua irmã em Cristo

Elisângela Tavares

Nota: Elisângela é estudante no Brasil

Friday, September 14, 2007

NOVO CD DO REV JORGE ROCHA


O pastor, músico e compositor, Rev Jorge Rocha, tem pronto para ser lançado brevemente três novos cds. Um em português e dois em crioulo. Este nosso patrício, actualmente pastor em Oslo, Noruega, desde muito jovem canta e prega Jesus Cristo. Natural de Assomada, está no mundo a dizer que Jesus é "sima rubera, nunca ca ta seca."

Ja está a finalizar a traduçao do livro de Apocalipse para o crioulo. Nas suas proprias palavras.
"DJan kumésa traduzi libru dy Apokalipse na Kriólu dy nhâ téra. N´sa ta termina más dóz cd um em protuguéz y ótru na kriólu, gravasom djâ sta prontu falta só reprodusom.
Mós, Deos txa dan txéu kusa dimás, armun. É síma ribéra.
Deos dja danu vitória.É sabura dimás."

O nosso irmão é um amante do nossa língua.

Força," du sta djunto."

CHEGADA DE DEBORA NA CHINA

Depois de uma longa viagem (dois dias) com escalas em: Senegal, Bamako, Abidjan, Adisabeba, Nova Dili, Pequim, Debora (foto brevemente) chegou à China. Ela vai fazer construçao civil numa universidade inglesa.
Por enquanto ela está a conhecer os cantos da sua nova "casa", ja está a comer com pauzinhos e já está a dar os primeiros passos na lingua "xang shink xanshe".
Ela diz que China é "Sabi", só as saudades é que já começaram a apertar no peito.
China tem 9 horas a mais de deferença.
Força Deby

19 DE SETEMBRO


Foi em 1992, Vamos fazer, eu e Sara, 15 anos de vida em comum.
Foi a primeira cerimónia de casamento realizada no templo da igreja de Achada. Depois deste nosso pontapé-de-saída, mais de 40 casamentos foram realizados em Achada.
15 anos não são 15 dias. Deus sempre esteve connosco. O saldo é altamente positivo. Temos uma família, dois filhos (por enquanto), muito amor, mais maturidade, enfim.
Nossa lua-de-mel foi no Tarrafal e foi patrocinada 100% pelo Rev Aderito Ferreira. A ele, nossa gratidão.
Vamos publicar nesta página, no dia 19, o nosso álbum de fotos de casamento.
Somos uma família abençoada.

CEMITERIO DA VARZEA

Na semana passada fomos a um funeral e pelo que pudemos ver, o cemitério está muito bem cuidado. Está limpo, com muitas flores naturais, uma excepção na cidade da Praia, já que, agradavelmente, não se vê nenhum tipo de lixo, as campas estão bem cuidadas e as últimas obras introduzidas pela Câmara da Praia foram muito bem executadas.
Não se pode dizer que é um prazer ir ao cemitério mas o seu actual aspecto contribui, e de que maneira, para minimizar o sofrimento dos que perdem um ente querido.
Bom seria, se cá fora estivesse como lá dentro, isto é, sem lixo e bem arrumado.
Desta forma, muitos tardariam ir lá dentro, porque, com toda a certeza, o lixo e o mau ambiente são responsáveis por muitas doenças e mortes, perfeitamente evitáveis.
A vida é preciosa e deveria ser preservada pela via de um melhor ambiente.
Todos somos responsáveis pelo muito lixo da nossa cidade. Todos nós deveríamos também participar na sua solução.
Aprendamos a lição do cemitério.
Tudo está nas nossas mãos.

IGREJA DO PALMAREJO


Brevemente terá um templo condigno. O mais difícil foi conseguido. Foi doado à igreja um terreno bem localizado em Palmarejo com área suficiente para uma construção moderna.
Toda papelada já está pronta.
Este terreno tem uma história curiosa. Tão curiosa que não vamos reproduzi-la neste espaço.
O que resta agora é: Mãos à obra.

IGREJA DE PRAIA BRANCA


Frederico Fortes será empossado, este fim-de-semana, como pastor da nossa igreja em Praia Branca – São Nicolau.
Recorda-se que o Pr. Fortes foi substituir o Pr Carlos Graça que agora ministra na recém organizada igreja em Tarrafal de São Nicolau.

Thursday, September 13, 2007

CONHEÇA A NOSSA AUDIÊNCIA

Veja o histórico das últimas visitas no blog. Somos gratos a todos.

United States .........................................................293 - 21%
Portugal..................................................................132 - 9%
Brazil........................................................................64 - 4%
Netherlands.............................................................55 - 4%
NET (Network)........................................................48 - 3%
Germany..................................................................37 - 3%
Luxembourg............................................................21 - 1%
United Kingdom......................................................18 - 1%
ORG (Non-Profit Making Organisations)................7 - 0%
COM (US Commercial).............................................5
Faroe Islands...........................................................5
EDU (US Educational).............................................4
Argentina..................................................................4
Sweden......................................................................4
Chile..........................................................................3
Spain.........................................................................3
Italy...........................................................................3
Canada.......................................................................2
France........................................................................2
Norway...................................................................... 2
Belgium......................................................................1
Estonia.......................................................................1
EU (European Union)................................................1
Hungary......................................................................1
Iceland.......................................................................1
Other............................................................... 709 - 50%

REFLEXAO DE AMANDIA LIMA


ACREDITO NA JUVENTUDE


Fala-se tanto na Juventude, hoje, mas talvez poucos se interessam por ela. É urgente, portanto que se respeite o lugar que ela ocupa na comunidade, na família e na igreja.
Alguém disse: “ Se a juventude arrefecesse, o mundo tremeria de frio”

Ser jovem não depende da idade que se tem, mas do coração que possui, dos valores que se dependem, do ideal que se alimenta;


ACREDITO NOS JOVENS QUE:


São capazes de cultivar os valores morais da verdade e da esperança;
Apostam no futuro duma sociedade melhor, onde haja mais humanidade e menos materialismo;
São capazes de abrir o seu coração e a sua vida a tudo o que contribua para valorizar a pessoa humana;
Frente às dificuldades, não recuam, mas as enfrentam de cabeça levantada e com firmeza;
Não só sabem exigir mas também sabem dar;
Não só criticam mas também aceitam ser criticados;
Sabem aceitar e aproveitar os valores que os adultos apresentam;
Defendem a instituição familiar único lugar onde a pessoa humana pode crescer harmoniosamente;
Pela fé decidem ser cidadãos do infinito;
Eles são esperança, coragem, força, vida e alegria;
Sabem dialogar com todos, sem fazer distinção de ninguém;
Detestam os vícios, a prostituição, a droga, o homicídio tolerado e a moral decaída
Que não identificam o bem com o mal;
De joelhos sabem louvar e agradecer a Deus;
Não fecham na sua classe mas tem coragem para ver mais longe;
Ver assim a juventude é vê-la por dentro.

Paro, reflicto, pergunto:

Que faço da minha juventude?

IGREJA DE ACHADINHA

A igreja de Achadinha estuda a possibilidade de alterar a estrutura do tecto da casa onde funciona actualmente a igreja. Um tecnico na area ja foi contactado e foi lhe pedido o orçamento.


O actual tecto, para alem de ser muito baixo e por isso produz muito calor, é tambem permeável às aguas. Quando chove, entra muita agua principalmente na parte mais velha, a de losalite.


Existe o sonho de se construir um templo de raiz e houve altura em que ja se estava a falar do terreno "praça catchorro" e dinheiro havia, inclusive, alguma quantia para o efeito. No sabemos em que pé está o projecto mas pela dimensao da igreja actual é justificavel e urgente a construçao de um templo.


A ver vamos

Wednesday, September 12, 2007

VISITA ESPECIAL

Nesta semana, o nosso relator de visita nos informou que alguem residente em Hungria visitou a nossa página. Por ser a primeira visita deste País, gostaríamos imenso de conhecer este nosso visitante. Caso nos queira escrever, pode fazé- lo por:

DR JOÃO GOMES NOS EUA

A ausência ja foi sentida e reclamada. É que nosso irmão e colunista semanal desta página, Dr. João Gomes encontra-se de férias nos States. Algumas pessoas já perguntaram e outras até, num tipo de "exigência" pediram o seu regresso. Ele nos acostumou com os artigos e agora nada. O espaço ficou por prencher.
Pelas nossas contas, o nosso irmão e fiel colaborador deve voltar na próxima semana. E voltando, voltará com as suas análises.

Estamos com saudades, irmão.

We miss you.

MEDITAÇAO DIARIA


"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé..." 1 Pedro 5.8-9


Devemos ver claramente que estamos organicamente enxertados em Israel (Rm 11.17-22). Esta também é a razão dos muitos ataques do inimigo a essa nação. Israel é a parte do povo de Deus que aparece visivelmente, e a Igreja de Jesus é o reverso, por assim dizer, o lado interior. Por isso também temos o mesmo inimigo e temos a mesma luta! Isso significa na prática: o mesmo inimigo que quer destruir a Israel fisicamente e não conhece misericórdia também quer destruir espiritualmente a nós, filhos de Deus. Sua tática astuta ataca os nossos olhos, para que vejamos pecado. Ele quer semear pecado, pensamentos pecaminosos em nosso coração. As Escrituras dizem: "...guarda o teu coração." Permita que a Palavra de Deus permaneça em seu coração! Satanás quer dominar os seus pensamentos, mas lembre-se do seu supremo Comandante e Salvador Jesus Cristo. O inimigo quer que você comece a falar coisas negativas, mas a Palavra de Deus lhe exorta a calar: "...quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente." Hoje em dia muitos caem, mas queremos tomar a ofensiva e atacar em nome de Jesus, pois justamente nesse tempo do fim ainda há muito terreno a conquistar!

Tuesday, September 11, 2007

HULDA LEVY

Apresentamos Hulda Levy. Ela é filha do casal Levy (Rev Austolino e D. Cesaltina), reside em Assomada com os pais, e ainda estuda. Está a terminar uma licenciatura em inglês no ISE, tem dois irmãos (Valty e Ismael). Hulda tem muitos sonhos.
Ela converteu-se em Março de 1994, na Brava, onde o pai era pastor. Era ainda uma adolescente. Nessa altura, deu sinais de que, quando for jovem, seria fiel a Deus, obediente aos pais e muito bem comportada, atributos raros nos dias que correm. Hulda encarnou todos, e mais alguns, atributos atrás mencionados.

Ela é morena, linda, simpática, inteligente e muito equilibrada.

Muito nos orgulha ter na igreja do Nazareno uma jovem do calibre da Hulda.

Parabéns! Deus te abençoe, Hulda.

Monday, September 10, 2007

ENTREVISTA COM O DR. EUGENIO DUARTE

Eugénio Duarte, cabo-verdiano, natural da ilha Brava, é o primeiro africano a ocupar o cargo de director regional para África da Igreja do Nazareno em mais de cem anos de existência dessa confissão religiosa de origem protestante. Em entrevista ao "asemanaonline", este crioulo de sucesso partilha a sua visão sobre a África e a forma como a igreja cristã pode ajudar o continente negro a encontrar solução para os seus problemas.

- A Junta Geral e a Junta de Superintendentes Gerais da Igreja do Nazareno elegeram-no para o cargo de director regional para África em Fevereiro de 2006. Pode explicar-nos que funções lhe cabem a si?


A Igreja do Nazareno está organizada em seis regiões mundiais, sendo África uma delas. Cada região é liderada por um director regional que, em assuntos relacionados com a administração da igreja, a implementação e a supervisão de planos de acção, é assistido por uma equipa de directores sub-regionais em número igual ao dos campos existentes na região (no caso de África são sete) e em assuntos relacionados com a observância de princípios e normas eclesiásticas por um conselho consultivo.


- Como chegou a esse posto?


Servindo. O posto é de serviço. Decidi por uma vida de disponibilidade completa e obediência incondicional à vontade divina. Aprendi também a escutar a voz da igreja que, em sintonia com Deus, tem-me ajudado a estar ciente das minhas limitações assim como também dos valores cuja mordomia Deus me confia para benefício de meus irmãos e minhas irmãs em Cristo e da humanidade em geral.


- É a primeira vez na história da Igreja do Nazareno que um africano ocupa esse cargo. Que significado isso tem para si e para os africanos, em geral?


Uma igreja de mais de cem anos de existência, há muito devia ter um africano prestando este serviço. A sabedoria divina nos ensina que há um tempo determinado para tudo o que acontece debaixo do sol. Aceitei a responsabilidade com temor e tremor pois requer muito mais do que uma pessoa pode fazer sozinha. Eu não aceitaria o cargo não fosse a convicção de que temos uma grande equipa em África. Durante o acto de posse neste cargo um irmão sul-africano falou em representação do continente e pediu que neste exercício eu continuasse sendo a pessoa que ele conhece. Minha resposta foi que eu me comprometeria a ser a pessoa que Deus quer que eu seja.
Eu sou o que Deus quer e faz que eu seja. Durante os oito anos que precederam a minha eleição tive o privilégio de conhecer a igreja e os desafios que ele enfrenta em quatro dos sete campos da região, abrangendo cerca de 30 países africanos e creio ser voz e parecer comum que este passo está iniciando um novo dia para a missão da igreja africana sob liderança africana numa igreja que acredita ser comissionada para uma tarefa global.


- Sendo o Dr. Eugénio Duarte originário de um país tão pequeno como Cabo Verde, num continente imenso como África, e natural de uma ilha também muito pequena, Brava, qual a satisfação que isso lhe traz?


O tamanho e as condições da nossa origem não importam quando vemos o mundo com olhos de Deus e acreditamos naquilo que Ele pode fazer com o mais pequeno dos seres. O Senhor Jesus usou a semente de mostarda para ilustrar o começo e as potencialidades do Reino que Ele veio estabelecer sobre a terra. Seu poder e nossa obediência constituem o segredo. Sinto-me honrado pela confiança da igreja e Deus me livre de a tomar e tratar com ânimo leve.


- Como é que um lusófono e cabo-verdiano trabalha num meio onde a maioria é anglófona, tendo em conta que a cultura e a mentalidade são diferentes?


Julgo que se refere às condições de vida e trabalho no local onde residimos. Minha família adaptou-se muito bem. Com efeito o país é conhecido como nação arco-íris que aprendeu a acolher e conviver com culturas de todo o mundo.


- Durante quanto tempo mais permanecerá no cargo e que objectivos pretende alcançar, tendo em conta o trabalho que fez até aqui?


Fui eleito em Fevereiro de 2006 para um termo de quatro anos. Se for reeleito e estiver convicto de que é vontade de Deus que continue neste serviço, servirei por mais do que um termo, mas não estou preso à presente função. Um dos grandes objectivos que esperamos alcançar com a ajuda e bênção de Deus é a mudança da mentalidade de dependência do exterior, não só em termos de recursos materiais como também de recursos humanos nas áreas de gestão e liderança. A igreja africana está descobrindo as suas grandes potencialidades e a liderança está investindo nisso com grande apoio da Igreja global. Queremos atingir um milhão de membros em plena comunhão até o fim de 2010, ter em cada nazareno um activo fazedor de discípulos semelhantes a Cristo e cada família Nazarena um viveiro de campeões de santidade.


- Do seu ponto de vista, como está implantado o cristianismo em África, continente onde o islamismo, por exemplo, tem muitos fiéis?


A abertura à mensagem e vida cristãs é impressionante. África é um continente desiludido com o Ocidente. Infelizmente, à vista de muitos o cristianismo é uma imposição da cultura ocidental. As igrejas estão apostando na formação de uma liderança africana esclarecida e convicta da universalidade do Evangelho. Enquanto a igreja depender do Ocidente ela será vista como uma importação e mesmo imposição. A busca de Deus que é expressa em todas as formas de religião tem de ser vista como algo humano que só o divino pode, por meios comuns, satisfazer. E o veículo que permite tal satisfação é a cultura e são os povos de África. A igreja tem de oferecer ao povo de África uma teologia relevante que responde a questões pessoais e comunais de gente comum com respeito à sua própria relação com Deus e com os outros.


- E como trabalham em África as igrejas cristãs e em particular a Igreja do Nazareno?


As igrejas cristãs com afinidade de doutrina e práticas estão ficando cada vez mais perto umas das outras. Várias formas de parceria estão sendo praticadas com sucesso em África. As diferenças são cada vez menos significantes e têm menos peso no modo como operamos no continente. Um grande número de igrejas, chamadas “indígenas”, continua distanciado de iniciativas de colaboração, devido ao seu profundo sincretismo, que acomoda quase tudo em formas biblicamente aberrantes de prática e adoração.


- Como cresce a Igreja do Nazareno em África?


No Corno de África, o crescimento da Igreja do Nazareno é fenomenal. O movimento de plantação de igrejas está atingindo níveis nunca vistos na história global da nossa denominação. Gente comum está fazendo um trabalho fora de comum sob inspiração pura e inequívoca de Deus. O mesmo está acontecendo no campo da África Ocidental e acredito que o movimento está se espalhando por todo o continente.


- Estando sedento do Evangelho, o povo africano não será também muitas vezes vítima de charlatães? Como distinguir os “lobos” dos “cordeiros?


Os mais incautos continuam sendo vítimas do engano de pessoas que ou não têm noção do gravíssimo mal de tentar confundir os negócios de Deus com os negócios do Homem ou simplesmente o fazem como resultado da rebeldia satânica. Não é fácil distinguir os lobos dos cordeiros, porque mudam constantemente as suas tácticas, vestes e jeito de fazer as coisas. O discernimento dos fiéis, no entanto, sempre acaba por desmascarar os falsos e pretensiosos. Só que, em muitos casos, são os danos perpetrados que abrem os olhos dos fiéis.


- Do seu ponto de vista, quais os maiores problemas de África e como podem ser solucionados?


O mal de África é o mal da humanidade, o pecado. A diferença entre África e outras partes do mundo está no facto de que o africano reconhecer o mal com o mesmo nível de inteligência e sabedoria do resto do mundo mas é muito mais lento em denunciá-lo. Consequentemente tardam muito a chegar respostas adequadas a desafios comuns


Entrevista por: Teresa Sofia Fortes

"in semanaonline"

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...