Saturday, September 29, 2007

COLUNA DO PR. LINO MAGNO


QUANDO TUDO PARECE PERDIDO.
Todos nós estamos sujeitos a passarmos por problemas familiares, de uma forma ou de outra. Os problemas surgem por motivos diversos, conflitos entre o casal, incompatibilidade de várias ordens, favoritismo em relação aos filhos, falta de uma comunicação saudável etc.
Em Gen. 21: 8-21, Abraão vive uma cena que evidencia claramente um conflito de ordem familiar, não pretendo fazer uma reflexão sobre o assunto, nesta passagem, minha intenção é discorrer sobre a vida de Agar e como ela conseguiu superar os problemas que a mesma enfrentou no deserto.Quando foi expulsa de casa por motivos que nós conhecemos.
A narração histórica feita por Moises, relata-nos que Agar era apenas uma serva de Abraão,
Sara não podia ter filhos, Pela lei de Moises, era possível nesse caso particular, o marido tomar uma outra mulher, como Agar por exemplo, era uma concubina, Abraão podia recorrer a essa alternativa, É interessante saber que Deus tem sempre uma alternativa para os seus filhos queridos.
Pensa comigo, Agar conseguiu se engravidar e teve um filho, Sara também conseguiu ter um filho na sua velhice, como você pode ver, a historia nos relata que Ismael tinha um comportamento debochador, esse comportamento desagradou a Sara. a situação provocou um conflito familiar tão forte que Sara tomou uma decisão radical. Não vou entrar em detalhe sobre a ordem de autoridade que Deus concedeu á família, Abraão era líder familiar, entretanto transferiu a responsabilidade á sua esposa Sara. Quando não assumimos a nossa responsabilidade como líder em qualquer área da nossa vida, quase sempre perdemos, e os resultados podem ser desastrosos.
VAMOS AO QUE NOS INTERESSA:
Agar foi expulsa de casa e caminha pelo deserto sem saber o que há de lhe acontecer.
Não sei como você avalia o comportamento de Sara, numa analise rápida, puramente humana, a atitude de Sara pode ter julgamentos vários e até maldosos, a boa noticia é compreendermos que NEM SEMPRE O QUE PARECE PERDIDO PERANTE OS NOSSOS OLHOS ESTÁ REALMENTE PERDIDO. É preciso encontrar algumas “SARA” na nossa vida para nos expulsar do lugar onde nós estamos. Agar estava num lugar de conforto, tranqüila, tendo do bom e do melhor, certamente nunca tinha tido uma experiência pessoal com Deus, juntos podemos descobrir dez (10) lições importantes que Agar teve do deserto quando foi expulsa de casa , Vejamos:
Agar aprendeu a ouvir a voz de Deus. Quando os nossos recursos se acabam é ai que os de Deus se revelam de uma forma surpreendente.
Aprendeu a depender de Deus
Aprendeu que no meio de tanta incerteza e dificuldade, Deus pode abrir uma porta surpresa.
Aprendeu que nem sempre tudo está perdido, a água acabou, Deus abriu seus olhos e viu que perto dela havia um poço. Talvez Deus tem algo tão perto de você e não consegues ver.
Aprendeu que nos momentos de aparente crise, Deus se revela profundamente quem ele é.
Aprendeu que nas dificuldades, nos tornamos mais sensíveis á sua voz.
Aprendeu que Ismael o filho da serva, também era alguém importante diante de Deus. Às vezes os conflitos nos impedem de nos apercebermos quem somos de facto diante de Deus.
Aprendeu que no deserto, algo pode faltar, mas Deus está sempre perto.
Aprendeu que o plano de Deus para Ismael, se tornou mais evidente quando passou pelo deserto.
Aprendeu que Deus está sempre presente em qualquer circunstancias da nossa vida.
Lino e Cida Magno.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.