Sunday, May 17, 2009

Meu segundo rebanho




Visitei Nilópolis, no Rio de Janeiro, quando ainda era estudante no Seminário. Lembro que na época o pensamento que tomou conta de mim foi: “Eis um local para o qual não desejo ser enviado.” Algum tempo depois, minha lua de mel na Igreja do Nova Europa, em Campinas, foi abruptamente interrompida. O Dr. Mosteller chamou-me em seu escritório e, sem rodeios, me disse que o Conselho Missionário havia me designado justamente para Nilópolis, onde eu substituiria o Rev. Jaime Kratz. Meu segundo rebanho. Com apenas 22 anos e em uma igreja também jovem e, de fato, pungente. Bem...passei seis magníficos anos com meu segundo rebanho. Aprendi a amar essa cidade mais do que a qualquer outra. Formei minha família, casando-me com a mais bonita e prendada jovem da Igreja. Lúcia teve coragem para seguir-me para sempre. Ela tinha então apenas 18 anos. Nossos filhos mais velhos, Cláudio e Flávio, chegaram nesse tempo. Ambos "chatubenses" da gema! Em pouco tempo, a igreja explodiu: um grupo de 70 pessoas, legado pelo missionário Jaime Kratz, transformou-se em uma igreja com uma frequência de mais de 400 pessoas. Mais de 40 anos depois ainda fico encantado com os meios que Deus usou: minha classe de EBD com mais de 50 juniores; dezenas e dezenas de jovens nos estudos bíblicos todas às segundas; pontos de pregação por todos os lados; a compra de um terreno; a construção do templo (um ex-macumbeiro, Líbero Lazari, tornou-se um dos meus melhores amigos, e veio a ser o nosso mestre de obras, com quem aprendi os primeiros "macetes" da construção civil); as grandes delegações para Campinas por ocasião das Assembléias Distritais, e também para os acampamentos em Serra Negra. Tudo isso me levou à compreensão de que os caminhos do Senhor são mesmo mais altos do que os nossos. Hoje, a Igreja de Nilópolis está construindo seu mega santuário para mais de 3 mil pessoas, pois já possui esse número de membros. Quando saímos de Nilópolis, deixamos para trás uma igreja sólida, com mais de 400 membros, e dezenas de alunos matriculados no seminário regional, duas novas igrejas plantadas - Rocha Sobrinho e Olinda.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.