Friday, May 8, 2009

Uni-CV promove Workshop sobre gripe A (H1N1)

A coordenação para a área da Saúde da Universidade de Cabo Verde organiza esta sexta-feira, dia 08, pelas 15 horas, no auditório do Campus do Palmarejo, um workshop sobre o tema Gripe A (H1N1): Infecciologia e Epidemiologia.
O workshop, que tem como público alvo os docentes, discentes e funcionários da Uni-CV, será orientado pelo médico infecciologista do Hospital Agostinho Neto e director do Programa Nacional de Tuberculose e Lepra, Dr. Jorge Noel Barreto, e pela responsável do Serviço de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Dra. Maria de Lourdes Monteiro.
Segundo a Coordenadora da Saúde da Uni-CV, Dra. Isabel Araújo, o objectivo é o de trazer para o seio da universidade um tema actual e de interesse geral pois esta, enquanto centro académico, tem que acompanhar a actualidade social e mundial e estimular o interesse e a busca de respostas.
“ Esta epidemia já está presente em todos os continentes e Cabo Verde como país que se encontra na encruzilhada tem que estar atento. Embora a nossa universidade ainda não desenvolva pesquisas científicas na área da saúde, enquanto centro académico quisemos contribuir para informar e debater esta matéria de interesse para a sociedade”, refere a coordenadora.
A Uni-CV, que tem duas licenciaturas ligadas à saúde (Ciências Biológicas e Enfermagem), iniciou esta semana na Praia e no Mindelo um curso superior profissionalizante em Biodiagnóstico que irá capacitar cerca de 40 discentes em técnicas laboratoriais como coletas de amostras biológicas, análise da acção dos medicamentos ou de reações imunológicas, etc.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.