Friday, July 3, 2009

Historico do Rev. Socorro Fontes



Esta foto mostra o nosso colega, Rev. Socorro Antonio Fontes, actual pastor na igreja do nazareno em Mindelo, aos 20 anos, em plena flor de idade.
Sete anos antes, aos 13 anos de idade, deixou a ilha do Fogo rumo a ilha de Santiago. Esta era a sua primeira viagem e foi a bordo do conhecido navio "Primos". Na altura desta foto, a preto e branco, estava na tropa com patente de I Sargento, em Espargos, ilha do Sal.
Nos principios dos anos 80, regressou à sua ilha natal, a ilha do Fogo, para juntamente com outros amigos, fundar o Cutelinho Futebol Club. Depois, regressou à Praia para servir de tuctor ao primeiro filho do Sr. Antero Fontes, seu tio. Recebeu a responsabilidade de cuidar do Anterinho, de seu nome proprio, Antero Daniel Fontes.
Foi professor de Educação Fisica em Assomada, sendo um dos que mais implementou a modalidade de Andebol na actual cidade do Planalto, no interior de Santiago. Para alem do desporto, tambem se apegou de tal forma a uma moto, o tal "Solerabai", que onde estava um, estava a outra. Muitas pessoas em Assomada dizem ter recebido dele, peças de vistuário em tempos de crise.
Em 1987, no mítico vale de Sao Francisco, no dia 16 de Agosto, pelas 13:39, a sua vida deu uma grande e santa reviravolta. Num culto de acampamento nazareno em que pregara o Rev. Gilberto Evora, na passagem de II Timoteo 2:15, o Espirito Santo mudou o rumo dele. Naquela tarde, testificou de chamada para o ministerio. Os jovens: Braz Cardoso, Jose Heleno, Wantais, Joao Lopes, Arlindo Tavares, Aurora Leite, Jacinto Ramos, Jose Carlos que recebeu a alcunha de Martinho da Vila e Gamaliel Andrade tambem deixaram o seu testemunho. Lembramos de detalhes interessantes daquela tarde inesquecivel. O coro "Uma voz meiga me chamou/ Era a voz do meu Salvador/ Repondi sem hesitacao/ Eis-me aqui, manda-me Senhor". Em 1988, deixou a congregacao de Achada Santo Antonio, onde passara a congregar, para ingressar no Seminario Nazareno de Cabo Verde. Dois anos depois, 1990, voltou a cidade da Praia para se casar com a neta do saudoso Sr. Francisco Veiga, membro numero 1 da igreja de Achada Santo Antonio, jovem essa de nome Sara Mendes. Em 1991, formou-se pelo Seminario Nazareno de Cabo Verde, com distincao, e, no mesmo ano, foi colocado em Sal Rei Boavista. Volvidos 5 anos, deixa Sal Rei para pastorear a igreja do nazareno de Ribeira Grande, em Santo Antao. Depois de alguns anos na ilha das montanhas, rumou a Sao Vicente para cuidar da igreja de Cha de Alecrim. Ja la vao tres anos que cuida da igreja central do Mindelo. Ele é pai de duas meninas e dois rapazes.
Como ja fizemos referencia numa outra ocasiao, na familia do Rev. Socorro, todos os nomes comecam e terminam com a letra "S". O colega Rev. Fontes conta hoje com 49 anos de idade.
Deus abencoe a familia do Rev. Socorro Fontes.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.