Saturday, July 25, 2009

Na Esquina do Tempo - Crónicas de Diazá


Na Esquina do Tempo - Crónicas de Diazá é o título do próximo livro do Dr. Manuel Brito Semedo, a ser publicado no próximo dia 3 de Agosto. Segundo o autor, essas crónicas são inéditas e todas elas contam histórias afectivas da sua saudosa avó e filha.
De recordar que o nosso irmão Brito Semedo é natural de São Vicente, e, como tal, confessa nutrir um profundo amor à sua ilha natal. Ele, ao contrário de uma boa percentagem de sãovicentinos, é apoiante da oficialização do crioulo, variante de Santiago, como língua cabo-verdiana. Entretanto, vai dizendo que a carroça está muito adiante dos bois. Diz não ser contra, e explica.
O professor disse aquando da celebração do centenário da geração do movimento Claridade que, citamos: “São Vicente era a Ilha mais importante de Cabo Verde, por causa do Porto Grande, onde entravam dois terços do rendimento de todo o território, e numa altura em que se vivia, a nível mundial, uma grande recessão económica, lembrou”.
Um amigo muito próximo dele, quando ouviu de que iria publicar um livro versando histórias da sua avó, disse: “Tem de levar um lenço-de-mão, vai chorar de certeza”.
Brito Semedo continua igual a si mesmo: vivo, activo e sempre a sorrir.
O ex-Pastor, agora Professor Doutor, não esquece Mindelo, Renato Cardoso, Seminário Nazareno, Igreja do Nazareno, D. Idalina Barreto, Tarrafal, Assomada, Liceu Domingos Ramos, Bissau e por ali fora – pessoas, cidades e instituições que fizeram e fazem parte da sua vida.
Dr. Brito Semedo é um gentilman. Um simples "construtor da identidade nacional". É desses que a nossa terra precisa.
Deus é com ele.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.