Mais detalhes no seguinte link:
http://www.ncnnews.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?id=10007304
Lopes acredita que a nomeação de Eugénio Duarte "dignifica extraordinariamente a nossa terra" trazendo "uma rica bênção" ao país.
O pastor confessa que há muito que constituia "seu alvo" ver um cabo-verdiano a chefiar a igreja Nazarena no Mundo.
"Eugénio Duarte é um jovem que é natural da Brava, terra de o sr. João Dias, o pioneiro missionário que veio dos EUA para a ilha. Os anos passaram na nossa igreja, que como se sabe é centenária. E em cento e tal anos aparece um cabo-verdiano que é eleito Superintendente Geral da Igreja do Nazareno".Este é um momento considerado "histórico" para a Igreja, sendo que é a primeira nomeação de um não americano para o mais alto cargo dos nazarenos a nível mundial, em mais de 100 anos de história da organização.
Milhares de nazarenos de todo o mundo estão reunidos na cidade americana de Orlando, Flórida, na Assembleia Geral daquela denominação. Durante 10 dias discutem os assuntos mais importantes da organização e elegem três dos seis membros da Junta Mundial, que rege a igreja. Hoje, na sétima volta das eleições, o cabo-verdiano Eugénio Duarte surpreendeu ao ser o mais votado, facto que foi considerado histórico pelo site da Igreja do Nazareno que, também, transmitiu a votação ao vivo.
No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.
Quem é Eugénio Rosa Duarte?
Eugénio Duarte é natural da ilha da Brava, depois de ter sido secretário municipal na ilha do Maio e de ter negado uma bolsa de estudos para a ex-União Soviética, entrou em 1975 para o Seminário Nazareno, em S.Vicente. Após a sua formação teológico, trabalhou em Porto Novo, S.Vicente, onde também dirigiu a Editora Nazarena, e, nos anos 80, foi eleito Superintendente de Cabo Verde, ou seja o líder máximo da denominação no país.
Pouco tempo depois, Eugénio Duarte foi escolhido para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e Guiné-Equatorial. A 23 de Novembro de 2005, Duarte foi eleito Director Regional para África, sendo o primeiro africano a dirigir a denominação a nível continental.
No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.
Eugénio Duarte é casado com Maria Teresa Duarte, pai de três filhos e ainda tem dois netos. Actualmente reside em Joanesburgo, África do sul, mas deve mudar-se em breve para Kansas City, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.
Fonte: Expresso das Ilhas
Soubemos, por fontes seguras, que a igreja do nazareno do Mindelo agraciou a nossa missão em Angola com trezentos mil escudos cabo-verdianos (300.000.00). Isto aconteceu, no domingo passado, dia 14, quando o Dr. Danilo Carvalho, missionário em Angola, apresentou as imagens de várias congregações, durante o culto devocional. As imagens que cortam o coração de qualquer um, tocaram fundo nos nazarenos da igreja central do Mindelo. Quando viram crentes dentro de um templo nazareno, assentados sobre umas pedras por ainda não terem assentos, não resistiram. Pumba! 300.000.00!
Para que todos possam ver as imagens, disponibilizamo-las à distância de apenas um clique. Se Deus tocar o seu coração, contacte o Dr. Danilo Carvalho através do móvel 9502780, mesmo que seja para deixar uma palavrinha de ânimo.
A nossa igreja em Mindelo merece nota máxima. Não é todos os dias que um gesto deste calibre é praticado. As outras que sigam Mindelo.
Deus abençoe a igreja do Mindelo.
PS: Para ver fotos, favor clicar no titulo
http://www.nazarenemedialibrary.org/test/index.html
No passado dia 30 Maio, o Seminário Teológico Nazareno de Cuba entregou à igreja 21 novos pastores formados nesta Instituição Nazarena, sendo que cinco foram alunos internos e 16 externos, estes últimos através da formação descentralizada. Na mesma semana, em uma outra província cubana, mais 18 obreiros receberam os seus diplomas de formação teológica, graças ao eficiente programa de formação à distância.
O Vice-reitor Juan Carlos defendeu durante a cerimónia que a sustentabilidade da Obra de Deus em Cuba passa, necessariamente, pela qualidade de formação de seus servos. Sendo Cuba um País de regime comunista, com restrições em matéria de liberdade individual, ver a igreja do nazareno progredindo desta forma, outra coisa não é de se pensar, senão a própria mão de Deus.
Deus abençoe a sua igreja em Cuba.
Fonte: http://www.ncnnews.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?sid=10000007&id=10007199
A próxima Assembleia Geral da Igreja do Nazareno que vai decorrer em Orlando, EUA, de 24 de Junho a 3 de Julho terá, como prato forte, a eleição de mais três novos Superintendentes Gerais, já que, três dos actuais (ver fotos) vão se retirar por causa da reforma. Os que vão se retirar são: Dr. Diehl, Dr. Cunningham e Dra. Gunter.
O site oficial da Igreja Internacional publicou, hoje, dia 16, um histórico completo dos três que vão deixar a Superintendência Geral. Vale a pena conhecê-los, lendo o que a respeito deles se escreveu. Caso queira, eis os links:
http://www.nazarene.org/files/docs/HTMJDiehlArticle.pdf
http://www.nazarene.org/files/docs/HTMJCunninghamArticle.pdf
http://www.nazarene.org/files/docs/HTMJGunterArticle.pdf
Vozes de todos os quadrantes começam já a vaticinar que poderá acontecer, pela primeira vez, a eleição para tão alto cargo na Igreja do Nazareno de um “não-americano”.
De recordar que para ser eleito Superintendente Geral na Igreja do Nazareno, três condições são básicas, a saber: Que seja Presbítero; Que nunca tenha sido suspenso ou disciplinado; que tenha entre 35 e 68 anos.
Para além da eleição de três novos Superintendente Gerais, outros assuntos não menos importantes também serão debatidos.
Vamos esperar.
No próximo domingo, dia
Durante esses 14 anos de vida, centenas de jovens já passaram por este sítio que, a principio, gerou muita desconfiança mas, pouco a pouco, foi conquistando terreno e convencendo os mais incrédulos da bondade do projecto.
Se um balanço fosse pedido, o resultado não deixaria duvidas. Ultrapassou todas as expectativas ate dos próprios organizadores. Não obstante, as várias barreiras que apareceram nesta quase dezena e meia de anos, o projecto vingou.
Sendo o Tio, o rosto das Tendas, parabéns a ele e a quantos sonharam e armaram as primeiras tendas.
Deus vos abençoe abundantemente.
A Igreja do Nazareno, segundo os seus responsáveis, defende que a salvação é uma dádiva de Deus, não uma conquista humana. Segundo o pastor Daniel de Barros, responsável pela igreja em S. Miguel, existe mais de uma centena de crentes em toda a região dos Açores. "Temos crentes no Faial, na Terceira e em S. Miguel. Nesta última ilha temos templos em Vila Franca, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa."
Em relação às crenças da Igreja do Nazareno e àquilo que esta advoga, o pastor Daniel de Barros afirma que os nazarenos acreditam em "Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra; em Jesus Cristo, Seu filho e nosso Senhor; e no ministério do Espírito Santo. Tanto o Pai, como o Filho e o Espírito Santo formam o Deus Trino". Neste aspecto, a doutrina nazarena não se afasta muito do credo apostólico da Igreja Católica. No entanto, diz o pastor Barros, a Igreja do Nazareno prega "a Bíblia como credo de fé. Não aceitamos o que a contradiz porque acreditamos que ela é a verdade fundamental. E a nossa mensagem é, toda ela, bíblica. Não a inventada pelos homens, porque há doutrinas e igrejas, que consideramos seitas, que aproveitam retalhos. Ou seja, tiram um bocado daqui e dali para apoiar uma certa doutrina que querem aproveitar. Nós não aceitamos isso. A bíblia autêntica, aprovada como um todo, é aquilo por que nos regemos".
Uma outra diferença entre esta igreja e a Católica é o facto de não reconhecerem a existência do Purgatório. "Nós não acreditamos no Purgatório. Isto é uma invenção da Igreja Católica e uma forma de controlar e tirar proveito da situação. É uma forma de se aproveitar das pessoas. Então, a bíblia fala do céu e do inferno, que é o lugar dos mortos. Até Jesus ensinou, por parábolas, que há um seio de Abraão e um lugar de tormento para os que não acreditam em Deus. Cremos que o Homem pecou pela desobediência de Adão e que, a partir daí, todo o género humano passou a viver com o vírus do pecado. A bíblia diz-nos que Jesus Cristo veio para resolver as obras do pecado. Cremos que Ele, morrendo na cruz, pagou a nossa conta. Portanto, liberta todo aquele que crê, para que este tenha a vida eterna". A salvação é alcançada aceitando o sacrifício de Jesus Cristo, através da fé e acreditando na palavra de Deus. Será, desta forma, "salvo aquele que for fiel até ao fim". A Igreja do Nazareno acredita, ainda, no "Baptismo que Jesus ordenou aos seus discípulos".
Nos Açores, a Igreja do Nazareno celebra os seus cultos aos domingos, a chamada Escola Dominical, das dez às onze horas da manhã. Das onze ao meio-dia, celebram o culto da família crente. Às terças-feiras, por exemplo, têm o culto da Oração, sempre às 20h00, e, às sextas-feiras, o culto da Juventude, às 19h00. As actividades recreativas para as crianças decorrem todos os sábados, pelas 16h30, no Centro do Nazareno, um espaço criado para o efeito.
Em Portugal desde 1973
Este movimento foi oficialmente estabelecido em 1919, nos EUA. Resulta da união da Associação de Igrejas Pentecostais, Igreja do Nazareno e Igreja de Cristo de Santidade. A sua denominação foi mudada devido à distanciação da sua doutrina em relação a outras igrejas. Esta Igreja chegou a Portugal em 1973 e, inicialmente, os cultos eram celebrados em casas particulares. No entanto, esta religião só se pôde oficializar em 1976, em virtude do regime salazarista que impedia a liberdade religiosa no nosso País. Nos Açores, o responsável pelo testemunho nazareno foi Mosteller. Este já tinha trabalhado em Cabo Verde, no Brasil e no Continente e, em 1984, veio para a Região para estabelecer a Igreja do Nazareno.
INÊS GONÇALVES
Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti, Senhor
Eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua paz
Largo tudo pra Ti seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é o meu bem maior
Faz um milagre em mim
Como Zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti, Senhor
Eu preciso de Ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a Tua paz
Largo tudo pra Ti seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é o meu bem maior
Faz um milagre em mim. ( 4x )
PS: Caso queira escutar o audeo deste louvou, favor clicar no seguinte link:
http://www.musicasparascrap.com/ouvir.php?musica=RegisDanese-FazUmMilagreEmMim
A última reunião da Consultiva, neste ano eclesiástico, acontece esta semana na ilha de Santiago.
Em cima da mesa, como não poderia deixar de ser, vai estar a agenda de transferências de pastores. Soubemos junto de uma das nossas fontes perto da Consultiva que faltam apenas os retoques finais. Certo também é que algumas igrejas de auto-sustento andam, num contra-relógio, à busca de um novo pastor, atendendo que, pelo menos dois já terão comunicado à Junta local, com conhecimento do superintendente do distrito, que não pretendem continuar.
Estamos de plantão para anunciar, a qualquer momento, todo o calendário logo que do conclave nazareno sair o desejado fumo branco. Aguardemos.
No passado dia 6 de Junho, anteontem, pelas 20h, em Tarrafal de Santiago, o Pastor Silas Lopes acompanhado dos pais do Manuel, foi à casa dos pais da Marly para passar um recado bem especial. Foi a mando do Manuel, o noivo, pedir a mão da Marly
Soubemos que durante a cerimónia falhou a electricidade pelo que tiveram de recorrer à luz da vela. Este imprevisto criou um ambiente romântico e facilitou o discurso do Manuel que, meio trémulo, lá inspirou e concluiu o seu discurso dizendo: esta é a mulher da minha vida. Na hora, o Manuel não esqueceu de agradecer ao Rev. Austolino Levy pelos sábios conselhos que deste recebeu.
De salientar que estes dois jovens são membros da nossa igreja em Tarrafal de Santiago
Deus abençoe os noivos MM (Marly & Manuel)
PS: Para ver fotos, favor clicar no título
Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...