Tuesday, June 30, 2009

Cabo-verdiano é eleito líder mundial da Igreja do Nazareno



Por VNN Staff / Publicado Tuesday, June 30, 2009
O cabo-verdiano Eugénio Duarte, actual director regional para Africa da Igreja do Nazareno, foi eleito hoje, em Orlando, Estados Unidos, Superintendente Geral daquela denominação evangélica.

A notícia é considerada histórica para a Igreja do Nazareno por ser o primeiro não americano a ser eleito para o mais alto cargo dos nazarenos a nível mundial, em mais de 100 anos de história da organização.
Milhares de nazarenos de todo o mundo estão reunidos na cidade americana de Orlando, Flórida, na Assembleia Geral daquela denominação. Durante 10 dias discutem os assuntos mais importantes da organização e elegem três dos seis membros da Junta Mundial, que rege a igreja. Hoje, na sétima volta das eleições, o cabo-verdiano Eugénio Duarte surpreendeu ao ser o mais votado, facto que foi considerado histórico pelo site da Igreja do Nazareno que, também, transmitiu a votação ao vivo.
Natural da Brava, ilha que por ser berço da imigração foi a primeira a receber a chegada dos chamados “protestantes” no ano 1900, Eugénio Rosa Duarte, depois de ter sido secretário municipal na ilha do Maio e de ter negado uma bolsa de estudos para a ex-União Soviética, entrou em 1975 para o Seminário Nazareno, em S.Vicente. Após a sua formação em teologia, com distinção, trabalhou em Porto Novo, S.Vicente, onde também dirigiu a Editora Nazarena. Nos anos 80 foi eleito Superintendente de Cabo Verde, ou seja o líder máximo da denominação no país.
Devido ao seu grande talento como líder e servo de Deus, Eugénio Duarte foi escolhido, pouco tempo depois, para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e Guiné-Equatorial. A 23 de Novembro de 2005, Duarte foi eleito Director Regional para África, sendo o primeiro africano a dirigir a denominação a nível continental.
Hoje, Cabo Verde e seu filho ilustre Eugénio Duarte fazem história. No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.
Com um mestrado em Liderança e falante fluente de português, francês e inglês, Eugénio Duarte é casado com Maria Teresa Duarte, pai de três filhos e ainda tem dois netos. Actualmente reside em Joanesburgo, África do Sul, mas deve mudar-se em breve para Kansas City, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.

Fonte: Visaonews citado pela asemana on line

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.