Saturday, June 20, 2009

TABU


Se ontem se explicava a criminalidade em razão da pobreza e da concomitante “revolta”, ou com a falta de uma educação para a cidadania, hoje temos que concluir que estas categorias só por si não explicam a existência de formas mais organizadas e sofisticadas de criminalidade e níveis mais elevados de violência.
Todos percepcionamos que quanto maior for a depressão para as classes mais desfavorecidas, o desemprego, a sua depauperização e marginalização social, maior será a taxa de criminalidade.
Mas isso não justifica directamente a elevada violência com que se está a caracterizar a criminalidade hoje em dia e o álibi da Guerra Colonial, já não serve.
Obviamente que a programação das televisões, com séries cada vez mais violentas, influenciarão decisivamente nalgumas atitudes, especialmente a dos criminosos mais jovens.Mas a atitude de muitos pais de relegarem para 2 plano a sua imensa responsabilidade é factor determinante, tipicamente dizem:" ami ka tem nada fozi cu nha fidjó"eu digo que tristeza se eu errar com os meus filhos ou se ele ou ela mas tarde enveredar pelo mau caminho não assumirei toda a responsabilidade porque a vida não me pertence mas tomarei responsabilidade por aquilo que me competia como pai e falhou.
Apenas duas causas por outro lado existem novos paradigmas a ter em conta.
'mas quem deseja na comunidade Cabo-verdiana tomar a sério este tópico quer em Cabo-verde quer em Portugal-França-Holanda-USA-nossos lideres principalmente Religiosos tem falta de coragem e tomam o rumo do conformismo .
Termino com uma oração:Seja diligente em sua fidelidade devemos buscar nossa santificação naquele lugar onde a providência nos colocou, em vez de construir castelos no ar concernente a grandes virtudes em posições que não ocupamos... em nome de Jesus, Amen!
Por: Emanuel - Emaús

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.