Friday, June 12, 2009

Igreja do Nazareno nos Açores


A Igreja do Nazareno chegou à Região em 1984. Está presente nas ilhas do Faial, Terceira e S. Miguel. Conta actualmente com mais de uma centena de crentes.

A Igreja do Nazareno, segundo os seus responsáveis, defende que a salvação é uma dádiva de Deus, não uma conquista humana. Segundo o pastor Daniel de Barros, responsável pela igreja em S. Miguel, existe mais de uma centena de crentes em toda a região dos Açores. "Temos crentes no Faial, na Terceira e em S. Miguel. Nesta última ilha temos templos em Vila Franca, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa."
Em relação às crenças da Igreja do Nazareno e àquilo que esta advoga, o pastor Daniel de Barros afirma que os nazarenos acreditam em "Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra; em Jesus Cristo, Seu filho e nosso Senhor; e no ministério do Espírito Santo. Tanto o Pai, como o Filho e o Espírito Santo formam o Deus Trino". Neste aspecto, a doutrina nazarena não se afasta muito do credo apostólico da Igreja Católica. No entanto, diz o pastor Barros, a Igreja do Nazareno prega "a Bíblia como credo de fé. Não aceitamos o que a contradiz porque acreditamos que ela é a verdade fundamental. E a nossa mensagem é, toda ela, bíblica. Não a inventada pelos homens, porque há doutrinas e igrejas, que consideramos seitas, que aproveitam retalhos. Ou seja, tiram um bocado daqui e dali para apoiar uma certa doutrina que querem aproveitar. Nós não aceitamos isso. A bíblia autêntica, aprovada como um todo, é aquilo por que nos regemos".
Uma outra diferença entre esta igreja e a Católica é o facto de não reconhecerem a existência do Purgatório. "Nós não acreditamos no Purgatório. Isto é uma invenção da Igreja Católica e uma forma de controlar e tirar proveito da situação. É uma forma de se aproveitar das pessoas. Então, a bíblia fala do céu e do inferno, que é o lugar dos mortos. Até Jesus ensinou, por parábolas, que há um seio de Abraão e um lugar de tormento para os que não acreditam em Deus. Cremos que o Homem pecou pela desobediência de Adão e que, a partir daí, todo o género humano passou a viver com o vírus do pecado. A bíblia diz-nos que Jesus Cristo veio para resolver as obras do pecado. Cremos que Ele, morrendo na cruz, pagou a nossa conta. Portanto, liberta todo aquele que crê, para que este tenha a vida eterna". A salvação é alcançada aceitando o sacrifício de Jesus Cristo, através da fé e acreditando na palavra de Deus. Será, desta forma, "salvo aquele que for fiel até ao fim". A Igreja do Nazareno acredita, ainda, no "Baptismo que Jesus ordenou aos seus discípulos".
Nos Açores, a Igreja do Nazareno celebra os seus cultos aos domingos, a chamada Escola Dominical, das dez às onze horas da manhã. Das onze ao meio-dia, celebram o culto da família crente. Às terças-feiras, por exemplo, têm o culto da Oração, sempre às 20h00, e, às sextas-feiras, o culto da Juventude, às 19h00. As actividades recreativas para as crianças decorrem todos os sábados, pelas 16h30, no Centro do Nazareno, um espaço criado para o efeito.

Em Portugal desde 1973
Este movimento foi oficialmente estabelecido em 1919, nos EUA. Resulta da união da Associação de Igrejas Pentecostais, Igreja do Nazareno e Igreja de Cristo de Santidade. A sua denominação foi mudada devido à distanciação da sua doutrina em relação a outras igrejas. Esta Igreja chegou a Portugal em 1973 e, inicialmente, os cultos eram celebrados em casas particulares. No entanto, esta religião só se pôde oficializar em 1976, em virtude do regime salazarista que impedia a liberdade religiosa no nosso País. Nos Açores, o responsável pelo testemunho nazareno foi Mosteller. Este já tinha trabalhado em Cabo Verde, no Brasil e no Continente e, em 1984, veio para a Região para estabelecer a Igreja do Nazareno.

INÊS GONÇALVES

Fonte: expresso das nove

1 comment:

Anonymous said...

Prezado Pastor daniel, é com muita alegria que posso entrar em contato com vossa pessoa, meu filho foi bem recebido e acolhido por todos de sua igreja, hoje nos contatos que tenho com meu filho ele só tem coisas boas a falar e uma delas é de estar em sua igreja e que passou a ser membro desta igreja,ele casou a poucos dias, e está muito feliz, pastor Daniel eu e minha esposa querenos agradecer de coração por tudo qeu tem feito pelo meu filho, que DEUS possa abençoar ao senhor sua família e seu ministério, fiquem todos com a graça de DEUS, que o meu filho Andersson luiz e sua esposa Candida sejam felizes nos caminhos do senhor, é o que deseja seu pai e mãe, Jorge Luiz Ouro Peto e Inês Rocil Ouro Preto, de Curitiba Paraná Brasil.

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.