Sugestoes

Nao deixe de ler: Por cada 100 casamento, ha 70 divorcios &&&&& Epistolaonline deseja a todos Feliz Natal &&&&& Nao temas, estou contigo &&&&&

Tuesday, June 30, 2009

Cabo-verdiano eleito para mais alto cargo da Igreja Nazarena a nível mundial

O cabo-verdiano Eugénio Duarte, que desempenhava as funções de Director Regional para Africa da Igreja Nazarena, foi eleito hoje, em Orlando, Estados Unidos da América, como Superintendente Geral da referida igreja.

Este é um momento considerado "histórico" para a Igreja, sendo que é a primeira nomeação de um não americano para o mais alto cargo dos nazarenos a nível mundial, em mais de 100 anos de história da organização.

Milhares de nazarenos de todo o mundo estão reunidos na cidade americana de Orlando, Flórida, na Assembleia Geral daquela denominação. Durante 10 dias discutem os assuntos mais importantes da organização e elegem três dos seis membros da Junta Mundial, que rege a igreja. Hoje, na sétima volta das eleições, o cabo-verdiano Eugénio Duarte surpreendeu ao ser o mais votado, facto que foi considerado histórico pelo site da Igreja do Nazareno que, também, transmitiu a votação ao vivo.

No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.

Quem é Eugénio Rosa Duarte?

Eugénio Duarte é natural da ilha da Brava, depois de ter sido secretário municipal na ilha do Maio e de ter negado uma bolsa de estudos para a ex-União Soviética, entrou em 1975 para o Seminário Nazareno, em S.Vicente. Após a sua formação teológico, trabalhou em Porto Novo, S.Vicente, onde também dirigiu a Editora Nazarena, e, nos anos 80, foi eleito Superintendente de Cabo Verde, ou seja o líder máximo da denominação no país.

Pouco tempo depois, Eugénio Duarte foi escolhido para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e Guiné-Equatorial. A 23 de Novembro de 2005, Duarte foi eleito Director Regional para África, sendo o primeiro africano a dirigir a denominação a nível continental.

No final da manhã, milhares de delegados ovacionaram Duarte de pé no Centro de Convenções de Orlando, onde aconteceu a eleição. Numa breve alocução em inglês e português, aquele líder limitou-se a dizer que está apenas servindo, antes de agradecer a todos que confiaram nele.

Eugénio Duarte é casado com Maria Teresa Duarte, pai de três filhos e ainda tem dois netos. Actualmente reside em Joanesburgo, África do sul, mas deve mudar-se em breve para Kansas City, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.

Fonte: Expresso das Ilhas

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...