Monday, August 31, 2009

Irmãs Lima

As quatro irmãs, todas Lima antes de se casarem, em 1975, em plena flor de idade.
São elas de esquerda para direita: Eunice Lima, Filomena Lima, Ester Lima e Laidinha Lima.
Deus abençoe este quarteto.

Transferências de Pastores – quadro completo

Depois de muito suspense, eis agora o quadro definitivo de transferências deste ano, com algumas surpresas.
Daniel Ferreira vai para Ribeira Brava – São Nicolau para substituir a Solange que recebeu guia de marcha para Achada Grande Trás, aqui na cidade da Praia. Gilson Costa, saído este ano do Seminário vai para Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão. João Gamboa, também estreante, vai para Paul substituir o Idrissa que já está na Cidade Velha, no lugar de António Gonçalves. Este último vai ficar com Evangelismo e Filme Jesus. Antero Daniel Fontes, vindo de Dakar, vai para São Filipe – Fogo, chamado pela Junta local para o lugar de Gastão que será adjunto de David Araújo em Achada Santo António. Leniza Monteiro Soares, filha da D. Filomena Monteiro foi colocada na ilha do Maio, como segunda pastora na ilha.
A temporada de transferências, segundo parece, já está encerrada para este ano.
Para o próximo há mais, com certeza.

D. Teresa Sofia deu à luz



A nossa irmã D. Teresa Sofia, esposa do Rev. Fernando Sousa acaba de ser mãe pela segunda vez. O irmão de Pedro deu o primeiro grito neste mundo por volta das 16 horas de hoje, 31, exactamente no dia que os médicos marcaram. Ele nasceu na hora marcada.

O mais novo aluno da Escola Dominical de Betel, como dizia o pai no seu último relatório à assembleia, chama-se Hugo, em homenagem ao avô da Tizuca.

A mãe e o bébé passam bem depois de um parto suave e tranquilo.

Deus abençoe a família Sousa e o seu mais novo membro – Hugo.

Sunday, August 30, 2009

Assembleia Distrital em diferido

No link: http://www.justin.tv/assembleia/all vai poder ver em diferido todos os momentos da 56ª Assembleia Distrital. Vale a pena.

Caiu o pano sobre a 56ª Assembleia Distrital

Hoje, dia 30 de Agosto, marcou o fim de uma semana de muita comunhão e camaradagem. O último culto aconteceu esta noite com a igreja da Praia a registar mais uma daquelas enchentes à semelhança de todos os outros dias de assembleia.

Temos muitas novidades de Assembleia para contar. Desde de transferências de pastores, alvos traçados, novidades para São Francisco, entre outras. Precisaremos de um tempinho para dar um fôlego, depois e com calma, contaremos tudo a propósito da Assembleia que hoje terminou.

Pelas informações chegadas, a transmissão ao vivo foi um sucesso.

Temos muito para contar.

Depois.

Tuesday, August 25, 2009

Dr. Chambo é o novo Director Regional para Africa (Clique aqui)


O nome do Dr. Filimao Chambo acaba de ser ratificado pela Junta de Superintendentes Gerais como novo Director Regional para África. Ele substitui o cabo-verdiano Dr. Eugénio Rosa Duarte eleito Superintendente.

De recordar que Dr. Chambo, 37 anos de idade, é natural de Maputo - Moçambique e era coordenador de Educação para África.

Para mais informações em inglês, queira clicar no título

Programa da Assembleia Distrital

Jovens de New Life Worship Center - Ministério V.I.D.A. - agradecem

Queremos agradecer todas as Igrejas, os jovens do MPC, no nosso chover, Radio, TCV (Televisão de Cabo Verde) por terem feito o vosso melhor para que a nossa missão fosse cumprida. As nossas vidas foram tocadas pelo, amor, carinho e a vossa simplicidade, e oportunidade de conhecer de perto muitos jovens, crianças e famílias caboverdianas. Temos uma nova perspectiva e apreciação das coisas com as quais somos abençoados todos os dias aqui na América.

Que Deus vos abençoe sempre e esperamos voltar algum dia se Deus quiser.

Jovens de New Life Worship Center

Estados Unidos

Ministério V.I.D.A.

Toto Tavares, Higino Pina e directores

Monday, August 24, 2009

Encontro de pastores

A anteceder a Assembleia Distrital, todos os pastores estarão, hoje, 24, pelas 15 horas, reunidos na igreja da Praia com o Sr. Superintendente do Distrito para juntos afinarem as agulhas.
De recordar que em virtude da não chegada atempada do Dr. Philips para o anunciado workshop, algumas reuniões estão a ser feitas antecipadamente para aliviar a agenda da Assembleia. Todos os pastores chegaram cedo para participar no workshop, entretanto, desmarcado. A não chegada do Dr. Oliver Philips se deve ao mau tempo que o impediu de voar de Kansas para Boston e depois para Cabo Verde. Ele deve chegar nesta quarta na companhia do Dr. Jorge de Barros.

5 Campistas baptizados

A praia de São Francisco registou ontem domingo, 23, uma grande enchente resultante da boa estrada inaugurada a bem pouco tempo. A tarde ficou muito mais colorida quando cinco dos trezentos e tal jovens campistas foram baptizados numa nesga de praia, de tanto foi a adesão.
Este acto, qual cereja em cima do bolo, arribou ainda mais a cotação do acampamento deste ano. Já havíamos dito que em São Francisco, o acampamento é outra coisa. Ficou claro para todos que este acampamento teve o mérito de recolocar o nosso Vale de São Francisco no mapa nazareno.
Que mais almas venham a ser baptizados em São Francisco para Glória de Deus.

O acampamento acaba hoje

Os jovens já começaram a deixar São Francisco, depois de uma semana acampados. É o término do acampamento deste ano.
Para um relato completo, pedimos uma crónica aos responsáveis que terão indicado uma campista para tal. Quando chegar, será publicada neste espaço.
Só para dar um cheirinho, dizemos que foi um grande sucesso.
Tanto é que os jovens pediram bis para o ano que vem.

Sunday, August 23, 2009

Funeral na Igreja do Nazareno da Praia


Hoje, domingo, por volta das 16:30, a esposa do Dr. Raul Querido Varela que faleceu ontem foi a enterrar no cemitério da várzea. O funeral foi dirigido pelo Rev. Armando de Sá Nogueira apartir da igreja da Praia.
À família enlutada, as nossas mais sentidas condolências.

Romagem a São Francisco (Clique aqui)


O Vale de São Francisco tem tido muita movimentação desde da semana passada. A tarde de hoje, dia 23, está marcada para ser uma daquelas à antiga. O anúncio feito no culto conjunto com todas as igrejas da cintura urbana da Praia, na Praia, esta manhã, é que todos os nazarenos devem rumar esta tarde para o nosso “Chão Sagrado” para uma romagem de saudade, fraternidade e oração. Uma espécie de “tomada de posse” do nosso Vale.

O que muitos não vão gostar de ver, mas que não tem como esconder, é que São Francisco está ao Deus dará. As casas, agora apenas escombros, habitados por porcos pertencentes aos guardas, não vão ser o melhor cartão de visitas para os ilustres visitantes da tarde. Urge que medidas e ordem de quem de direito sejam tomadas. A degradação natural não justifica que, mesmo tratando-se apenas de escombros, sejam estes transformados em pocilgas. Não e não. Porcos não. Temos algumas fotos publicadas que, clicando no título, mostrarão em imagens o seu verdadeiro estado.

São Francisco pelo que já foi, pelo que é e por tudo que será, não pode servir de pocilgas. Este Vale é propriedade de todos os nazarenos. Felizmente, houve quem teve a feliz ideia de mandar demarcar a área com a inscrição: Propriedade Privada – Igreja do Nazareno. Nem precisava, mas para que não haja dúvidas, fez-se bem. Se esteve à venda, já não está e nem estará. É propriedade de todos os nazarenos.

Uma palavra de apreço ao irmão Sr. Mário Lopes que, de uns anos a esta parte, por ter lá uma casa pré-fabricada que ainda lá está, tem cuidado muito bem da área.

Sabemos que existe um projecto ambicioso para São Francisco. Que existe, o tal projecto, já sabemos. Agora o que é necessario é que seja disengavetado. A esse respeito, soubemos de fontes seguras que o bendito projecto inclui toda a área. É bom que seja assim. Porque vender, mesmo que seja alguma parcela, tentação pode não faltar, mas nunca. Vender never. Nem a Pedro, nem a Paulo, nem a Paulino. São Francisco é nosso e vai continuar a ser. Deu para entender? Ponto final.


PS: Para ver fotos, favor clicar no título

Saturday, August 22, 2009

Perguntas & Respostas

Quais as características fundamentais de um líder dentro dos padrões bíblicos?

PS: Para abrir, basta clicar no link

O anonimato da liderança (Clique aqui)

O anonimato é desprestigioso e o é ainda mais quando acontece no exercício da liderança. Nenhum líder deseja liderar sem a glória do reconhecimento. Todavia, os líderes que gostam dos holofotes estão comumente aquém do que se dizem fazer, e muitos não conseguem vencer a tentação de ser relevante, evidenciando o seu eu muito mais do que suas próprias ações e, por isto, fracassam antes do tempo.
O líder que foge do anonimato por iniciativa própria revela um sério desvio ético em sua conduta e costuma trair a si mesmo por não ser fiel ao exercício da sua própria liderança. Quando o líder imagina que ele é maior do que o que ele faz, é porque o que ele faz não é forte o suficiente para ser notado. Daí a necessidade de propagandas, programas e mídia, pois “se o que eu faço não é bom o suficiente para que a minha liderança seja percebida, preciso de um marketing pessoal para aparecer”. Tudo isto porque ninguém gosta do anonimato. E ninguém gosta do anonimato exatamente porque lá o que se faz não se divulga, é anônimo!
O anonimato é para quem ama o que faz e o faz sem barganhas. Faz porque compreende a sua missão neste mundo. Faz na sombra porque sabe que os aplausos não são a consequência do seu feito. Faz sem holofotes porque as luzes não são a sua glória. Faz sem estruturas, medo, políticas, sem trocas, faz até mesmo sem nada porque quem faz no anonimato faz sem adereços e faz em qualquer lugar.
De fato, o anonimato não é para qualquer um. No entanto, a liderança extravagante serve para muitos, e muitos que dificilmente irão entender que a verdadeira liderança não tem nada a ver com exposição na mídia ou espaços conquistados, e muito menos com projetos inacabados.

Por, Ivan Cordeiro

Fonte: Instituto JETRO

PS: Para ler todo o artigo, favor clicar no titulo

Inauguraçao do Templo na Vila de Igreja – Mosteiros


Esta é a foto da inauguração do templo da igreja do nazareno na Vila de Igreja, em Mosteiro, Fogo. Esta cerimónia aconteceu há 51 anos, precisamente, no dia 9 de Maio de 1958.
A propósito de Mosteiro, Rev. António Leite escreve o seguinte: “A jornada Mosteiros – São Filipe era feita a cavalo em uma velha montada pertencente à Missão que, num andar muito lento, durava cerca de 12 horas.”
Centenas de pessoas assistiram o acto.
Este é mais um capítulo da nossa rica história.

Thursday, August 20, 2009

Escola Dominical nos Arredores


Esta é uma foto da Escola Dominical nos arredores de uma classe que funcionava em Cruz João Évora – Mindelo sob a responsabilidade dos seminaristas Socorro Fontes e José Heleno. Longe vai o tempo em que, aos domingos à tarde, um grupo de nazarenos saíam a pé, com acordeão às costas, para a Escola Dominical nos Arredores.

Quem não se lembra do grupo de Achada que ia a São Martinho a pé, para Escola Dominical nos arredores? Do BEST referida há uma semana pelo Rev. Adérito Ferreira?

Hoje estamos melhores do que ontem. Não há duvidas. Entretanto, devemos ter todo o cuidado para não enterrar o que de bom havia na igreja de ontem. O legado que recebemos não pode ser enterrado. Referimos concretamente à Escola Dominical nos arredores. O que passou a ser feito no lugar e no horário da Escola Dominical nos arredores? E, nesta ordem de ideias, não podemos deixar de invocar o nosso hinário “Louvor e Adoração”. Os nossos jovens não conhecem o nosso hinario e os nossos hinos. Como vão conhecê-los se tão poucas vezes um é entoado nos cultos devocionais? O que sempre foi nosso deve continuar a sê-lo. Este ponto é inegociável.

A preocupação não é tanta pela ausência de hinos, mas mais pelos coros que vieram a substituí-los. A letra de alguns é um autêntico atentado à doutrina de Santidade que pregamos e à própria Bíblia. Devemos estar sempre atentos para não permitir que heresias passem para o nosso povo embrulhadas em uma bela melodia. Ouvimos algumas afirmações de alguns púlpitos que nos deixam boquiabertos. Coisas que estão a entrar de forma sorrateira e a fazer escola. Muito lixo mascarado de literatura e musica. Este é um assunto melindroso e bastante impopular mas não podemos deixar de falar a verdade. É nossa responsabilidade ensinar a sã doutrina ao povo. Será que estamos a fazê-lo?

Wednesday, August 19, 2009

Diário do acampamento 2009


Hoje, dia 19, é o terceiro dia do acampamento de jovens que decorre em São Francisco. Perto de 300 jovens estão acampados no espaço King Fish, pertencente ao BCN (Banco Caboverdiano de Negócios) contíguo à nossa propriedade. O que ouvimos hoje, é que estão muito bem instalados e todos são unânimes em dizer que está tudo a mil maravilhas. De resto, podem confirmar, vendo as fotos no album já publicado.

Tuesday, August 18, 2009

Importantes Resoluções da 27ª Assembleia Geral (Clique aqui)


Já estão devidamente publicadas as emendas ao Manual na página oficial da Igreja do Nazareno Internacional. Algumas mudanças foram de fundo, nomeadamente, no tocante a Eleição do Superintendente Distrital, Re-eleição do Superintendente Distrital, Administração Distrital, Deveres da Junta Distrital de Propriedades, entre outras.

Estas emendas estão publicadas em English | français | 한국어 | português | español

Queremos também disponibilizar aos nossos leitores um Exemplar online do Manual no seguinte link: aqui

Para tomar conhecimento de todas essas alterações ao nosso Manual, que já são vinculativas por estarem publicadas, queira clicar no título.

O apelo é que todos conheçam essas importantes alterações no Manual.

Rev. Fortunato Lima com novo look


Ao procedermos às actualizações regulares, encontramos a foto com novo look do nosso mui amado irmão, Rev. Fortunato Lima.

Deus abençoe este seu servo.

Conheça a biografia do saudoso Rev. Francisco Xavier Ferreira


Através do link: http://www.dacb.org/portuguese/pstories/caboverde/p-ferreira_francisco.html vai conhecer melhor o homem que, desde muito cedo, pegou no jovem Eugénio que hoje é Superintendente Geral.

Confirma-se a máxima segundo a qual grandes lideres produzem grandes lideres.

É só clicar e ver.

Monday, August 17, 2009

O acampamento começa


Hoje, dia 17, é o pontapé de saída no acampamento deste ano, que, como já se sabe, vai até o próximo dia 24. O palco escolhido é São Francisco.

Depois de 17 anos, eis que o acampamento volta ao seu habitat natural. Perto de 300 jovens oriundos de todas as ilhas já estão na Praia, prontos a deslizar no alcatrão da moderna estrada de acesso ao nosso Vale.

Acampamento em São Francisco é outra coisa.

Saturday, August 15, 2009

Orfeão de Juniores de Nova Sintra – 1974

Mais uma vez, à semelhança do que temos estado a fazer, fomos vasculhar os arquivos e, desta vez, encontramos a foto do orfeão de juniores que cantou e encantou a quantos frequentavam a Igreja do Nazareno de Nova Sintra na década de setenta.
Este é apenas mais um capítulo da nossa rica historia.

Mais um livro do Rev. António Leite


Independência e Liberdade é o mais recente livro publicado pelo nosso amado irmão Rev. António Leite. Ele teve o seu baptismo como escritor quando deu à estampa o Encontros Memoráveis que já vai na sua segunda edição.

Depois de ter servido vários anos como pastor, nomeadamente em Cabo Verde, Brasil e EUA, dedica-se agora a escrever e a aconselhar.

Outro título pode estar a caminho, e, quando tiver chegado a EPISTOLAONLINE, como sempre, vai mostrar.

I Entrevista do Dr. Duarte a um órgão de comunicação caboverdiana (Clique aqui)


O jornal A Nação acaba de publicar na sua página online uma entrevista com o nosso Superintendente Geral Dr. Eugenio Rosa Duarte.
Pela importância da mesma, repassamo-la aos nossos leitores.
Para lê-la na totalidade, favor clicar no título.

Friday, August 14, 2009

Carla e Nataniel embarcam para os EUA

Os nossos irmãos D. Carla e Rev. Nataniel saem hoje, dia 13, para os EUA, depois de no passado dia 25 de Julho terem jurado diante de Deus e dos homens amor, até que a morte os separe. De lá para, os irmãos Duarte estiveram em lua-de-mel, a passear e a fazer planos.

Hoje, por volta das 10.45 pm (hora dos EUA) quando o aparelho dos TACV aterrar no aeroporto de Boston, o nobel casal vai encontrar um grupo grande de irmãos e amigos para as boas vindas. Poderá estar na forja mais surpresas ainda.

Do casal Duarte, temos mais noticias que serão postadas na próxima segunda-feira.

Até lá.

Lilian Lima Regressa aos EUA


Depois umas semanas entre Praia e São Vicente a matar saudades, eis que regressa hoje, dia 13, aos States, a nossa querida irmã Lilian. Ela reside actualmente nos EUA, mas, como boa sanvicentina, não poderia esquecer de Laginha, Praça Nova, avenida Marginal e toda a sua amizade deixada para trás quando emigrou para o fogo, depois para os EUA.
Ela gostou de cá ter vindo e promete regressar no próximo ano, se Deus quiser.
Lilian, continue sempre assim.
Boa viagem.

Na estrada dos Lajedos


Quando o carro parou, pedi uma boleia, mas o condutor exigiu-me um papel. Eu não tinha esse tal papel autorizando-me a passagem! Não interessa a boa sorte dos outros… indocumentados. Coloquei o acordeão nas costas, tomei a mochila e encetei o caminho para casa.

A noite começara a cair.

Depois de andar um bocado, passei por uma casinha junto da qual vi uma família assentada. O pai, vendo-me, perguntou logo:

- Sr. Eudo, vai a pé? Ó homem!... gostaria de o acompanhar, mas tenho uma filhinha doente…

E imediatamente recordei-me de que há neste mundo tanta gente com bons desejos, mas incapaz de os realizar em face dos seus problemas. “Senhor, deixa-me primeiro que vá enterrar o meu pai”, disse alguém a Jesus. Continuei a andar.

A noite desceu, com o seu manto. Algumas estrelas no céu; nenhuns pardais, que voassem à frente; o ar parado. Não, não havia árvores que batessem as palmas, aos “formosos pés que anunciam o Evangelho”. Somente o bater do meu coração e o som cavo dos meus passos.

Durante algum tempo lá fui, procurando firmar os meus no caminho, ate ver ao longe uma luzinha. Há muito que esperava vê-la. Era a luz do guarda da Brigada. “Guarda, que houve de noite? Guarda, que houve de noite?” – E disse o guarda: “Vem a manhã, e também a noite…” (Isaías 21:11,12). Que grande consolo ver a luzinha! Paulo não se esquecia das luzes que Deus pusera no seu caminho: a família de Estefanas, Fortunato, Rufo, Tercio, Epafrodito, etc. – pequenas e consoladoras luzes que tornaram muitas vezes o seu caminho mais suave.

Continuei a andar. Leitor amigo, não sei se já andaste alguma vez sozinho em noite escura. Tu e Deus. Algumas vezes é terrível! Tu e Deus! Pensei em Jacob. Mas foi-me agradável verificar que podia orar, andando pelo caminho. Lembrei-me de Abraão, quando levantava meus olhos para as estrelas; de Jesus, quando procurava ver onde punha os pés; dos irmãos de Mindelo, quando via a luz da cidade ao longe.

A estrada Porto-Lagedos já tem uma parte calcetada. Ao entrar nela sabia que estava mais próximo do meu alvo. À medida que nos aproximarmos do Céu, o percurso se faz mais suave. A vida cristã é como um rio. Ao encetarmo-la, os obstáculos, as provas, procuram dificultar a viagem; mas, com o andar dos tempos, em boa comunhão com Deus, muitas destas dificuldades e provas desaparecem, e o próprio Satanás (o Leão), compenetrando-se de que “com aquele nada há já a fazer”, volta-se para as novas presas mais fáceis.

Levei algum tempo a percorrer o caminho calcetado: mais do eu supunha. Assim também é a vida. Muitos querem chegar ao Céu e descansar, mas a vida se prolonga mais um bocado, porque “quem conheceu a morte do Senhor?”

Sabia que, mais à frente, havia o cemitério. Para alguns tal facto constituía uma experiencia desagradável. Pensei: aqui é o lugar dos mortos, quantos estarão mortos no Senhor? Com tanta idolatria e corrupção, quantos?!... Uma estrada… duas saídas… Céu ou inferno? Graças a Deus por Jesus Cristo! Até à idade dos 22 anos o medo mandava em mim, e ali estava eu a passar pelo cemitério à noite!

Um bocado além deparei com outra casinha sem porta nem janela e sem tecto: uma desolação! Quantos morrem para ficar, para lá do cemitério, na Terra da desolação – nas trevas!

Finalmente, a luz da Fabrica! Vozes! Mais luzes! Mais gente! O caminho terminara! O Lar, enfim! Os amados! As dores passadas, esquecidas! Para lá do cemitério, - o caminho longo e áspero, a dureza do pecado, a injustiça dos homens, a solidão, a canseira! Para cá, - a luz, o lar, a alegria, o descanso!

Quando passei pela Brava, a irmã Lota cantou para mim:

Para casa vou (bis)

Jamais morrer (bis)

Pois, deixa quem quer procurar

Morar aqui neste mundo vão!

No Céu terei um bom lugar,

Se limpo for o seu coração.

Enquanto peregrino for,

Sujeito a grande aflição,

Igual ao pobre Lazaro,

Irei ao seio de Abraão.


E eu completei:


Todos os amados encontrar-se-ão

Lá no lindo céu um dia;

Alegria santa sempre ali terão

Onde tudo é muito feliz


Por, Eudo Tavares de Almeida

Fonte: Epístola Vol. 9, Nº 10, Outubro/1964, Pag. 148-151

Nuno pede a mão de Monique em casamento


Nuno, cheio de fôlego e muita coragem, em pleno altar, pediu a mão de Monique em casamento.
O pedido sui generis aconteceu na igreja Nova Aliança, em Brockton, onde ambos são membros, no passado dia 19 de Julho. Foi no culto Devocional, quando o Nuno antecipadamente terá pedido ao pastor um tempo no meio do culto para, supostamente, ele e a Monique fazerem um anúncio da JNI, já que ela é a presidente e ele vice. Quando chegou a hora, o Nuno mandou exibir na tela gigante umas fotos, retratando a vida da Monique desde a tenra idade. Logo depois da última foto, fez aparecer na tela o seguinte letreiro em inglês: “Queres casar comigo?” De seguida, ajoelhou-se oferecendo um anel ao que ela aceitou debaixo de palmas e abraços.
A Monique não conseguiu segurar as lágrimas. Também, depois de tanto romantismo, quem seguraria?
Não é à toa que a Bíblia afirma que a bênção de Deus sobre o homem fiel estende-se para toda a sua linhagem. Nuno é neto da D. Maria Santos, serva fiel há largos anos. Monique é neta do Sr. Jose Germano, homem que foi fiel até a morte.
Nuno e Monique estão predestinados a serem felizes para sempre. A única exigência é que nunca esqueçam a fé dos seus avôs.
Se o pedido foi romântico, imaginem o casamento.
Deus é convosco.

Thursday, August 13, 2009

Temos dado bom fruto

Santiago teve uma BEST (Brigada de Evangelização de S. Tiago), com base na cidade da Praia, sob a sábia liderança do Rev. Ernest Arthur David Eades.

Várias gerações participaram nesse trabalho de desbravar o “campo” santiaguense, fazendo uma boa sementeira, hoje com frutos, viajando a bordo do saudoso LandRover, CVS – 936!

É de justiça uma palavra de gratidão à visão e coragem do Rev. Eades e seus colaboradores, e á base de operação – a Igreja da Praia.

Sem pretensão de alguma índole a não ser glória de Deus e desafiar nosso povo nestes dias, ou ainda lembrar aos mais jovens de idade e na fé, que a Igreja da Praia ao longo desses seus quase 70 anos de caminhada, ajudou a “plantar” as igrejas de ASA, A. Fazenda, Pedra Badejo, Calheta, Tarrafal de ST., S. Domingos, Várzea, Lém Ferreira…

No cumprimento da Grande Comissão e dos ensinamentos e práticas do livro dos Actos, a igreja precisa fazer muito mais. Estamos aquém do alvo!

No último retiro pastoral inventariamos na grande Praia, 48 novos possíveis pontos de pregação e futuras congregações. Nós, enquanto uma das igrejas da cintura urbana da capital, assumimos nove igrejas organizadas até 2010/11!

Estamos motivados em ver Achada S. Filipe, S. Martinho Pequeno, Achada Grande Trás e Achada Mato fazendo parte, ainda antes do término de 2009, da visão assumida de uma Igreja Multicongregacional (Manual 100…)

Tenho estado a orar/jejuar e pensar, se não seria outra vez a hora de termos uma nova BEST, preparada para o século XXI, com novas ferramentas, visão, novos obreiros, mas, agora a cobrir geograficamente desde Porto Mosquito a Tarrafal de Santiago!

Meu colega e irmão, separe um tempinho e pense com carinho neste caso, pois o tempo urge e há contas a prestar!

Da minha parte e da igreja da Praia há total disponibilidade. Mãos à Obra!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -
Fonte: Blog do Rev. Aderito Ferreira

Quem é o chefe?

Celebramos a 31 de Outubro, dia da Reforma, aqueles que desafiaram a tirania religiosa com o risco – e, por vezes, à custa – de seus bens e vidas.

A Reforma revela uma crise de autoridade. A maioria dos conflitos dá-se no seio da igreja. Na base da questão estava uma pergunta: “Quem é o chefe?” Em certo sentido, todos os envolvidos no assunto concordam que Cristo governa a igreja. Ele é sua cabeça. Por isso, a pergunta mais precisa seria: “Como está Cristo na chefia?” Como exerce Ele a Sua autoridade?

Nos primórdios do cristianismo não havia contendas sobre este assunto. Cristo governava a igreja por intermédio dos seus apóstolos. Com o desaparecimento destes, a questão tornou-se mais aguda. No tempo de Martinho Lutero, foram dadas à pergunta anterior duas respostas conflituosas: As Sagradas Escrituras e a hierarquia da igreja. A tradição católica optou por localizar a autoridade da igreja no papa, tido como o sucessor de Pedro para o bispado de Roma e vigário de Cristo na terra.

Os reformadores negaram tal posição. A igreja, incluindo o papado, não podia exercer legalmente a autoridade sobre nem mesmo com as Sagradas Escrituras. A igreja, suas funções, doutrinas e práticas estavam sob as Sagradas Escrituras. Estas eram o depósito da fé e testemunho apostólicos. Cristo falava à igreja através da Bíblia.

Certamente, as Sagradas Escrituras tinham de ser interpretadas, atribuição do ministério docente da igreja. Mas conferir infabilidade às decisões desse magistério era colocar a palavra de Cristo sob o juízo de Cristo. A palavra dos homens é que devem ser postas sob o juízo de Cristo.

Por isso, entrou-se numa luta feroz e sangrenta. Para os defensores da Reforma, a resposta era firme. Cristo exerce a Sua autoridade suprema através das Sagradas Escrituras. A Palavra de Deus é livre, mas a igreja acha-se ligada a Cristo como seu Senhor e às Sagradas Escrituras como o instrumento do Seu domínio.

Infalível é a Sagrada Escritura, não a igreja. Isto mantém as portas abertas para reformas, sempre que as doutrinas e as praticas se mostrarem incongruentes com a Bíblia, a Palavra de Deus.

W. E. McCUMBER

Fonte: Caminho da Verdade, Vol. XVI, D89, Nº61, Pag. 95

Wednesday, August 12, 2009

Simone vai estudar nos EUA


A nossa querida Simone já está nos EUA. A viagem foi ontem, dia 11, e, segundo fontes familiares, ela chegou fine.

Os jovens da Praia, Palmarejo, MPC e colegas do Liceu preparam uma boa despedida para ela. O bolo de despedida foi cortado em sua casa com muitas lágrimas de saudades antecipadas, à mistura, e com os jovens de Palmarejo a cantar Deus ta bá ku bo.

No passado domingo, de manhã, dia 9, a igreja da Praia orou com ela.

Ela vai cursar gestão em Hiram College, no Estado de Ohio – EUA.

À nossa futura Doutora Simone desejamos bons estudos e que a protecção do Alto esteja sempre sobre ela.

Queremos estar também na festa da graduação. Até lá.

Acampamento 2009 - começou a jornada


Começou já a jornada para o encontro nacional de jovens nazarenos. Vindos de todas as ribeiras e cidades, cutelos e aldeias, vales e praias do arquipélago, reunir-se-ão no Vale de São Fransisco de 17 a 24 deste mês para celebrar a vida, aprender mais e encher-se para mais um ano de batalhas. O que realmente me levou a escrever este artigo é o facto de um grupo de jovens de São Vicente, Monte Sossego mais precisamente terem começado a sua viagem na 2ª feira ou seja, uma semana antes do acampemento. Encontrei-me com um grupo na Praça da Preguiça, nos Espargos. Foi uma alegria ver o Victor, a Leila, o Jandir e mais alguns irmãos que aproveitaram a saida do "Praia d'Aguada" e embarcaram desta aventura maritima que ainda passou pelo Sal antes de rumar para Praia. Estavam cansados mas felizes. Quando nos vimos à tarde já tinham andado a ilha toda. "Nunca um passá fome assim, man", disse o Victor. Mas nós já temos experiência de sobra com essas viagem de barco. Apenas ri, lembrando-me das nossas inúmeras viagens à Praia. Passei alguma fome também, noites frias nos cais da Praia e do Sal, estivemos prontos para dormir no pátio do templo em Palmeira... enfim, essas aventuras que adoçaram nossas vidas outrora.
Uma coisa é certa: hoje, graças a Deus podemos ir de avião ao acampamento mas, se fosse necessário sofreria tudo de novo porque vale qualquer sacrifício para estar lá. Deus abençoe o Acampamento 2009. "Nô ta na Obra"

Bill Levy

Obs: a imagem é o cartaz de publicidade do acampamento, exclusivo da JNI Sta Maria

Fonte: escravosdosenhor

Michael Jackson leu a Bíblia pouco antes de morrer, diz tablóide


O tabloíde inglês “DAILY MAIL” publicou neste domingo, 9 de agosto, os relatos das últimas horas de vida de Michael Jackson.
De acordo com a reportagem 12 horas antes de morrer, o cantor estava paranóico e muito agitado. As informações foram divulgadas por Ian Halperin, autor da biografia “Unmasked: The Final Years Of Michael Jackson”.
Segundo o escritor, Michael pediu para conversar com o pai, mas não teria sido atendido. Confuso o pop star cancelou compromissos, pediu remédios para dormir e permaneceu isolado em seu quarto.
Às 13:51, poucos minutos antes de morrer, Jackson estava sentado em sua cama chorando e lendo a Bíblia. Depois disso pediu para chamar o médico particular, Dr. Murray, para que ele aplicasse mais uma dose de medicamentos para que dormisse.
Michael foi para o quarto do médico onde veio a falecer minutos mais tarde. Segundo o jornal inglês, as últimas palavras de Michael ouvidas por um assessor foram: “Não se preocupe comigo. Eu vou dormir”.

O Verbo/NC

Tuesday, August 11, 2009

Casal Neves regressa aos EUA


O casal Neves (Sr. António e D. Ângela) regressa hoje, dia 11, aos EUA, depois de três semanas em Cabo Verde. Durante esta estada cá, o casal AA visitou as ilhas de Santiago, Fogo e São Vicente.

Também regressa hoje a Merca, o nosso irmão Dr. João Mateus Monteiro.

Porque sabemos que gostaram de mais uma vez ter estado cá, e falam bem de Cabo Verde e do seu povo lá na terra longe, intimamos aos três que não demorem para voltar.

Boa viagem e breve regresso.

Encorajadores


Um grupo de psicólogos quis medir a capacidade de resistência de pessoas à dor. Vários candidatos deviam descalçar e colocar os seus pés em baldes com gelo. Descobriram
no final um factor que levou bem poucos a suportar a experiencia por mais tempo. Qual era este factor? Foi o factor encorajamento. Aqueles que receberam incentivos e encorajamentos de pessoas próximas aguentaram um período maior.
O senso comum aceita que poucas coisas ajudam tanto uma pessoa, quanto o encorajamento. George M. Adams chamou-o: “oxigénio para a alma”, Jonh Von Goethe escreveu: “a correcção faz muito, mas o encorajamento após a censura é como o sol depois da tempestade”, e William Ward revelou seus sentimentos quando disse: Lisonjeie-me e não acreditarei. Critique-me e talvez não goste de ti. Ignore-me, e talvez não o perdoe. Encoraja-me, e nunca o esquecerei”.
Nos primeiros anos da minha carreira pastoral, enfrentando gigantes que a parca experiencia não poderia ultrapassar, minha mente ficava firme, estribada numa frase proferida pelo Rev. Roy M. Henck: “confiamos muito em ti e sabemos que vais fazer bem o trabalho de Deus”.
O termo encorajar traz o prefixo “en”, que contém a ideia de “colocar dentro”. Portanto encorajar é colocar dentro de alguém confiança, força interior, ânimo.
Abundam nas escrituras exemplos: Lembram-se como Jesus tratou a mulher de alabastro, a senhora apanhada em adultério, as crianças, os doentes, contrastando com a atitude hostil e áspera de alguns discípulos? Lembram-se de Neemias e o estado dos muros de Jerusalém, a amizade entre David e Jônatas, as cartas de Paulo e as intervenções poderosas de Barnabé, merecendo-lhe o título de discípulo de consolação?
Uma boa parte da personalidade humana ficou afectada pela queda de Adão e damos mais crédito ao negativo e ao mau, e movidos pelo desânimo, passamos a ser instrumentos de desânimo no seio do povo de Deus. Animemos o povo de Deus (I Tess. 5:11), os irmãos (I Tess. 4:18), os colegas e os líderes (I Tess. 5:12-13), sejamos construtores e edificadores.
Tinha problemas com a aprendizagem e perturbava a turma, levando a professora a descartar qualquer possibilidade de ele vir a ser alguém um dia. Tomou-o sua mãe, investiu de forma delicada e terna, encorajou-o e tempos depois o mundo teria o Thomas Edison, inventor com mais de 1000 descobertas patenteadas, e entre as quais a lâmpada eléctrica incandescente. Imagina até onde podem ir as pessoas quando são encorajadas.
Como é que as pessoas se sentem quando estão perto de ti? Pequenas e insignificantes ou acreditam em si mesmas e tem esperanças sobre o que poderão vir a ser?
As palavras geram vida ou morte.
Escolhamos como o salmista: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca”.

Por: David Araújo
IN ELO Nº 136 JULHO 2009

Cartas das Ilhas


“Alvos: ver uma igreja totalmente comprometida com Deus, vivendo a santidade”

Pastor Frederico Fortes.

Praia Branca – São Nicolau


“Estamos a crescer na força de Deus, realizamos três baptismos”.

Pastor Carlos Jorge

São Jorge – Fogo


“Ate aqui me ajudou o Senhor. Em nada tenho a minha vida por preciosa”

Pastor Elizeu Delgado

Ponta de Sol – Santo Antão


Fonte: IN ELO Nº 136 JULHO 2009


A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...