Friday, August 7, 2009

Honra, a quem honra


Nos anais da preciosa história da nossa denominação, ficará o mês de Julho do ano de 2009.
A eleição do presbítero Eugénio R. Duarte como 37º Superintendente Geral da Igreja do Nazareno, com uma expressiva votação, numa das secções plenárias da 27ª Assembleia-Geral, marcam o reconhecimento do ministério de um homem e de um povo que desde cedo abraçaram a Causa do Evangelho e dela fizeram a mensagem central pelos quatro cantos do mundo.
Dos inexpressivos 64 km2 da ilha Brava, Deus tem levantado notáveis servos que através de genuínas vidas de obediência têm exaltado o nome de Cristo e desta nação.
Nos primórdios do século, Deus levantaria João Jose Dias que recusando a luz da próspera América, retornaria à Brava numa aventura de fé, para compartilhar a Boa Nova da Salvação, fazendo jus ao pensamento do missionário David Elliot, morto na véspera de Natal, numa missão aos Incas no Perú “Não é louco aquele que dá o que não pode guardar para obter o que não pode perder”.
João Jose Dias liderou com sacrifícios, mas de forma exemplar os primeiros dias do seu povo no caminhar com Deus.
Um século depois, a igreja que nascera de forma tão humilde, dá à denominação o seu primeiro Superintendente Geral do campo missionário.
Duas vidas, dois percursos de obediência, que mudaram a historia e o destino do povo de Cabo Verde.
Eugénio R. Duarte chegou ao mais alto lugar da hierarquia nazarena, por ser um servo humilde e consagrado que nos anos do ministério em Cabo Verde e em todos os órgãos pelos quais passou, deixou uma mensagem de serenidade, confiança e espírito de equipa. O tivemos sempre a abençoar e a procurar caminhos pelos quais o rebanho devia seguir, exemplificando o Supremo Pastor do Salmo 23.
Ficou na mente do seu povo, o calibre de homem que, rejeitando na véspera de viagem uma oportunidade de formação universitária, decidiu como Moisés ficar com o seu povo, o povo de Deus, do que ter as vantagens do Egipto. E as promessas de Deus não caem em saco roto, para aquele que decidiu em primeiro plano cuidar das coisas de Deus. Deus tem cuidado do Rev. Duarte e do seu ministério. Cabo Verde está ao seu lado.

Por: David Araújo

Fonte: ELO Nº 135 JUHNO 2009

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.