Tuesday, August 11, 2009

Cabo Verde é anfitrião de Festival Internacional de Música Góspel


A terceira edição do Festival Internacional de Música Góspel já arrancou no país. A iniciativa é do Ministério V.I.D.A (Voz Informativa de Amor) encabeçado pelo cantor cabo-verdiano Totó Tavares. Além dele outros 22 integrantes, cabo-verdianos e norte-americanos, vieram dos Estados Unidos para realizar as actividades que começaram sábado (8) em São Domingos. Na próxima sexta-feira (14), as actividades continuam em Santa Cruz e no dia 15 é a vez de Tarrafal receber a festa que conta com actuação de mais de dez grupos e artistas individuais.

De acordo com Totó Tavares o Projecto da Voz Informativa do Amor começou a surgir em Cabo Verde em 2003 quando ele esteve no país, de férias. "Já como uma pessoa convertida, com Jesus no coração, percebi as necessidades do povo e em 2005 voltei conheci um pastor que já tinha começado um ministério de louvor e fizemos uma parceria. O projecto começou, na prática, em 2006 e este ano estamos aqui de novo".

Conforme explica Lesy, integrante do grupo, a ideia é passar mensagens bíblicas através da música de Cabo Verde. Eles cantam desde Funaná, Coladeira, Batuco e Rap. O pastor Marco Barros é um dos que canta rap e diz que uma das melhores reacções por que já passou foi quando ouviu alguns jovens dizendo "esse padre aqui é diferente". Para Marco a frase "mostra que jovens querem mensagens mas querem da maneira que eles entendem e relacionam com ela".

Higino que também faz parte do Ministério se considera um homem de Deus que está no projecto para espalhar o evangelho de Deus e também para tocar na parte social das comunidades por onde passam. "Damos um pouco de ânimo mostrando as pessoas que viver com Jesus é bom e que ele nos ajuda a superar todos os problemas". A parte social do Projecto prevê apoiar as comunidades carentes distribuindo materiais escolares, alimentos, roupas, calçados, já que conforme ele diz "Deus nos manda ajudar os nossos irmãos com necessidades". Os donativos são conseguidos através de actividades que são realizadas nos Estados Unidos em que os participantes fazem doações. Higino conta que este ano trouxeram 10 bidões e já estão a ser distribuídos. Alguns dos contemplados serão a Aldeia Infantil SOS, o Bairro do Brasil, na Cidade da Praia, o Conselho de São Domingos, Pedra Badejo, São Martinho. "Voz Informativa de Amor implica que demos informações sobre o amor de Deus e também implica acções e é aí que entra a parte social que fazemos", lembra.

Ainda nos E.U.A, o grupo tem um programa de rádio transmitido na língua cabo-verdiana com músicas de Cabo Verde, visando uma melhor transmissão das mensagens para o povo das ilhas. Isso porque o objectivo é mentalizar o cabo-verdiano que ele não precisa incorporar outra cultura/identidade para louvar a Deus. "Podemos louvá-lo dentro da nossa Morna, Coladeira, Funaná. Podemos fazê-lo dentro daquilo que Deus nos deu. Dentro da nossa cultura. "Se Deus quer sintonizar algum país no continente africano quer ouvir as Tamboradas, no sul da África ele quer ouvir Jazz, no Brasil Samba e quando sintonizar Cabo Verde ele quer ouvir Coladeira, por exemplo. Não precisamos copiar americanos ou brasileiros ou outro povo para louvarmos a Deus", acrescenta Totó.

O Ministério pretende criar bases em cada uma das ilhas. No próximo ano, a previsão é que o Festival seja realizado em São Vicente e Santo Antão, em 2011 será nas ilhas do Fogo e Brava e em seguida será a vez das outras ilhas.

Fonte: Expresso das Ilhas

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.