Monday, August 3, 2009

SOS – D. Zita (Clique aqui)


A D. Zita tem 69 anos e mora em Bela Vista há largos anos. Foi uma das primeiras a chegar ao local que, segundo ela, tinha apenas espinhos e muitas cabras soltas. Hoje a realidade é bem diferente. Encheu-se rapidamente de casas, (se é que o existe pode ser chamada de casa), cada uma à sua maneira. A electricidade é clandestina e as condições de vida são muito precárias.

Apesar das condições serem péssimas para todos, para uns, como D. Zita, a coisa é bem pior. Mesmo sendo uma das primeiras a chegar, nunca passou de barraca, a sua casinha que sonha ser de verdade um dia. Ela está a viver em condições inimagináveis, inaceitáveis e inacreditáveis. Como é possível, em pleno sec. XXI, num País de rendimento médio, encontrar pessoas a viver desta forma desumana. Embora na foto tirada hoje, dia 2 de Agosto, estamos a mostrar um sorriso aberto, por dentro, estamos partido.

Não é nossa intenção entrar em muitos detalhes para não invadir a privacidade dela. Queremos tão-somente denunciar este triste facto que vem angustiando o nosso dia-a-dia. A angústia é ainda maior, resultante da nossa impotência em poder fazer alguma coisa para reverter a situação desta pobre vivente.

Onde estão os membros dos Direitos Humanos deste País. Sim, porque este é um caso de direitos humanos.

Em plena época das chuvas, santo seja, não caia nenhuma chuvada com rajadas de vento, para não acontecer o que nem queremos pensar. Mas Jesus deve ser antes da queda.

A situação dela é preocupante e urge que medidas de quem de direito sejam tomadas, para que, depois, ninguém venha chorar sobre o leito derramado. Quem avisa amigo é.

Outra coisa: E nós, nazarenos, que tanto amor temos para dar, não é hora de começarmos a pensar em obras sociais consistentes, e lá onde, indiscutivelmente, precisa? Nós, os nazarenos, também temos a nossa culpa no cartório. Quanto estamos a gastar em obras sociais? Quantas casas de pobre já ajudamos a restaurar nesses últimos tempos? Quantas cestas básicas foram distribuídas aos que necessitam. E, finalmente, qual é o nosso orçamento para a obra social, se é que existe? Não é aceitável que situações dessas estejam a passar a metros de uma das igrejas do nazareno em Cabo Verde (o caso da D. Zita em Bela Vista - Praia). Passamos à porta dela várias vezes por semana só com a Bíblia na mão. Que evangelho é esse? Onde estão a toalha e a bacia tão bem ilustradas num quadro em quase todos os escritórios e residências pastorais em Cabo Verde? Pessoalmente, decidimos retirar este quadro da parede da nossa casa até que deixe de ser letra morta. É triste, muito triste conviver com situações dessas.

A D. Zita está no nosso caminho. Não há como fugir.

Sem mais delongas, por favor, ela precisa de ajuda material para dar um jeito na vida. Por ora, uns sacos de cimento ajudariam-na a assentar os blocos. Quem aparece?

Encarecidamente, ajudemos a D. Zita.


PS: Temos várias fotos que para vê-las, basta dar um duplo clique no título. Entretanto, avisamos que pessoas sensíveis não devem abrir o álbum. A razão é que as imagens são fortes.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.