Monday, April 5, 2010

193 pastores ordenados de uma só vez em Bangladesh

Vestida de branco imaculado, duas longas filas de homens e mulheres estavam no quintal empoeirado, debaixo do ardente sol de primavera em Bangladesh, esperando para fazer história.  
Ao compasso das primeiras notas musicais, os 193 candidatos à ordenação, incluindo 30 mulheres, desfilaram ao longo de uma tapete vermelho. Um grande salão foi o palco escolhido para esta grande celebração, por ocasião da 17ª assembleia distrital de Bangladesh. 
Esta ordenação marca duas etapas, não só para o distrito, mas também para o centenário da Igreja Internacional do Nazareno. Esta é a primeira vez, em 100 anos da igreja do nazareno, que se ordenaram mais pessoas. Outro facto histórico é o numero de mulheres ordenadas – um total de 30. 
Com uma electricidade igual ao que temos em Cabo Verde, parecido com pisca-pisca, a celebração que teve 4 horas de duração contou com uma assistência de mais 2000 pessoas. 
Para presidir a cerimonia, estiveram dois superintendentes gerais, Dr. Jesse C. Middendorf e Dr. Eugenio R. Duarte, coadjuvados por dois superintendentes gerais eméritos, Dra. Nina G. Gunter e Dr. James H. Diehl.  O superintendente distrital Sukamal Biswas disse que a igreja não é a mesma apartir daquela cerimonia.

Em 1996, existiam apenas 10 igrejas organizadas neste País. Em 2002, o numero foi multiplicado por 10 perfazendo um total de 100. Esse número aumentou para mais de 1.220 no final de 2009  
A ordenação de tantas mulheres têm um significado especial para a Igreja em Bangladesh: a denominação é a primeira no país a ordenar mulheres. A etapa irá encorajar mais mulheres a se envolver no ministério - isto numa sociedade onde as mulheres não são tradicionalmente permitida a altos patamares: disse Biswas. 
Para alem da ordenação, o distrito emitiu 695 licenças, por um ano, a leigos que pretendem atender uma chamada para pregar.  
"Nunca tinha experimentado nada parecido", disse Middendorf. "A contribuição do Dr. Eugénio Duarte, juntamente com o Dr. James eméritos Diehl Nina e Dr. Gunter, foi indispensável para a realização deste serviço de ordenação que vai ficar na história como sendo o maior jamais levado a cabo”.
De recordar que, devido ao grande crescimento, o único distrito até então existente em Bangladesh, foi dividido em três.



PS: Para mais detalhes, queira ler esta nota em inglês, no seguinte link: http://www.ncnnews.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?sid=10000008&id=10009106

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.