Tuesday, April 20, 2010

VIOLÊNCIA COMO CARACTERÍSTICA DO SER DO HOMEM


 A violência é sem dúvida, como afirmou Dadoun em seu livro A violencia, uma característica constitutiva do ser do homem e, normalmente, ela é percebida como resposta a outra violência. Qualquer aspecto da realidade humana está a ela associada. Mas é necessário entender o conceito em seu sentido próprio. Ou seja, relacionado com tudo aquilo que tem relação com força, potência, energia e poder.

Para quem acredita nos ensinamentos da Bíblia, por exemplo, a instauração da violência está no principio do mundo. Basta ler o livro de Gênese, e prestar atenção nas histórias sobre Adão e Eva, Torre de Babel, Caim e Abel, proibições e gestos demiúrgicos da criação. Mas, se preferir um exemplo do limite absoluto da violência na Bíblia, basta prosseguir com a leitura e prestar atenção na história de Jesus feito homem, morrendo crucificado. Ora, em atos violentos, a história da humanidade ocupa, também, um lugar de destaque. Não é difícil encontrar registros de guerras, ódio, mutilações, torturas, massacres, atentados, racismo, inveja, desprezo, trabalhos forçados e destruições programadas de coletividade inteira. LEIA +

Por: José João Neves Barbosa Vicente – josebvicente@bol.com.br
 Filósofo, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.