Thursday, April 29, 2010

Rev. David Araújo discursa no encerramento do Forum Nacional sobre violência

As recomendações saídas do fórum estão subdividas e agrupadas consoante a temática dos grupos de trabalho durante o Fórum sendo eles: A Educação, Família, Comunicação e Violência; as Politicas Sociais na Prevenção da Violência, o Planeamento Urbano e Violência e o Sistema de Justiça, Segurança Publica e Violência.
forum_consenso3
uma Cultura de Paz e Tolerância foi encerrado no fim da tarde do dia 28 de Abril, com inúmeras recomendações dos participantes, das quais se destacam a elaboração de um Plano Integrado de Combate à violência, a adopção de medidas legislativas relativas ao fenómeno, a criação de um Observatório Nacional de Criminalidade, bem como a continuidade ao trabalho de sensibilização da sociedade para a promoção de uma cultura de paz.



forum_consenso2







Em jeito de conclusão foi realçado que a caracterização da violência, natureza, mensuração e o modelo de abordagem da violência são fundamentais para o estabelecimento de um quadro de referência da problemática, algo que é essencial quando o seu combate exige a participação dos mais diversos quadrantes num trabalho articulado e consensual.


A responsabilidade é colectiva, de todos, juntos, poderes públicos, famílias, confissões religiosas, comunidades, instituições educativas públicas e privadas, ONG,s, a começar pelo individuo como cidadão e como tal incumbido de direitos, mas também, de deveres.
De referir que o encerramento do Fórum foi presidido pelo Presidente da República, Pedro Pires, que no seu discurso enfatizou que a responsabilidade sobre o fenómeno da delinquência e da pré-delinquência, na sua forma de prática delituosa, é de todos os cabo-verdianos.
forum_consenso4forum_consenso5





No encerramento esteve presente, igualmente, o Super-intendente da Igreja do Nazareno, Emanuel Araújo, que apelou o envolvimento de todos num grande "Pacto de Nação" para que a violência seja ganha, através de um "Djunta Mon".
(Veja na íntegra toda a conclusão_e_recomendação, emanadas no Fórum.

Fonte: site oficial do Governo - http://www.governo.cv/

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.