Monday, December 24, 2007

Mais que uma visita

18 de Outubro de 2007, seis horas da manhã. Acordo e vou para a varanda do hotel em que me encontro hospedado na cidade de Tiberias (em português Tiberíades), Israel.
Olho para a esquerda e tomo posição para fotografar um lindo nascer do sol, sob o Lago da Galiléia. A vista é fantástica: o sol começa a erguer, o lago é lindo e o mar aparentemente está tranquilo. No porto apenas alguns barcos que passam o dia levando turistas de um lado para o outro. Faço muitas fotos!
Duas horas mais tarde, estou num barco com mais 92 colegas. Procuro controlar a emoção de me encontrar num lugar com tanta história, faço muitas fotos, entrevisto algumas pessoas e me deleito na viagem. Vivo um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Sem, exagero!
Depois de chegar à outra margem, visito lugares que conheço apenas de nome há quase 40 anos. Mas agora, posso estar em Cafarnaum, ver a montanha onde Jesus proferiu o seu famoso sermão das bem-aventuranças, passo pelas ruinas da casa da sogra de Pedro, discípulo de Jesus, paro frente a um bote que os arqueólogos dizem ser do primeiro século, etc. Tenho tempo ainda para comer um saboroso peixe do próprio Lago da Galileia.
Durante a visita pensei muito no fato de Jesus ter gasto meses e talvez anos naquela região, longe, muito longe de Jerusalém. Ele ficou longe dos religiosos, dos que pensavam ser puros, que tinham a verdade, longe da hipocrisia, da mentira, da falta de compaixão, da ausência de amor.
Pelo contrário, Ele se preocupou com a tristeza dos que perdiam familiares, com os doentes que nunca poderiam ter acesso a um hospital, com aqueles que necessitavam de um abraço, de uma palavra de afcto, de carinho. Na realidade, Ele se preocupou com aqueles que não tinham vez, que nunca chegariam ao concilio, que nunca seriam ouvidos, que eram diariamente desprezados. E os amou!
Ele os amou tanto ao ponto de ter gasto horas ou dias entregando-lhes um "Manual de vida", que até hoje ninguém conseguiu escrever outro igual: o Sermão da Montanha. Dias depois, já em casa, depois de reler a palestra de Jesus, comentei com a Valéria : "quem entender e colocar em prática essas verdades, não necessita de mais nada".
A visita a Galileia foi muito mais do que isso. Foi uma lição de vida, uma lição de amor! Como as pessoas de hoje precisam de alguém como Jesus!

Por: Alvaro Ludgero Andrade

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.