Wednesday, December 26, 2007

Uma nódoa neste natal

Ouviu-se por todos os lados, principalmente na comunicação social, que o natal está a ser celebrado na serenidade. Tudo estava a correr muito bem. Mas no final da festa, quando muitos já estavam a dizer que este natal foi diferente dos que já passaram, porque não houve um incidente se quer, eis que a TCV entra em cena. A noticia que abriu o Jornal da Noite de ontem à noite, dia de natal, borrou toda a pintura. Sem querer entrar nos critérios jornalísticos (porque do assunto não entendemos nada) e na escolha da peça que deve abrir cada Jornal da Noite, perguntamos se os telespectadores ganharam alguma coisa com a notícia que abriu o Jornal de ontem. Devemos também dizer que na semana passada a TCV passou uma peça no Jornal da Noite sobre um suicídio e mostrou-se a imagem de um jovem pendurado a uma árvore.
Por ser dia de natal, porque não se abriu o bloco de noticias com um presépio, com o hino “Noite de Paz” no fundo. Podia-se, por exemplo, passar a imagem de uma família ceiando. Qualquer coisa positiva servia. Depois, podia-se passar a peça, do sucedido em São Filipe – Praia mas sem exibir a cara do senhor de idade para preservar a sua privacidade. Mas o primeiro que se mostrou, foi a cara do velho.
O incidente foi grave. Segundo a peça da TCV, três jovens terão entrado na casa de um velho que vive sozinho em Achada São Filipe e já no interior da casa, porque não encontraram dinheiro, resolveram violar o velho, morderam-lhe numa orelha e depois puseram fogo às poucas coisas que o velho tinha. Felizmente, a policia chegou e um dos jovens foi preso.
Inacreditável. Inaceitável. O que se fez ao velho é a todos os títulos repugnante. Depois destes jovens estarem presos certamente vão ter visitas do pessoal dos direitos humanos. Tudo certo. Só esperamos que estas mesmas pessoas dos direitos humanos já tenham visitado o pobre velho em Achada São Filipe. Ou será que direitos humanos são só para aqueles que não lembraram que os outros, principalmente os velhos, têm direitos também. Não vimos nenhuma peça noticiosa na TCV a mostrar os responsáveis dos direitos humanos a visitar o esgoto a céu aberto na Várzea.
Que a justiça tenha mão pesada para servir de exemplo.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.